Propiciação – É a
oferta, o sacrifício para satisfazer ou apaziguar a ira de Deus, encobrindo
assim a culpa do pecador (Lv 4.20;7.7;19.22). No NT propiciação é o que Cristo
fez por nós, apaziguando a ira Deus em si mesmo, através de seu
sacrifício. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
Expiação – Ato
ou efeito de substituir ou assumir a culpa do outro. Isto é, no AT simbolicamente
o animal substituía o pecador (Lv 4.20;7.7; Nm 28.15).
Por meio da expiação
de Jesus Cristo, na cruz, todo crente é purificado da mancha e da culpa
dos seus pecados e reconciliados com o Pai Celestial (II Co 5.19; Ef
2.1; I Jo 1.7; 2.2; I Pd 1.18-19; Ap 5.8-9).
A expiação abrange toda a obra
da reconciliação, enquanto a propiciação aborda a necessidade específica de
satisfazer a ira de Deus. E tem caráter ilimitada para com toda a Humanidade. Eficaz
para quem vier a crê (Jo 1.29; 3.16; II Co 5.19; I Jo 2.2).
O sistema sacrifical do AT não
removia o pecado de fato (Hb 10.4). Mas apontava para Cristo (Hb 10.1). Jesus é
quem de fato propiciou e expiou nossos pecados (I Jo 2.2; Rm 3.25; Rm 5.8).
Rm 3.25 - “Ao qual Deus propôs
para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela
remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus”.
Em termos soteriológicos, o
sangue de Jesus teve um efeito retroativo, computando a justiça de Deus para redenção
dos crentes do Antigo Testamento.
Redenção – É o
ato de adquirir de novo, de resgatar, libertação, reabilitação, reparo. Enquanto
a salvação é o estado do salvo em Cristo. A redenção é um dos processos
que conduzem à salvação.
Por Samuel Pereira de Macedo
Borges
Natal/RN, 14/03/2025.
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