Pesquisar

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Deus está no controle de tudo e de todos?

 

É uma falácia, falsidade pela generalização. Depõe contra Deus. Atenção à exegese bíblica: A quem se refere o texto e o contexto; se contém figuras de linguagem, para não fazer interpretação literal; tem o texto aplicação no presente ou é escatológico?

De tudo o quê? Da sua Criação e de qualquer pessoa? Depende em que esfera da sua vontade Deus agiu ou está agindo. Se envolve objetivos divinos macros, muito além do que imaginamos, se as pessoas no contexto das circunstâncias têm ou não relacionamento com Ele (Jo 14.21-23; Hb 11.6). Então, depende!

Salmos 34.7 – “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Opa! Já não é em redor de todos.

Salmos 37.25 – “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”. A experiência do salmista aponta para o justo. Não é para todos.

Há quem afirme: Nada acontece no mundo se não for da vontade de Deus”.  E fica subtendido que Deus tem uma só expressão de sua vontade: A soberana. Não é verdade. Há outros aspectos a considerar da vontade de Deus nas Escrituras: A moral, permissiva e deixou também expressa a sua perfeita vontade desejável, de salvação para com os homens (I Tm 2.4).

Como Criador dos mundos (Gn 1.1; Hb 11.3) Ele rege, governa por Leis Universais Cosmológicas, da Física, Química, Biológicas, Astronômicas, etc..., estabelecidas pelo seu próprio poder e sabedoria, as quais estamos muito distantes de mensurá-las.

Gn 12.1-3 – A partir de Abrão, Deus fez uma escolha, uma chamada individual, formou o povo judeu, com propósitos salvíficos. O objetivo   final era trazer salvação a todos os homens (L 2.28-32;3.6; Jo 3.16; 4.22). Em Abrão seriam benditas todas as famílias da Terra.

Na imensa massa de humanos, nas Escrituras Deus trata com três agrupamentos de pessoas: Gentios, Israel e a Igreja.  

Leva a erros teológicos e doutrinários aplicar de forma genérica a outras pessoas, ou a outro povo, um texto bíblico de uma chamada específica individual ou coletiva. Em Israel, povo de Deus por eleição, era comum as chamadas específicas de pessoas, conforme o propósito divino. E dessa forma o legislador Moisés, profetas e reis foram levantados. Na trajetória da Igreja Cristã, também vemos chamadas específicas, como foi a dos doze primeiros discípulos de Jesus (Mt 10.1-4; Jo 15.16). E ainda houve um, entre eles, que se deixou ser usado pelo diabo (Jo 6.70-71; At 1.16-18;25; Ef 4.27). E a profecia a respeito revelava presciência divina, não significa dizer que estava predeterminado por Deus (Mt 26.21-15; Jo 13.18-30).

É oportuno lembrar que em toda a trajetória de Israel, especialmente no Antigo Testamento, era um testemunho vivo da fé monoteísta (Êx 20.1-3; Dt 6.4-5; 33.26-29) contrapondo-se aos povos pagãos. E fazia e faz a diferença entre o que serve ao Deus verdadeiro e ao que não serve (Is 43.10-12; Ml 3.18).

Reina o Senhor Deus sobre a Terra na presente era?

I Cr 16.31 – “Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O SENHOR Reina”. 

Salmos 96.10 – “Dizei entre os gentios que o SENHOR Reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão”.

Salmos 99.1 – “O SENHOR Reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra”.

Êx 15.18; Sl 146.10 - Quando lemos textos bíblicos que expressam o Senhor reina ou reinará perpetuamente, está num contexto de um povo de chamada específica, em um Governo Teocrático. Essas passagens estão nos seus cânticos, como fez Moisés (Êx 15.1-19), nas ações de graça de Davi (I Cr 16.1-43) quando do retorno da arca do Senhor à Jerusalém (I Cr 15.29). E em tantos outros salmos de Israel (Sl 93.1; 97.1). Entretanto, não significa dizer que Deus governa as nações no sentido literal.   

As nações diante da grandeza de Deus é como uma gota que cai de um balde, o pó miúdo das balanças, são menos do que nada perante Ele (Is 40.15,17). O fato de Deus intervir na História Humana quando lhe aprouver e com propósitos, não comporta o chavão dos monergistas de que “Deus tudo governa e controla”.  Ele o faz pela circunstância e objetivamente (Dn 4.31-32; 5.1-30). O Senhor Jeová, no coletivo, não tem uma relação com as nações pagãs e ímpias.

Em I Sm 8.1-22, Israel pede mudanças da Teocracia para Monarquia e se constituísse reis sobre a nação. E Deus disse que o povo estava rejeitando-o para que não mais reinasse sobre ele (I Sm 8.7-8). E uma Monarquia com o dedo de Deus se seguiu. Mais tarde, a salvação veio dos judeus (Jo 4.22) por Jesus Cristo.

O governo político-econômico da Terra Deus deu ao homem, em jurisdição e por áreas, desde o princípio (Sl 8.3-9;113.5-6;115.16; Rm13.1-7; Ef 4.11-12;6.1-2). – Veja artigo: http://samuca-borges.blogspot.com/2022/06/deus-principios-limites-juridicionais.html

E vai no “pacote” direitos, deveres e as responsabilidades, além das implicações da queda espiritual do homem no Éden. O que Deus não deu ao homem foi domínio sobre outro homem. Aliás, a História da Humanidade está marcada com muito sangue derramado por causa do domínio humano sobre os seus semelhantes. É o mais primitivo abuso de poder.  Ele deu ao homem governo, gestão sobre os recursos naturais da Criação (Gn 1.26-31).  A queda do homem no Éden não alterou essa decisão divina, na verdade, agravou, complicou o governo humano na Terra (Gn 3.11-24).

Vemos nos evangelhos que Jesus foi aclamado Rei em Jerusalém pelas multidões, uma na frente e outra atrás, e cumpriu-se a profecia a esse respeito (Lc 19.28-44). Porém, não reinou politicamente em Jerusalém. Ele pregava o Evangelho do Reino de Deus. Onde houve aceitação por fé da sua mensagem ali se fez Reino de Deus. E o ministério terreno de Jesus foi efetivamente Reino de Deus na terra em curas, milagres, libertações, vitória sobre a morte e salvação para os que creram. 

A vontade soberana de Deus continua inviolável e se cumprirá na sua totalidade (Is 43.13;46.9-10), em relação a tudo que criou e sustenta. Na presente Dispensação da Igreja, o Pai deu ao Filho todo o poder, nos Céus e na Terra (Mt 28.18; Jo 3.35). E afirmo: A Igreja Cristã é a maior expressão do Reino de Deus na Terra.

O Deísmo é uma deturpação da Soberania de Deus - Crença que, apesar de admitir a existência do Ser Supremo, ensina que ele não está interessado no curso que a história toma ou venha tomar. Ou seja, Deus nos criou e nos abandonou à própria sorte. É a distorção do teísmo bíblico.

 A afirmação “Deus está no controle de tudo” padece de respaldo bíblico. E “achar” que Ele controla a tudo e todos não o faz mais Soberano do que Ele é. Só lhe impõe mais responsabilidade como o Criador e Senhor e serve para omitir a dos homens.

Ao analisarmos a humanidade alienada de Deus, devemos considerar o agir do maligno que por natureza é iníquo, perverso com total ausência de bondade (II Ts 2.7-8). E a pecaminosidade humana com suas consequências em não atentar para obedecer a Deus (Ec 12.13-14).

Em outras palavras, a grande massa de humanos evidencia o trágico estado da natureza humana caída (Rm 3.23;6.23) e a agenda do diabo em ação: Mentir, roubar, matar e destruir (João 8.44;10.10).

Jean Paul Sartre (1905-1980), um dos principais filósofos existencialista, escritor e crítico francês, dizia: “Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências”.

O pior, em Sartre, foi ignorar Deus no seu existencialismo exacerbado.

O mundo incrédulo está sob domínio do maligno e em rebelião contra Deus.

O diabo é o deus deste mundo, sistema de valores opostos, contrários a Deus (Jo 14.30; 16.11; II Co 4.4; Gl 1.4; Ef 6.12; Hb 2.14).

João 3.36 - A ira (juízo, indignação) de Deus permanece sobre os filhos da desobediência, ou seja, aqueles que não tem dado crédito ao seu chamado de amor e misericórdia (Is 55.6-7; Mt 11.28-30).

I João 2.13-14 – A Igreja, pelo conhecimento de Deus, pela Palavra, no nome de Jesus (Mc 16.17), podemos resistir (Tg 4.7) e vencer o poder das trevas (Lc 22.53; At 26.18;).  O poder das trevas é real, entretanto, tem limitações (Jó 1.12;2.5-7; Atos 19.15; I Jo 5.18; II Ts 3.3). As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mt 16.18).

Deus não governa o mundo ímpio e nem se relaciona com o homem no pecado. Inclusive, falta com a verdade afirmarem no meio cristão de que “Deus ama o pecador e aborrece o pecado”. Em João 3.16, Deus amou o mundo (Humanidade) enquanto projeto de redenção na eternidade. E provou o seu amor (Rm 5.8). Deus ama ao homem arrependido, que creu em Cristo Jesus e tornam-se filhos de Deus (Jo 1.11-12). Do contrário, reitero, a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3.18,36; C l3.5-6). 

Provérbios 24.20 – “Porque o homem maligno não terá galardão, e a lâmpada dos ímpios se apagará”.

Em João 16.7-11 – Jesus fala de sua ascensão ao céu e da vinda do Espírito Santo e sua missão de convencer o mundo (humanidade) do pecado, da justiça e do juízo. E com relação ao juízo, disse: “porque já o príncipe deste mundo está julgado”. Há várias verdades soteriológicas neste texto em relação ao diabo:

1. Hb 2.14 – Jesus pela sua morte, pagou pelos pecadores, dando-lhes condições de redenção, aniquilando o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Ou seja, o trunfo de acusador, de condenador ele perdeu. Glória a Deus! Há perdão no calvário (Jo 1.29).

2. I Jo 3.8 – Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo, homicida desde o início da História Humana (Jo 8.44). Oposto a ele, Jesus veio para dar vida abundante (Jo 10.10). Buscar e salvar o que se havia perdido, o homem no pecado (Lc 19.10).

3. Cl 2.14 – Jesus pela cruz rasgou a cédula de condenação que era contrária ao homem caído, abrindo a porta da salvação aos arrependidos (At 17.30-31).

I João 5.19 – Porém, no dia a dia dos homens, o mundo incrédulo ainda está todo no maligno, sob a influência de suas astutas ciladas (Ef 6.11), possessão, opressão, e poder das trevas (Lc 8.27;13.16; At 26.18), operação do mistério da injustiça e engano (II Ts 2.7,10-11).

Deus não deseja e nem causa o que de ruim ocorre no seio da Humanidade. O que realmente pesam são os seguintes fatores:

a) A queda no mundo espiritual, a do homem no Éden e as decisões e escolhas humanas. E as consequências não são opcionais, seguem o curso da semeadura (Gl 6.7-8). Ou seja, o homem segue colhendo o que tem plantado.

Afirmar que foi, ou é Deus quem quis sofrimento sobre a Humanidade é ingênuo e afronta a Justiça Divina. 

Jeremias 29.11 – “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Palavras do profeta aos cativos em Babilônia, quando não ouviram os muitos apelos da parte de Deus, com promessa de restauração (Jr 29.10). Do mesmo modo, Deus tem agido, chamando a Humanidade ao arrependimento pela pregação do evangelho (Mc 16.15-16; Jo 3.16). Com uma diferença: O juízo sobre a nação de Israel era por um tempo determinado, vara de correção. Com o homem no pecado e nele permanecendo, chegará o momento em que o juízo será definitivo.

Assim sendo, a expressão “Deus está no controle de tudo é bíblica”? Não!  E tem servido para quê?

a) Primeiro, não exalta a Soberania de Deus, pelo contrário, a torna ordinária e esdrúxula.

b) Tenta justificar um determinismo cego nos acontecimentos sobre a raça humana. O homem foi criado um ser pessoal, moral e espiritual, à imagem e semelhança do seu Criador, não como um fantoche inanimado (Gn 1.26-27). O homem é um ser com consciência racional, com discernimento do certo e do errado.  Não é um mamulengo, um boneco de pano sem espírito e alma. Como a porta da perdição é larga, a maioria segue por ela (Mt 7.13).

c) Leva o homem a se esquivar da responsabilidade de seus atos e se omitir na luta contra o pecado (Lm 3.39; Is 55.7; Pv 28.13).

d) Ofusca a realidade do mundo espiritual a partir de onde age o maligno com repercussões destrutivas sobre as nações e os humanos (Is 14.12-16; Jó 1.6-7; Jo 10.10; Ef 6.10-13; Hb 2.14).

Conclusão Reflexiva

O que tem afetado a Humanidade é consequência da violação da Vontade Moral de Deus, a quebra de seus mandamentos e preceitos.

A sentença da serpente em Gn 3.14 foi a maldição de rastejar sobre o seu ventre e comer pó por toda a sua existência. Parafraseando o texto: O diabo se alimenta da carne, a natureza caída dos homens na incredulidade. Os que andam na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8). O encardido continua cumprindo a sua agenda: Matar, roubar e destruir (Jo 10.10) porque encontra “pasto” para comer e espaço para agir (Ef 4.27).

Autor desconhecido - “Deus é tão generoso, que te dá a liberdade de plantar o que quiser, e ele é tão justo, que você colhe exatamente o que plantou”.

Numa visão ampla, Deus intervém na Criação e no mundo dos humanos, quando são ações que têm a ver com seus desígnios, ou consecução de seus propósitos soberanos. Deus deu e respeita o livre arbítrio dado ao homem.

Deus detém o poder sobre toda a Criação (Sl 113.4-6), no sentido de haver estabelecido Leis Universais para regê-la (Sl 103.19;104.1-5;19). Essas Leis os cientistas descobriram algumas, na Física, Química, biológicas, astronômicas, etc...

    Este mundão gentílico é uma tapera e a Igreja Cristã a forquilha de sustentação. Quando a Igreja for arrebatada, se saberá o real valor da Noiva do Cordeiro na Terra. E assim será, nos aspectos espiritual moral e social. 

Tanto no Plano da Salvação, bem como no existencial humano, os ensinos e doutrinas que levam ao extremo a Soberania de Deus, sem necessidade, e não consideraram outros aspectos da vontade divina, reduz o homem a uma marionete sem responsabilidade pelos seus atos.

O Plano Divino da Redenção é soberano e incondicional no primeiro tempo. Estabelecido, revelado o caminho de acesso a Ele (Jo 14.6), Deus não age em favor dos homens, a priori pela sua necessidade, e sim mediante a fé (Hb 11.6; II Ts 2.8-12). Ele nem ouve a pecadores, mas ao que o teme e obedece a este ouve (Jo 9.31). No segundo tempo, a oferta de amor para salvação dos homens, existem condicionantes divinas: Arrependimento e fé. A salvação é pela Graça, porém não é barata. Não sabemos aquilatar o seu valor. 

Em pese a trajetória humana com tantos conflitos bélicos, a Terra manchada de sangue, calamidades naturais, pestilências, doenças, epidemias, pandemia, a Soberania de Deus está intacta. E vem sendo exercida com Independência Plena. Que Deus ajude a cada cristão seguir a Cristo em temor e tremor até que venha arrebatar a sua Igreja. Amém!

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 01/06/2022.

 

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Reflexão importante para os dias de hoje, em que muitos escolhem viver em uma das extremidades: acovardados em não assumir decisões que Deus nos incumbe ou ignorantes/desobedientes à Sua vontade (Soberana).

    ResponderExcluir
  2. Deus continue te usando em sabedoria e ousadia para transmitir as verdades cristãs (por cristianismo mais autêntico!).

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...