Texto Áureo – Tt 3.5 – “Não
pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia,
nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”.
Introdução
1.O
projeto da redenção humana é um ato soberano de Deus provido ao enviar Jesus para
sofrer a nossa morte. E sem méritos humanos.
2.A salvação se revela por
meio da graça de Deus manifestada em Cristo Jesus (Jo 1.17;3.16).
3.Veremos visões a respeito da
salvação que contradizem o ensino bíblico, como: Nas religiões
reencarnacionistas, sacramentais, nas legalistas, e tantas outras.
4.A salvação é pura graça de
Deus desde a ação do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e
do juízo.
5.Em Efésios 2.1-10,
mostra-nos a estado espiritual da miséria humana, a impossibilidade humana de angariar
a sua salvação por esforço próprio e como Deus fez para restaurar a comunhão do
homem com Ele.
I – A
salvação é pela graça de Deus
1.A extensão da corrupção do
gênero humano - O apóstolo Paulo emprega
algumas expressões para reforçar a dura realidade do pecado:
a) “mortos em ofensas e pecados” (v.1);
b) andando “segundo o curso deste mundo”
(v.2);
c) “segundo o príncipe das potestades do
ar” (v.2b);
d) “do espírito que, agora, opera nos
filhos da desobediência” (v.2c);
e) “andávamos nos desejos da nossa
carne” (v.3);
f) “éramos por natureza filhos da ira”
(v.3b).
É a triste fotografia da raça humana caída.
2.Efésios 2.1,5 – “Mortos em ofensas e pecados” – É uma metáfora que para
descrever o estado da queda espiritual. Morte espiritual, na Bíblia quer dizer
que a humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2) e não significa
aniquilação espiritual total.
3.Efésios
2.8-10 – Primeiro, a exegese bíblica ortodoxa,
elimina qualquer interpretação ou tentativa da salvação com ajuda humana ou de
qualquer esforço adicional para completar a obra de Cristo.
No Monergismo e na Predestinação Incondicional – Efésios 2.8 é interpretado o dom citado referindo-se
à fé. Na verdade, tentam reforçar a ideia de depravação total e o homem sem
livre arbítrio, nada pode fazer. E até a fé para salvação é Deus quem dá, mas
somente aos eleitos. É um jogo de cartas marcadas? Não estaria Deus fazendo
acepção de pessoas para salvação? Contraria as Escrituras (Tt 2.11).
Salvação e Fé - É muito óbvio no texto que Paulo está falando de salvação. Fé é o meio para
alcançar a salvação, o fim, objetivo. A Graça é de Deus e a fé resposta humana
à salvação (Jo 3.16; Ef 1.13; Hb 4.2).
Efésios
2.9 – “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” - É o arremate de que o dom é a salvação, o tema
principal de Paulo em Ef 2.1-10. Salvação é dádiva gratuita
de Deus.
Steven
Lawson – “A salvação não é uma recompensa para o justo, mas uma dádiva para
o culpado”. E acrescento: e arrependido.
Arrependimento
e a Fé –
São encontrados numa operação cooperativa e simultânea para salvação no texto
sagrado:
a)
Jesus começou a pregar o evangelho nestes termos: “...Arrependei-vos e crede
no evangelho” (Mc 1.15).
b)
Na repreensão de Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo (Mt
21.23), ele diz em Mt 21.32 – “Porque João veio a vós no caminho de justiça, e
não crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo
isso, nem depois vos arrependestes para o crer”.
c)
Atos 3.19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados
os vossos pecados...”.
Como recebemos o perdão de
Deus?
a) Em primeiro lugar, a
morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Padeceu um justo pelos
injustos (Rm 5.8). Justificados pelo seu sangue, salvos da ira, do juízo (Rm
5.9). Éramos inimigos, fomos
reconciliados com Deus pela sua morte (Rm 5.10).
Expiação – Ato
de remover a culpa por meio do pagamento de uma penalidade ou da oferta de um
sacrifício.
b) Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de
Cristo como uma ‘propiciação’ (grego hilasmos) pelos nossos pecados (Rm
3.21-26). Significa ‘uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado’. E
maravilhosamente, misericordiosamente, Deus o Pai, fornece esta oferta.
c) Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já
mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Na
verdade, morte substitutiva e insubstituível, pois Deus não viu outro meio que
atendesse a sua justiça.
Is 53.5 – “Mas ele foi ferido por causa das nossas
transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz
a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
II. Soteriologias Antibíblicas na Antiguidade.
1.Os reencanacionistas – A crença na reencarnação,
é bastante antiga, originária do Hinduísmo, mas presente também no Budismo, no
Jainismo e no Sikhismo.
O
Espiritismo Kardecista - Surgiu
na França, em meados do século XIX. É uma doutrina
religiosa segundo eles, de cunho filosófico e científico. Os principais ensinos
são: A comunicação com os mortos (mediunidade), fazer boas obras para uma constante
evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações. E não se misturam com o candomblé, quimbanda,
umbanda e outras crenças afro.
2.Os galacionistas – Eram os legalistas judaizantes opositores do apóstolo Paulo
na província da Galácia (Gl 1.7). Eles queriam que os gentios convertidos
observassem a Lei de Moisés como condição para salvação (At 15.1). E “pelas
obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16).
3.Os gnósticos. “No
campo soteriológico, eles apregoavam uma visão dualista do universo, influenciados
pelos pensamentos místicos que seguem:
Zaratustra
ou Zoroastro (660-583 a.C.)
- Segunda a lenda persa foi um profeta que nasceu de uma planta e de um anjo.
Considerando o fundador do Zoroastrismo ou Masdeísmo – religião praticada pelos
primitivos persas. É uma das fontes mais antigas que ensinava o dualismo entre
o bem o mal.
“O
maniqueísmo - Doutrina fundada por Mani em 230 d.C. - Teve uma grande expansão durante a Antiguidade
chegando a Pérsia, Índia, China, Turquestão, Síria, Sibéria, Egito, Cartago e
Roma. O maniqueísmo, assim como gnósticos buscavam explicar a origem do mal no
mundo. Para tanto, pensava no mundo de forma dualista sendo gerido por dois
princípios, um bom e outro mau, que estavam em luta. Tudo era explicado pela
oposição entre os princípios, desde a criação do mundo (cosmogonia), a criação
do homem, a moral e o juízo final”.
Na
visão gnóstica o ser humano, para ser salvo, precisa se libertar da prisão do
mundo e de seus poderes planetários, e essa libertação só é possível por meio
de um conhecimento místico, gnosis, uma espécie de iluminação espiritual limitada
aos “espirituais”.
III. As Soteriologias contemporâneas.
1. O Islamismo – De modo geral o que ensina:
a)
Se as boas ações superarem as más, tal pessoa irá para o paraíso (Alcorão
13.22.23);
b)
Allah não ama os pecadores, mas somente os piedosos: “Allah não ama os agressores...
Allah não ama a nenhum ingrato pecador” (Alcorão 2.190, 276). Esta é uma das 24
vezes que o Alcorão afirma que Allah não ama os pecadores;
c)
Na concepção dos islâmicos, não há necessidade de expiação, logo, não existe
salvação como no sistema cristão. A salvação no contexto deles é por mérito,
pelas obras. E principalmente se tiver fazendo o que Maomé profetizou.
2. As Testemunhas de Jeová:
a) A salvação não está em Cristo, mas na organização
religiosa delas, diferente do que ensina a Bíblia (Jo 14.6).
b) Existem
dois grupos de salvos, um que tem direito ao céu, restrito a 144.000, a “classe
dos ungidos”;
c) Outro
grupo, a “classe da grande multidão” e a que vai herdar a terra, segundo a
teologia do movimento;
d) As
Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”, não são
filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o Espírito Santo, Jesus não é o
Mediador delas nem têm esperança de salvação.
Refutação - A Bíblia nos ensina que não existe cristão sem o Espírito
Santo (Rm 8.9) e que “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).
3. O Mormonismo - Em geral ensina:
a) Creem
numa salvação geral, em que os não mórmons são castigados e depois liberados
para a salvação, e numa perspectiva individual, em que a salvação é obtida pela
fé em Jesus e pela obediência às leis e às ordenanças;
b) Eles
consideram ordenanças, segundo os artigos 3 e 4 das Regras de Fé, fé em Jesus,
arrependimento, batismo por imersão e imposição de mãos, mas há outros
requisitos. Um deles é aceitar Joseph Smith Jr. como porta-voz de Deus.
CONCLUSÃO
1.De Deus partiu a iniciativa soberana
e primária de redenção. É a misericórdia divina que leva as pessoas ao
arrependimento (Rm 2.4).
2.Pela Bíblia, entendemos que
somente pela graça de Deus é possível chegar-se a Ele, mediante a fé, resposta
humana ao plano redentivo, sem méritos dos pecadores.
3.Deus disponibilizou a sua
graça para todos os seres humanos e não para uns poucos escolhidos. A Bíblia
ensina que a salvação é para todos (Jo 3.16;Tt 2.11).
Fontes da pesquisa:
Bíblia Sagrada.
Lição EBD/CPAD – 1º
trimestre de 2025.
Anotações pessoais.
www.significados.com.br
Por Samuel Pereira de
Macedo Borges
Natal/RN, 13/03/2025.
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