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terça-feira, 9 de dezembro de 2025

O Estado Intermediário - Mundo Espiritual

É a fase de transição entre a morte física e a ressurreição. O corpo “dorme na sepultura” (queber em hebraico, mnemeion no grego - Gn 50.5; Mt 23.29). At 6.59-60, usa o termo dormir para morte como um eufemismo. Todavia, a alma do salvo, lavada e redimida pelo sangue de Jesus (Jo 1.29;19.30; I Jo 1.7) está consciente no paraíso, não depende de fogo do purgatório. O espírito e alma (partes imateriais) dos que morrem sem confessar a Cristo o seu salvador/redentor encontram-se no Hades conscientes. Nenhuma oração pode alterar o destino da alma pós-morte. As Escrituras não dão respaldo para oração pelos mortos, como ensina II Macabeus 12.42-45, um livro apócrifo. Jesus ensinou acerca do estado consciente dos mortos em Lc 16.19-31. Vemos também em Ap 6.9-11.

O vocábulo morte sempre tem o sentido de separação nas Escrituras.

Morte física - É a separação do corpo da parte imaterial (espírito e alma), que deixa o mundo visível para o invisível, ou mundo espiritual. É o pó retornando ao pó (Ec 12.7). É partir deste mundo (II Tm 4.6).

Morte espiritual - É a separação entre o nosso espírito e Deus (Is 59.2; Rm 7.24;8.10; Ef 2.1), sem ligação, sem comunhão com Ele por causa da queda, em estado de pecados. Para quem partiu sem salvação já é o lugar de tormento (Lc 16.23-25).  Em Jesus, pela cruz, o homem em vida pode ser reconciliado com Deus, mediante arrependimento e fé.

Segunda Morte - É a continuação da morte espiritual, só que entra em estado de condenação definitiva, onde o bicho não morre e fogo não se apaga (Mc 9.44),  o destino final do não salvo (Ap 20.14-15).  

A Bíblia não dá base para o aniquilacionismo (Dn 12.2; Jo 5.28-29; Mt 22.13;25.30; Rm 2.9,11; Ap 20.10,14-15), ou seja, morreu acabou, os incrédulos, os ímpios são extintos, sem nenhuma punição sentenciada. Aliás, é o que eles mais desejam, extinção da existência pela morte física. Pensavam assim os mortalistas: O filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.), os saduceus. E mais recente, religiosos orientais, Karl Marx, Charles Darwin acreditavam que após a morte cessariam suas consciências. E por negarem a imortalidade da alma, pregam o aniquilacionismo os Testemunhas de Jeová e Adventistas. É importante distinguir: A alma do homem é imortal, porém só Deus é eterno.

Ec 12.7 – No texto o espírito humano não morre com o corpo, nem com o corpo dorme na sepultura, mas segue imediatamente para Deus. Eis aí a imortalidade da alma.

Mt 10.28 – Disse Jesus: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer (condenar, não extinguir) no inferno tanto a alma como o corpo".

Na visão e linha dos aniquilacionistas não existe separação entre corpo e espírito por ocasião do falecimento. E muito menos que a alma/espírito continue a existir. Ap 6.9-10 é para eles simbólico, negam a interpretação literal do texto bíblico para acomodar suas crenças.

Destinos temporários e final no Estado Intermediário:

Sheol (hb.), Hades (grego), traduzido por inferno no latim - São sinônimos e revelam haver compartimentos para as almas, conforme o seu destino no mundo invisível (Sl 16.10; At 2.27; Lc 16.26; Dt 32.22), o Seio de Abraão e um lugar de tormentos, separado por um grande abismo (abussos, no grego - Lc 16.26).

Salmos 16.10 – Sheol (hb. Inferno – mundo inferior dos espíritos), consta sessenta e cinco vezes no AT, traduzido variavelmente por “sepultura”, “inferno” e “cova”, segundo o contexto e a respectiva versão (Nota BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal). No NT, em grego, é o Hades.

Podemos considerar o Sheol/Hades uma antessala do lago de fogo (geena, no grego), uma vez que quem ali estiver, já em tormentos, ainda serão julgados e lançados no lago de fogo (Ap 20.13-15).

Nota: Existe o entendimento/linha teológica de que houve mudança no estado intermediário, logo após a morte de Cristo na cruz, Ele desceu as partes mais baixa da Terra, anunciou o triunfo da redenção consumada, levou cativo o cativeiro (Ef 4.8-10), ou seja, transferiu os remidos/justos do Seio de Abraão, elevando-os ao paraíso, no terceiro céu (II Co 12.1-4), onde aguardam a ressurreição.

Ao ladrão da cruz Jesus prometeu: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Demais textos (At 7.55-56,59-60; II Co 5.1-8; Fl 1.21-23). 

Tártaro – (grego tarptapoç) – É um lugar, ou estado, condição de aprisionamento onde anjos caídos estão presos, limitados em cadeias para o dia do juízo (II Pd 2.4; Judas vv.6). O mais profundo do submundo.

a) Entende-se que seja o grande abismo (abussos) que separava o Seio de Abraão do Hades em Lc 16.26.

b) Os demônios que se apossaram do gadareno temiam serem lançados no abismo por Jesus (Lc 8.28-31).

c) Ap 9.1-12, na quinta trombeta, faz menção ao poço do abismo, de onde sairão gafanhotos para atormentar os homens, sem o sinal de Deus nas testas, por cinco meses. Restritos nas ações, não podem matar os homens. O tormento era semelhante a picadas de escorpiões. A interpretação majoritária entende serem os gafanhotos demônios.  E liderados pelo anjo do abismo, Abadom (Hb.) e Apoliom (Gr.), significa destruidor.

d) A besta que vencerá as duas testemunhas de Ap 11, após cumprida a missão, sobe do abismo (Ap 11.7).

e) A besta de Ap 17.3,7-8 é a mesma de Ap 13.1 (o anticristo), traz, promove a Grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra (Ap 17.5), ela também sobe do abismo e irá, seguirá para perdição (Ap 17.7-8).

f) O Tártaro será também o lugar onde o diabo será preso, “enjaulado” por mil anos (Ap 20.3).

g) E, portanto, significa poço sem fundo, no mundo invisível de profunda escuridão, cujo objeto é servir para aprisionamento de espíritos malignos, anjos caídos, debaixo da autoridade de Deus.

Geena – É o lago de fogo, destino final das almas sob condenação da morte eterna, ou segunda morte (Ap 20.14). Ali também será lançada a trindade satânica e aqueles que não estarão inscritos no livro da vida (AP 19.20;20.10,15).

Vidas desencarnadas? – Segundo a Bíblia, os seres humanos após a morte, ordenada uma só vez, aguardam o dia do juízo (Hb 9.27), de modo que até os anjos caídos responderão em julgamento, todavia cada classe (pessoas e anjos), estão no mundo espiritual sob o controle divino, o Pai dos espíritos, o Juiz de todos (Hb 12.9,23), e a Jesus, seu Filho, o designou juiz dos vivos e dos mortos (At 10.42), dando certeza a todos, ao o ressuscitar dos mortos (At 17.31). É falsa a crença de vidas múltiplas, uma areia movediça de que existem almas “perambulando por aí”, entregues à própria sorte, aparecendo e se comunicando com os vivos.

Um alerta de amor! O diabo se transfigura em anjo de luz, disfarçado no campo do místico, como algo de positivo ou benéfico, mas é enganoso (II Co 11.14). O encardido, o adversário, anda por aí, rocando como um leão, buscando a quem possa tragar (I Pd 5.8). Não deis lugar ao diabo (Ef 4.27). Na simbologia Apocalíptica ele é o grande dragão, a antiga serpente, que engana os humanos (Ap 12.9).

Quanto aos anjos sob ordens divinas, podem proteger, dá livramento, revelar algo, trazer uma mensagem da parte de Deus, trabalhando em favor dos salvos, da Igreja, dos tementes a Deus (Sl 34.7; Hb 1.7,14). Cumprem a missão e ausentam-se. Não recebem “confetes humanos” nem adoração (Ap 19.10;22.8-9). Amém!  

Fontes da pesquisa:

As Escrituras Sagradas

Tempo do Fim – A resposta – Pr Juliano Fraga

Anotações de Estudos pessoais.

 

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, setembro 2025. Revisão 09/12/2025.

sábado, 6 de dezembro de 2025

O espírito Humano (anotações).

Lição 10 - Textos bases: 

- Gn 2.7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

- Jó 33.4 – “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida”.

- Zc 12.1 - “Peso da Palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”.

Introdução

1.Neste trimestre, depois de estudarmos o corpo, a alma e suas faculdades, na lição dez examinaremos o espírito humano, o âmago da vida – A parte mais íntima ou fundamental; o cerne, a essência do ser.

2.Nas Escrituras podemos identificar classes de espíritos:

a) Deus é Espírito por excelência (Jo 4.24); o Pai dos espíritos (Hb 12.9). No sentido de Criador, a origem da vida, dos seres espirituais, sejam humanos ou anjos, criados capazes para com Ele se relacionar.

b) O espírito humano (Gn 2.7; Zc 12.1).

c) Anjos a serviço de Deus – espíritos ministradores (Hb 1.6,14).

d) O diabo e demônios – seres espirituais caídos, que deixaram suas posições diante de Deus, no mundo angelical (Jd 1.6-7; Ap 12.1-9).

3.Da temática do 4º trimestre EBD – AD Brasil – “Espírito, Alma e Corpo — A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo - Comentarista: Silas Queiroz”, espera-se com o auxílio do Espírito, que alcancemos o objetivo de distinguir as três partes do homem criado tricotômico, conforme as Escrituras.

Sedimentando Definições do Corpo, espírito e Alma

Corpo - “No hebraico, a palavra para corpo é “basar”, e no grego, “soma”. O corpo é a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). É a porção que se separa na morte física. O corpo é o invólucro do espírito e da alma (Gn 35.18; Dn 7.15), o “homem exterior”, que se corrompe, envelhece e é mortal - “porque toda a carne é como a erva” (I Pd 1.24). O Corpo não é a prisão da alma e do espírito. Não é inerentemente mau e insignificante (pensamentos gnósticos e maniqueístas). Do nascido de novo, o corpo torna-se templo de Deus, pelo Espírito (I Co 3.16,17; 6.19). O corpo é de grande valor, pois Deus o ressuscitará”.

Aliás, a esperança da ressurreição é do corpo. A alma e o espírito humanos são imortais, não eternos.

Então, o corpo foi feito de matéria pré-existente, o pó da terra, o corpo humano estava inerte até receber o sopro divino (o fôlego da vida), ato pelo qual Deus deu ao homem o espírito e o tornou alma vivente (Gn 2.7)”. A matéria recebeu vida espiritual consciente, constituída de espírito e alma.

Alma - “A palavra hebraica para alma é “néfesh”, que ocorre 754 vezes no AT. Conforme Gênesis 2.7, seu significado primário é “possuidora da vida”. Biblicamente, a alma é: sede do apetite físico (Nm 21.5), das emoções (Sl 86.4), dos desejos bons ou maus (Ec 6.2; Pv 21.10), das paixões (Jó 30.25), do intelecto (Sl 139.4), do afeto (Ct 1.7), da vontade (Jó 7.15) e da moralidade (Gn 49.6) (Silva, 2017, p. 80). “Alma” é um termo polissêmico — uma mesma palavra com vários significados dependendo do contexto...”

“No NT o termo equivalente é “psiqué”, com o mesmo significado (Ef 6.6; Fp 1.27; Cl 3.23; Rm 11.3; 16.4; 1Co 15.45; 2Co 1.23; Fp 2.30; 1Ts 2.8). A alma é a parte imaterial do ser humano, tanto cognitiva quanto emotiva, podendo relacionar-se com o sagrado (Rm 7.25) ou com as impurezas do pecado (Rm 8.7 – ARA) (Brunelli, 2016, p. 52).

O espírito humano – No AT a palavra hebraica “ruah”, derivada de um verbo que significa “respirar” ou “soprar”, é usada cerca de 400 vezes. Pode ser traduzida como “sopro” (Sl 18.15), “vento” (Gn 8.1) ou “espírito”. No Novo Testamento, o termo grego “pneuma”, ligado ao verbo “soprar” ou “respirar”, pode significar “sopro” (2Ts 2.8) ou “vento” (Jo 3.8), mas mais frequentemente refere-se a “espírito”, seja de Deus, do homem ou de outros seres espirituais (Tenney, 2008, p. 534).”

Assim sendo, a vida que o espírito recebe de Deus é por Ele transmitida à alma. Esta, por sua vez, a expressa por meio do corpo.

Aprendemos didática e teologicamente, que a alma tem suas faculdades. Tem o espírito humano as suas? Veja a postagem: https://samuca-borges.blogspot.com/2025/11/a-consciencia-uma-faculdade-do-espirito.html

Entre a Linha Dicotômica e a Tricotômica

Segundo um teólogo reformado contemporâneo, a Bíblia dá margem para defendermos uma ou outra linha, sem dogmatismo, e por essa razão não podemos tachar a nenhuma delas de herética.

A Origem da Alma Humana

O sopro divino deu vida ao primeiro homem, fazendo-o alma vivente (Gn 2.7). Do primeiro casal, Deus fez vir a existência a geração dos homens (Gn 1.27-28;2.21-25; At 17.24-26). A partir da procriação dos descendentes, de Adão e Eva, discute-se como ocorre a origem da alma no “crescei e multiplicai-vos” da prole.  Veja postagem - https://samuca-borges.blogspot.com/2011/10/origem-da-alma-tres-linhas-de.html

Na Soteriologia

Na dádiva da salvação, o homem uma vez morto espiritual, o salvo é vivificado no espírito, pelo Espírito (Tito 3.5), justificado/redimido pelo sangue de Jesus (Rm 5.8-9; I Pd 1.18-19), por graça, mediante a fé (Ef 2.1,5,8). Na fé salvífica está implícito o ato pessoal, individual do arrependimento (Mc 1.15; At 3.19), via convencimento, suscetível a todos os homens, pelo Espírito (Jo 16.8-11). 

O espírito Humano no Exercício da Adoração

O espírito humano é parte imaterial mais profunda do ser e distinta da alma. É o elemento, quando nascido de novo (não basta confessar uma religião) juntamente com a fé nos permite ter comunhão com Deus e capacita-nos à adoração genuína, em espírito e em verdade (Jo 4.23). Ou seja, não fazendo da Divindade, do Deus Verdadeiro, um simulacro aos deuses fabricados pelo artifício e imaginação dos homens (At 17.29), como no paganismo (Sl 115-1-8).

Deus (Espírito) versus o espírito Humano

Em termos teológicos, o espírito humano não é eterno. Uma vez o homem feito alma vivente, não será eliminada na condenação eterna, a qual terá vários níveis de juízos e sentenças (não aniquilacionismo - extinção do espírito/alma). Somente Deus é o Eterno, sem começo nem fim de dias, o princípio e o fim de tudo que veio a existência, seja no mundo espiritual como no material. Daí a expressão do salmista: “De eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2; Rm 11.33-36; Ap 1.8).

Do pó da terra à Alma Vivente

Portanto, o sopro do seu Criador, elevou o homem criado, não evoluído, à alma vivente, com atributos do intelecto, emoções, sentimentos, volição moral e racional. O conjunto da obra imaterial, o espírito e alma, na morte física (separação da parte material da imaterial), voltará ao Deus que o criou (Ec 12.7). E haverá uma prestação de contas (Ec 12.13-14; Rm 14.11-12), de tudo que vivermos e praticarmos por meio do corpo (II Co 4.10).

Deus seja louvado e engrandecido. E que consideremos a oração do salmista.

Salmos 51.10 – “Cria em mim, ó Deus um coração (alma) puro e renova em mim um espírito reto”. Amém!

Fontes da pesquisa:

Lição EBD/CPAD – 4º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada.

Lições EBD - ADPE

Anotações de Estudos Pessoais.


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 06/12/2025.

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