Pesquisar

domingo, 17 de novembro de 2019

A Ética Secular versus a Ética de Jesus!


1.Na Ética secular o homem precisa se encontrar consigo mesmo. Na Ética de Jesus o homem precisa se encontrar com Ele, negar-se a si mesmo, submeter-se ao seu senhorio e segui-lo (Mt 8.34).

2.Os homens secularizados vivem em torno do que possuem. Na Ética de Jesus “A vida de qualquer um não consiste na abundância daquilo que possui” (Lc 12.15). É o ser sobre o ter.

3.O homem na sociedade secularizada corre sempre atrás da vantagem sobre o outro. Jesus nos ensina: “O que vós quereis que os homens vos façam fazei-lhe também vós” (Mt 7.12).

4.O homem secular quando muito faz ama ao que o ama. Na Ética de Jesus devemos “amar até os inimigos”, os que nos maltratam e perseguem...(Mt 5.43-44).

5.Na sociedade mundana o homem paga mal por mal. Na Ética de Jesus devemos pagar o mal com o bem (Rm 12.17ª,21).

6.Na Ética secular os homens vivem se acusando uns aos outros, apontando-lhes os defeitos.Na Ética de Jesus ninguém pode apontar o arqueiro no olho do seu semelhante ou irmão, com uma trave (uma falta maior), no seu olho (Mt 7.3-5).

7.O homem na sociedade secularizada perdeu o valor da vida. Estamos nos matando de múltiplas formas por causa do ter, cobiça, ganância, ódio, avareza, egoísmo, etc. Na Ética de Jesus, em Mt 16.26, “O valor de uma alma vale mais do que o mundo inteiro”.

Aplicação

1.Que tipo de Ética estamos vivendo? A secularizada ou a de Jesus, o Cristo?

2.A vida que vivemos, como nos relacionamentos com amigos, família e semelhantes, no tratamento e na consideração com o outro, atesta qual Ética praticamos.

3.Não é verdade que quem ama sempre concorda. Com respeito, podemos discordar no convívio social.  Amando, posso discordar, ter divergências de ideias, princípios, valores e crenças.

4.Não falamos da Moral. Ela é pessoal. De cada indivíduo. Porém, os limites da Moral individual em sociedade, estão na Ética Coletiva.

5.De uma verdade tenho certeza: A Ética de Jesus faz e fará toda diferença em nossas vidas.

6. A Ética de Jesus não é produto de filosofias humanas. Ela é divina! Siga a Cristo. E somente nele, podemos nos tornar novas criaturas (II Co 5.17). E só Ele tem palavras de vida terna (João 6.68). 

7. Assim sendo, aprendemos acerca da Ética de Jesus, ciente de que o moralismo humano não nos torna aptos à salvação. E sim, pela sua graça redentora (Ef 2.8).

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN – Novembro/2019 - Revisada em 19/01/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...