Pesquisar

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Quatro verdades espirituais.

Tema: Quatro verdades espirituais.
Texto: Rm 3.23; I Jo 1.7

Introdução:Em matéria de fé e religião, não nos interessa que pensam os filósofos, sociólogos, os críticos literários...Mas o que nos é revelado nas Sagradas Escrituras. E em especial quanto à salvação da alma humana.

I - A Realidade do Pecado Sobre a Raça Humana.

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" (Rm 5.12).
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23).
"O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um" (Sl 14.2-3).
"De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lm 3.39).
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.  Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (I Jo 1.7-9).

II - A Graça de Deus Trazendo Salvação a Todos os Homens.

"E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?  Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis" (Mc 10.26-27).
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens"(Tito 2.11).
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2.8-9).
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

III - Deus Chama a Humanidade ao Arrependimento. 

"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,  E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Mc 1.14-15).
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR" (At 3.19).
"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23.42-43).
"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" (At 17.30).

IV - Jesus, o Mediador Legítimo entre Deus e os Homens.

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4.11-12).
"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (II Tm 2.3-5).
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3.16-17).
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14.6).

                               Conclusão

1.A humanidade está enferma pela pecaminosidade evidente.
2.Pela pregação do Evangelho da Graça, o redentor, Cristo é revelado.
3.Crendo em Cristo, segundo as Escrituras, o homem alcança a salvação da sua alma.
4.E na condição de salvo em Cristo, dará frutos, praticará boas obras (Ef 2.10).


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 01/01/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...