Pesquisar

sábado, 26 de agosto de 2023

Uma Visão Bíblica do Corpo.

I Coríntios 6.13 – “Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo”.

Introdução: A visão materialista do corpo despreza a perspectiva bíblica e ignora elevados propósitos de Deus a respeito do corpo. A cultura secular tende a maltratar, desvalorizar e descartar o corpo. Quais as consequências dessa linha de pensamento? Que ética a sociedade não cristã se utiliza para usar o corpo, parte da unidade do ser humano criado por Deus?  Entre outras indagações, discutiremos no trajeto desse estudo. 

Pontos Fundamentais:

- O ser humano é constituído de espírito, alma e corpo (I Ts 5.23) - E deve ser mantido sem repreensão, na totalidade, para um dia se encontrar com Deus pessoalmente.

- O corpo é o suporte, o limite do existir material - Toda causa morte aponta para o corpo. A parte imaterial espírito e alma são imortais, mas pode ser maltratada.

- Ao cristão é recomendado glorificar, engrandecer a Deus no corpo e no espírito (I Co 6.20). Tudo que temos e somos, cristãos ou não, pertencem a Deus (Sl 24.1).

- O corpo do homem, da mulher nascidos de novo, são templo e morada de Deus (I Co 6.19; Ef 1.13) - A condicionante é viver nesta vida na obediência ao Senhor Jesus (Jo 14.23).

– Para a eternidade, o corpo do salvo em Jesus, na ressurreição será transformado em corpo glorificado (plenitude da redenção - Rm 8.23; Fp 3.21). De modo que o corpo de cada ser humano é identidade personalíssima até na eternidade. E lá nos conheceremos.

“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus” (Mt 8.11).

– Toda a nossa existência aqui é uma e única no corpo, um dia prestaremos contas dela a Deus (Ec 12.14). Deus não é fluido, uma força inominada, é Deus pessoal, o juiz de toda a Terra (Gn 18.25; Sl 7.11; 33.5).

I – A Criação do Ser Humano

O homem é o único ser criado à imagem e semelhança do seu Criador - Em aspectos espiritual, moral e intelectual (Gn 1.26-27). E de Deus recebeu diretamente o fôlego da vida (Gn 2.7).

A sua criação ocorreu de modo imediato e não evolutivo - Adão, o primeiro homem criado (Gn 2.7,19-20). E Eva, a primeira mulher, formada do corpo de Adão (Gn 2.21-23;3.20). Portanto, uma só espécie.

O hebraico adham é nome próprio e genérico - Também denota o significado de homens e humanidade (Sl 73.5; Is 31.3). 

A natureza humana - Consiste numa parte exterior, o corpo ou a carne (Gn 6.3; Sl 78.39, é o homem exterior. E a parte interior composta de espírito e alma, chama também de homem interior (II Co 4.16; I Ts 5.23). Assim cremos, é a teologia tricotômica do homem (Hb 4.12).

Espírito e alma - Distintos e Inseparáveis - O espírito é o componente pelo qual se tem comunhão com Deus. Tem duas faculdades: Consciência e a fé. E a alma definida nos aspectos de intelecto, emoções e vontade.

Queda e Restauração Humana – O homem foi afetado pelo pecado em todo o seu ser (Rm 7.20-23). E nesse entendimento não se pode dissociar o corpo do espírito e da alma. Ou seja, a vida espiritual não pode ser desassociada do corpo (I Co 6.20). Glorificai, portanto, a Deus no vosso corpo e espírito!

O Destino Final do Corpo - Voltará ao pó. E no caso dos salvos, receberão um corpo ressurreto e glorificado (I Co 15.42). E o não salvo, ressuscitado sem corpo glorificado (Dn 12.2; Jo 5.28-29).

II – A Visão Secular do Corpo

No hedonismo - A busca do prazer e as muitas fugas da realidade mundaniza os humanos e os faz insensatos, sem respeito e temor para com Deus.

No narcisismo pós-moderno – Há um foco excessivo pela aparência física, persegue-se o corpo estético ideal, as vezes com complemento alimentar danoso à saúde, importa autorrealização, admiração e ostentação da casca exterior.

Quando o apóstolo Paulo afirmou que o exercício físico para pouco aproveita, estava dizendo que só servia para esta curta vida aqui, enquanto uma vida piedosa, a vivência do amor cristão, repercute até na eternidade.

I Tm 4.8 – “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”.

Erotização e libertinagem – “O pecado não está no sexo. Mas na perversão de seu propósito” – Pr. Douglas Batista. Os gnósticos diziam que a matéria era má. A Igreja na Idade Média via o corpo como algo pecaminoso. A sexualidade Deus estabeleceu para procriação, prazer e bem-estar do casal monogâmico e hétero, dentro dos limites do matrimônio e do uso do corpo (Rm 1.26-27; Hb 13.4).

É triste ver a licenciosidade, conduta sexual desregrada, proliferando na sociedade e os indivíduos arranjando teorias para justificar a sua pecaminosidade latente, trazendo sérios problemas de ordem pública no ético-moral.

Defendem o direito ao aborto, a liberação das drogas, a prostituição, a pedofilia, o incesto, o suicídio assistido etc. o que podemos chamar de o enxoval da cultura da morte.

Liberdade e autonomia – Deus dotou os homens de livre-arbítrio (Gn 2.16-17). Tem autonomia para tomar decisões, fazer escolhas e se autogovernar.

Existencialismo ateu – Nele o homem não tem a quem se submeter. É dono de si. Ensina que para os seres humanos descobrir o sentido da vida devem usufruir de liberdade incondicional. Em geral, se tornaram inconsequentes, banalizam o corpo, as pessoas e a vida.

A verdade é que muitos indivíduos não assumem suas responsabilidades. Sofrem as consequências e um dia prestarão contas àquele de quem não podem fugir (Rm 14.11-12).

III – A Visão Bíblica do Corpo

O termo corpo (do grego, soma) - Normalmente identifica a parte do homem exterior (Mt 10.28; I Co 15.38).

O termo carne (do grego, sarx) - Quando se refere ao homem físico e inclui a sua presença exterior (Lc 24.39; At 2.31). Assim sendo, o corpo é o invólucro da parte imaterial do ser humano.

Carne em sentido negativo - Geralmente na Bíblia diz respeito à natureza caída, o homem preso e sob o pecado, e não ao corpo físico (Rm 7.18).

O corpo envelhece e morre, o espírito volta para Deus que o deu (Ec 12.7; Tg 2.26) - Eis a razão por que no corpo está o limite da existência material (reiteração).

O Estado Intermediário – É o período entre a morte e a ressureição – O corpo estará no pó, sepultado, e a parte imaterial do ser humano subsiste consciente (Lc 9.28-31;16.22-31), na dimensão espiritual, conforme a condição diante de Deus.

O corpo material não herdará o Reino de Deus – Ou seja, não é apropriado para a dimensão celestial (I Co 15.50).

A glorificação - a terceira e última etapa da redenção - As duas primeiras são justificação e santificação. E, portanto, o último inimigo a ser vencido é a morte (I Co 15.12-26).

Glorificação na ressurreição (Rm 8.22-23) – É a transformação do corpo mortal em corpo glorioso, semelhante ao de Cristo (I Co 15.51-52; Fp 3.21). Jesus ao ressuscitar aniquilou, destruiu o império da morte (Hb 2.14-15) e garantiu a nossa ressurreição.

Conclusão

1. Não se pode pecar no corpo e não afetar o espírito e alma. É enganoso, transgride-se princípios divinos.

2. Deus, o Criador e redentor,  não quer interagir conosco só espiritualmente, e sim com o ser humano na integralidade, espírito alma e corpo.

3. Não reine (domine), portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências (Rm 6.12). 

4. Enfim, que apresentemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que o culto racional, com entendimento (Rm 12.1).

 

Fontes da pesquisa:

Bíblia Sagrada.

Lição EBD/CPAD – 3º trimestre de 2023.

Anotações Pessoais do Blog.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 26/08/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...