Imagem:www.dicom.com.br
Segundo Bellan (2005,p.20)
“a andragogia é a ciência que estuda como os adultos aprendem”. A autora relata
que foi o educador alemão Alexander Kapp em 1833, quem primeiro usou esta
nomenclatura.
A Andragogia foi definida
por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em
oposição à Pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles
foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois
campos não são mutuamente excludentes. Segundo eles, Knowles chegou a indicar
que os dois conceitos formariam um continuum, indo da educação centrada no
professor à educação centrada no aprendedor. (WALL e TELLES, 2004).
Andragogia (do grego: andros
- adulto e gogos - educar) procura compreender o adulto. Os adultos devido às
experiências que passam durante a vida e o conhecimento que vem da realidade,
buscam desafios e soluções que façam diferença em suas vidas.Eles aprendem
melhor quando o assunto faz relação com sua vida diária. O aluno adulto,
diferencia-se dos demais, na consciência de que precisa do conhecimento, que
este lhe faz falta.
De acordo com Gomes, Pezzi e
Bárcia (2006), os princípios da Andragogia e as teorias que sinalizam uma
pedagogia voltada para o aluno, estão trazendo maiores contribuições no
trabalho com adultos.
Nesse sentido, Knowles
(1977) citado Gomes, Pezzi e Bárcia (2006, p. 3) diz que "a teoria da
aprendizagem de adultos apresenta um desafio para os conceitos estáticos da
inteligência, para as limitações padronizadas da educação
convencional...".
A Andragogia sendo a
questionadora do modelo educacional aplicado nos adultos procura conhecer as
particularidades da aprendizagem no adulto e adequar ou promover métodos
didáticos para serem usados especificamente nessa população.
Fonte: andragogiaonline.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
INCLUIR COMENTÁRIO!