Pesquisar

domingo, 31 de outubro de 2021

O agir do Espírito Santo versus a atuação demoníaca

 

Quem é o diabo? Era um querubim ungido (Ez 28.12-15), criado perfeito, formoso e cheio de sabedoria, estava no Jardim de Deus, andava no meio das pedras afogueadas, até que se achou iniquidade nele. Em Ap 12.7-9, é identificado como a antiga serpente, o diabo e Satanás, enganador de todo o mundo. Segundo Is 14.12-15, o seu pecado foi se orgulhar, exaltar o seu trono e pensou em ser semelhante ao Altíssimo e por essa razão foi expulso do seu lugar. Por enquanto, habita nos lugares celestiais com seus principados e potestades, hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). Foi ele quem tentou a Jesus, quando impelido ao deserto pelo Espírito e lá esteve por 40 dias (Lc 4.1-13).  O seu caráter corrompido é contrário à verdade, homicida, mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44). A sua agenda, por analogia de um ladrão, é matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Ele anda em derredor dos homens, como um leão, buscando a quem possa tragar (I Pd 5.8). Ele é o principal dos demônios (Mt 12.24). A ele não se deve dá lugar (Ef 4.27). Deve-se a ele resisti e fugirá de nós (Tg 4.7).

Quem são os demônios? Segundo Ap 12.7-9, o diabo, figurado no dragão e seus anjos, pelejaram contra Miguel numa batalha no céu e foram derrotados e não mais se achou o seu lugar no céu, e de lá foram precipitados, ele e seus anjos (demônios, espíritos malignos). No ministério terreno de Jesus era frequente serem expulsos de pessoas possessas (Lc 8.27-28), e sabiam (Mt 8.29) que chegaria o dia de serem lançados no lago de fogo, segundo Ap 20.10. Eles têm inteligência superior aos homens e distinguem quem age em nome de Deus, ou não (At 19.13-16).

Jesus veio, entre outros fins, para salvar e libertar os oprimidos do maligno (Lc 4.18-19; Mt 11.28; 17.18; At 10.38).

O que é opressão demoníaca? É a presença de demônios em determinados ambientes e sua influência direta e indireta sobre as pessoas e de alguma forma, causando aflições, desassossego e sofrimentos (Lc 4.18-19; At 10.38). As áreas mais afetadas são: Moral, física, material e espiritual. E ocorre de fora para dentro do ser.

O que é possessão demoníaca? A possessão é a presença, incorporação de um ou mais demônios dentro da pessoa (Mc 5.9-13). A possessão ocorre de dentro para fora. É sinal de que o diabo alcançou grande domínio sobre a vida do indivíduo. E passa a controlar suas ações, reações, emoções, a mente, etc... Pode, inclusive, manter a pessoa enferma, além de ausência de paz.

1. O Espírito Santo é Deus, Onipotente, Onisciente e Onipresente. Os demônios são seres espirituais caídos, fora do plano de Deus. São limitados em ação e poder. O Espírito Santo considera a individualidade humana e não usurpa a sua personalidade (Ap 3.20). Os demônios procuram se impor sobre aqueles que dão lugar a eles, usurpando, violentando a liberdade do ser, uma vez que são opressores.   

2. O Espírito Santo sabe que devemos ter o controle de nossas vidas e sejamos responsáveis por nossas ações. Os demônios querem o controle total. Eles frequentemente levam pessoas ao estado de confusão e de inconsciência, para delas dispor como desejarem (Mt 17.14-18).

3. O Espírito Santo é gentil. Opera, atua no ser humano delicadamente, ao ponto de, muitas vezes, não se distinguir as atitudes e ações, se vem da pessoa ou o Espírito Santo (Lc 11.13). Os demônios são rudes, grosseiros. É possível perceber a diferença entre o espírito maligno e a pessoa possuída. O demônio é sempre uma entidade separada da mente consciente da pessoa.

4. O Espírito Santo é puro. Com ele em nós, vencemos o pecado (Gl 5.16). Os demônios são imundos (Mt 8.31), totalmente corruptos. Eles levam o endemoniado cada vez mais a afundar no pecado e toda espécie de impureza, tanto física, como espiritual (Lc 11.24-26).

5. O Espírito Santo sempre exalta e glorifica a Jesus (Jo 16.13-14). Os demônios odeiam e não suportam o nome de Jesus (Mc 16.17-18). Eles glorificam o ego da pessoa em quem estão habitando, levando-a práticas carnais, contrariando os ensinamentos de Jesus.

6. O Espírito Santo nunca esvazia a nossa mente. Pelo contrário, Ele coloca pensamentos santos, bíblicos, guindo-nos em toda a verdade (Jo 14.16-17;16.13). Os demônios têm dificuldades em prevalecer sobre a mente ativa e forte. Por isso, frequentemente procuram esvaziar a mente da pessoa, tomando-a passiva e assim ter o controle sobre ela. As meditações orientais e ocultistas sempre envolvem técnicas de relaxamento para esvaziar a mente. Daí, a advertência bíblica: Não deis lugar ao diabo (Ef 4.27). Muito perigoso na dimensão espiritual.

7. O Espírito Santo veio para convencer a humanidade do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). E a convicção que ele nos dá não é destrutiva. Conduz-nos ao arrependimento, ao perdão, à reconciliação com Deus.  Os demônios fazem duas coisas: Instiga as pessoas a se justiçarem dos seus pecados ou trazem sobre elas culpas esmagadoras, destrutiva, sem esperança de perdão e redenção.

8. O Espírito Santo jamais nos falará algo que contradiga a Palavra de Deus. Os demônios distorcem e adulteram as Escrituras e a usam fora de contexto para enganar e justificar o pecado, assim foi no Éden com o primeiro casal (Gn 3.1-7). Portanto, o ditado: “Cuidado com a Bíblia na boca do diabo e dos demônios”.

9. O Espírito Santo não é controlado pelo cristão. Ele age, opera quando, como e onde quiser. Porém, o fará gentil e educadamente, jamais forçadamente. Os Espíritos demoníacos enganam as pessoas sob as quais atuam para que pensem que podem controlá-los. Eles atuarão onde achar lugar, poderão fazer prodígios de mentiras para ludibriar as pessoas (II Ts 2.9-10).

10. Enfim, o poder de Satanás, das trevas (Lc 22.53; At 26.18) são limitados pelo poder de Deus e sua soberania (Jó 1.12;2.6; Lc 22.31-32; I Jo 5.18). A Igreja Cristã tem autoridade para expulsar demônios em nome de Jesus (Mc 16.17). E as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja do Senhor Jesus (Mt 16.18). Aleluia!!

 

Por Samuel P M Borges

Natal – RN, 31/10/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...