Pesquisar

sábado, 15 de março de 2025

Lição 11: A Salvação não é obra humana


Texto Áureo – Tt 3.5 – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. 

Introdução

1.O projeto da redenção humana é um ato soberano de Deus provido ao enviar Jesus para sofrer a nossa morte. E sem méritos humanos.

2.A salvação se revela por meio da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus (Jo 1.17;3.16).

3.Veremos visões a respeito da salvação que contradizem o ensino bíblico, como: Nas religiões reencarnacionistas, sacramentais, nas legalistas, e tantas outras.  

4.A salvação é pura graça de Deus desde a ação do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

5.Em Efésios 2.1-10, mostra-nos a estado espiritual da miséria humana, a impossibilidade humana de angariar a sua salvação por esforço próprio e como Deus fez para restaurar a comunhão do homem com Ele.

I – A salvação é pela graça de Deus

1.A extensão da corrupção do gênero humano - O apóstolo Paulo emprega algumas expressões para reforçar a dura realidade do pecado:

a) “mortos em ofensas e pecados” (v.1);

b) andando “segundo o curso deste mundo” (v.2);

c) “segundo o príncipe das potestades do ar” (v.2b);

d) “do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (v.2c);

e) “andávamos nos desejos da nossa carne” (v.3);

f) “éramos por natureza filhos da ira” (v.3b).

 É a triste fotografia da raça humana caída.

2.Efésios 2.1,5 – “Mortos em ofensas e pecados” – É uma metáfora que para descrever o estado da queda espiritual. Morte espiritual, na Bíblia quer dizer que a humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2) e não significa aniquilação espiritual total.

3.Efésios 2.8-10 – Primeiro, a exegese bíblica ortodoxa, elimina qualquer interpretação ou tentativa da salvação com ajuda humana ou de qualquer esforço adicional para completar a obra de Cristo. 

No Monergismo e na Predestinação Incondicional – Efésios 2.8 é interpretado o dom citado referindo-se à fé. Na verdade, tentam reforçar a ideia de depravação total e o homem sem livre arbítrio, nada pode fazer. E até a fé para salvação é Deus quem dá, mas somente aos eleitos. É um jogo de cartas marcadas? Não estaria Deus fazendo acepção de pessoas para salvação? Contraria as Escrituras (Tt 2.11).

Salvação e Fé - É muito óbvio no texto que Paulo está falando de salvação. Fé é o meio para alcançar a salvação, o fim, objetivo. A Graça é de Deus e a fé resposta humana à salvação (Jo 3.16; Ef 1.13; Hb 4.2). 

Efésios 2.9 – “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” - É o arremate de que o dom é a salvação, o tema principal de Paulo em Ef 2.1-10. Salvação é dádiva gratuita de Deus. 

Steven Lawson – “A salvação não é uma recompensa para o justo, mas uma dádiva para o culpado”. E acrescento: e arrependido.

Arrependimento e a Fé – São encontrados numa operação cooperativa e simultânea para salvação no texto sagrado:

a) Jesus começou a pregar o evangelho nestes termos: “...Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).

b) Na repreensão de Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo (Mt 21.23), ele diz em Mt 21.32 – “Porque João veio a vós no caminho de justiça, e não crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isso, nem depois vos arrependestes para o crer”.

c) Atos 3.19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados...”.

Como recebemos o perdão de Deus?

a) Em primeiro lugar, a morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Padeceu um justo pelos injustos (Rm 5.8). Justificados pelo seu sangue, salvos da ira, do juízo (Rm 5.9).  Éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela sua morte (Rm 5.10).

Expiação – Ato de remover a culpa por meio do pagamento de uma penalidade ou da oferta de um sacrifício.

b) Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de Cristo como uma ‘propiciação’ (grego hilasmos) pelos nossos pecados (Rm 3.21-26). Significa ‘uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado’. E maravilhosamente, misericordiosamente, Deus o Pai, fornece esta oferta. 

c) Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Na verdade, morte substitutiva e insubstituível, pois Deus não viu outro meio que atendesse a sua justiça.

Is 53.5 – “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

II. Soteriologias Antibíblicas na Antiguidade.

1.Os reencanacionistas – A crença na reencarnação, é bastante antiga, originária do Hinduísmo, mas presente também no Budismo, no Jainismo e no Sikhismo.

O Espiritismo Kardecista - Surgiu na França, em meados do século XIX. É uma doutrina religiosa segundo eles, de cunho filosófico e científico. Os principais ensinos são: A comunicação com os mortos (mediunidade), fazer boas obras para uma constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações. E não se misturam com o candomblé, quimbanda, umbanda e outras crenças afro.

2.Os galacionistas – Eram os legalistas judaizantes opositores do apóstolo Paulo na província da Galácia (Gl 1.7). Eles queriam que os gentios convertidos observassem a Lei de Moisés como condição para salvação (At 15.1). E “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16).

3.Os gnósticos. “No campo soteriológico, eles apregoavam uma visão dualista do universo, influenciados pelos pensamentos místicos que seguem:

Zaratustra ou Zoroastro (660-583 a.C.) - Segunda a lenda persa foi um profeta que nasceu de uma planta e de um anjo. Considerando o fundador do Zoroastrismo ou Masdeísmo – religião praticada pelos primitivos persas. É uma das fontes mais antigas que ensinava o dualismo entre o bem o mal.

“O maniqueísmo - Doutrina fundada por Mani em 230 d.C. - Teve uma grande expansão durante a Antiguidade chegando a Pérsia, Índia, China, Turquestão, Síria, Sibéria, Egito, Cartago e Roma. O maniqueísmo, assim como gnósticos buscavam explicar a origem do mal no mundo. Para tanto, pensava no mundo de forma dualista sendo gerido por dois princípios, um bom e outro mau, que estavam em luta. Tudo era explicado pela oposição entre os princípios, desde a criação do mundo (cosmogonia), a criação do homem, a moral e o juízo final”.

Na visão gnóstica o ser humano, para ser salvo, precisa se libertar da prisão do mundo e de seus poderes planetários, e essa libertação só é possível por meio de um conhecimento místico, gnosis, uma espécie de iluminação espiritual limitada aos “espirituais”.

III. As Soteriologias contemporâneas.

1. O Islamismo – De modo geral o que ensina:

a) Se as boas ações superarem as más, tal pessoa irá para o paraíso (Alcorão 13.22.23);

b) Allah não ama os pecadores, mas somente os piedosos: “Allah não ama os agressores... Allah não ama a nenhum ingrato pecador” (Alcorão 2.190, 276). Esta é uma das 24 vezes que o Alcorão afirma que Allah não ama os pecadores;

c) Na concepção dos islâmicos, não há necessidade de expiação, logo, não existe salvação como no sistema cristão. A salvação no contexto deles é por mérito, pelas obras. E principalmente se tiver fazendo o que Maomé profetizou.

2. As Testemunhas de Jeová:

a) A salvação não está em Cristo, mas na organização religiosa delas, diferente do que ensina a Bíblia (Jo 14.6).

b) Existem dois grupos de salvos, um que tem direito ao céu, restrito a 144.000, a “classe dos ungidos”;

c) Outro grupo, a “classe da grande multidão” e a que vai herdar a terra, segundo a teologia do movimento;

d) As Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”, não são filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o Espírito Santo, Jesus não é o Mediador delas nem têm esperança de salvação.

Refutação - A Bíblia nos ensina que não existe cristão sem o Espírito Santo (Rm 8.9) e que “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).

3. O Mormonismo - Em geral ensina:

a) Creem numa salvação geral, em que os não mórmons são castigados e depois liberados para a salvação, e numa perspectiva individual, em que a salvação é obtida pela fé em Jesus e pela obediência às leis e às ordenanças;

b) Eles consideram ordenanças, segundo os artigos 3 e 4 das Regras de Fé, fé em Jesus, arrependimento, batismo por imersão e imposição de mãos, mas há outros requisitos. Um deles é aceitar Joseph Smith Jr. como porta-voz de Deus.

CONCLUSÃO

1.De Deus partiu a iniciativa soberana e primária de redenção. É a misericórdia divina que leva as pessoas ao arrependimento (Rm 2.4).

2.Pela Bíblia, entendemos que somente pela graça de Deus é possível chegar-se a Ele, mediante a fé, resposta humana ao plano redentivo, sem méritos dos pecadores.

3.Deus disponibilizou a sua graça para todos os seres humanos e não para uns poucos escolhidos. A Bíblia ensina que a salvação é para todos (Jo 3.16;Tt 2.11).

Fontes da pesquisa:

Bíblia Sagrada.

Lição EBD/CPAD – 1º trimestre de 2025. 

Anotações pessoais.

www.significados.com.br

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 13/03/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...