Pesquisar

domingo, 14 de maio de 2023

A história de Thomas Edison

Feliz Dia das Mães!

 
Mais de 90% das pessoas com sucesso, bem-sucedidas, bons profissionais, sábios, inventores, escritores, médicos, juízes, governantes de municípios, estados e países, pessoas influentes na sociedade e na vida, foram geradas, educadas, ensinadas, acompanhadas e incentivadas por uma MÃE, que quase nunca é lembrada pelo que ela fez.

Sua mãe (Nancy Matthews Elliott – 1810-1871), o transformou no gênio do século, o inventor da lâmpada incandescente e muitas outras...

Um dia quando criança Thomas voltou da escola e deu um bilhete da professora para sua mãe.

Ele disse a ela:

– Mãe, a professora me deu este papel e me disse que somente a senhora poderia lê-lo.

– O que diz?

Os olhos dela encheram de lágrimas enquanto ela lia em voz alta para o filho.

– “Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem bons professores para treiná-lo. Por favor, ensine você mesma.

Sua mãe fez exatamente isso até que ela adoeceu e faleceu, foi então que Thomas leu a verdadeira mensagem daquele bilhete.

“Seu filho tem deficiência mental, não podemos mais deixá-lo frequentar a nossa escola. Ele foi expulso”.

Ele ficou emocionado e escreveu o que dizia no seu diário. “Thomas Edison, era uma criança com deficiência mental, cuja mãe o transformou no gênio do século”.

Acredite sempre em seu coração e na sua alma, pois você será capaz de grandes coisas em sua vida. A única coisa que está em seu caminho é você mesmo, então trate de vencer você mesmo.

Thomas Alva Edison (1847-1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.

“O feiticeiro de Menlo Park”, como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Em toda a sua vida ele registrou 2332 patentes, algumas delas:

– Bateria de carro elétrico

– Câmera de cinema

– Caneta elétrica

– Distribuição de energia elétrica

– Embalagem a vácuo

– Fonógrafo

– Lâmpada incandescente

– Mimeógrafo

Fonte: Agroflorestamazonia.com – Pesquisa em 14/05/2023.

E a sua Samuel? 


A minha deixou um legado de educação simples, tendo por esteio a honestidade, a verdade, trabalho, amor e respeito aos semelhantes. Um legado de fé, muito além da religiosidade, cujo teor repercute com firmeza e segurança na eternidade. Saudades de Joanita Pereira Borges (24/06/1926 - 05/06/2017).

E minha homenagem ao meu grande amor, Sandra Tavares de França Borges, mãe dos nossos filhos: Samara, Sayonara, Samuel Natã, Sabrina e os netinhos Alice e Miguel...e vem mais aí!


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal RN, 14/05/2023.

sábado, 13 de maio de 2023

Quem eram os Moabitas?

 

Os moabitas eram uma tribo descendente de Moabe, filho de Ló, nascido de uma relação incestuosa com sua filha mais velha (Gênesis 19.37). De Zoar, o berço desta tribo, na fronteira sudeste do Mar Morto, eles gradualmente se espalharam pela região a leste do Jordão. Pouco antes do Êxodo, os amorreus guerreiros atravessaram o Jordão sob Siom, seu rei, e expulsaram os moabitas da região entre o vale do rio Arnom e o rio Jaboque e ocuparam-na, tornando Hesbom a sua capital. Os moabitas foram então confinados ao sul do vale de Arnom (Números 21.26-30).

Durante o Êxodo, os israelitas não passaram por Moabe, mas pelo "deserto" a leste, eventualmente chegando ao país ao norte de Arnom. Os moabitas ficaram alarmados, e seu rei, Balaque, procurou socorro dos midianitas (Números 22.2-4). Esta foi a ocasião em que ocorreu a visita de Balaão a Balaque (Números 22.2–6).

Nas planícies de Moabe, que estava em poder dos amorreus, os filhos de Israel tiveram seu último acampamento antes de entrarem na terra de Canaã (Números 22.1; Josué 13.32). Foi do alto de Pisga que Moisés, o mais destacado profeta do AT, olhou para a Terra Prometida; foi em Nebo que ele morreu a sua morte solitária; foi no vale em frente a Bete-Peor onde ele foi sepultado (Deuteronômio 34.5-6).

Uma pedra de basalto, com uma inscrição do Rei Mesa, foi descoberta em Dibom por Klein, um missionário alemão em Jerusalém, em 1868, consistindo de trinta e quatro linhas escritas em caracteres hebraico-fenícios. A pedra foi criada por Mesa por volta de 900 a.C. como registro e memorial de suas vitórias. Ela registra as guerras de Mesa com Omri, seus edifícios públicos e suas guerras contra Horonaim. Esta inscrição suplementa e corrobora a história do Rei Mesa registrada em 2 Reis 3.4-27. É a mais antiga inscrição escrita em caracteres alfabéticos e, além de seu valor no domínio das antiguidades hebraicas, é de grande importância linguística.

Talvez o personagem bíblico mais significativo que veio de Moabe tenha sido Rute, que era "das mulheres dos moabitas", mas estava geneticamente ligada a Israel por meio de Ló, sobrinho de Abraão (Rute 1.4; Gênesis 11.31; 19.37). Rute é um exemplo de como Deus pode mudar uma vida e levá-la em uma direção que Ele preordenou, e vemos Deus executando o Seu plano perfeito na vida de Rute, assim como faz com todos os Seus filhos (Romanos 8.28). Embora ela tenha vindo de um passado pagão em Moabe, quando conheceu o Deus de Israel, Rute se tornou um testemunho vivo para Ele pela fé. Rute, a moabita, é uma das poucas mulheres mencionadas na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1.5).

 

Fonte: Gotquestions.org. – Pesquisa em 13/05/2023.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia.

Natal/RN, 13/05/2023.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...