Pesquisar

domingo, 16 de outubro de 2022

O Valor da Salvação da Alma Humana. Como obtê-la?

Pelas Escrituras Sagradas aprendemos:

a)   A salvação do homem pelo homem é impossível (Mc 10.24-27).

b)   Deus proveu redenção para toda a Humanidade (João 3.16).

c)   A salvação não é meritória, ou seja, nenhum de nós podemos nos salvar fora da Graça Divina, mediante a fé (Efésios 2.8-9). 

d)   O sofrimento humano, seja pela Lei do Carma, supostas reencarnações, não servem para purificação de pecados e nem ao aperfeiçoamento espiritual do homem perante Deus. Isto é o homem fazendo religião.

e)  O Ide e pregai de Jesus a toda criatura consiste em Arrependei-vos dos pecados e crede no Seu Evangelho (Mc 1.14-15;16.15-16).

f)     E segundo Isaías 64.6 – “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam”. Atentar: “Trapo de imundícia”, à época, eram os panos usados pelas mulheres em dias de menstruação. A ilustração do profeta dá uma ideia de o quanto é fajuta a nossa justiça diante do Santo e Eterno Deus.


1. Os sacrifícios do culto mosaico apontavam para Cristo. Na Lei quase tudo era purificado com sangue.

Hebreus 9.22 – “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Ou seja, não haveria perdão.

A oferta pelo pecado (Lv 4.1 a 5.13; 6.4-30;8.14-17;16.3-22).

Para o sumo sacerdote e a congregação: Um bezerro.

Para demais líderes: Um bode.

Para qualquer pessoa do povo: Uma cabra ou um cordeiro.

Para os pobres: Duas rolas ou dois pombinhos.

Para os muito pobres: Uma décima parte de uma efa de flor de farinha.

Nota: Quem não tinha um animal para sacrificar, podia levar uma porção de farinha e apresentar ao sacerdote...conforme a sua condição material.

2. O cordeiro da Páscoa Judaica era um símbolo de Jesus. Apontava para o sacrifício de Jesus na cruz. A Páscoa foi instituída, como um memorial perpétuo, quando da libertação do povo hebreu no Egito. O sacrifício de Jesus, abarca a toda Humanidade, provendo redenção.

Êxodo 12.3-5 – “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras”.

Êxodo 12.11 – “Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor”.

Êxodo 12.12-14 -  “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”.

Disse o apóstolo Paulo, em I Co 5.7 – “...Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”. Cumprido está a simbologia em Cristo Jesus.

3. O período da Lei revelou a incapacidade do homem se salvar praticando a Lei (Rm 3.19-20). Jesus pelo seu sangue instituiu a Nova Aliança da salvação pelo seu sacrifício substitutivo na cruz.  

Mateus 26.26-28 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando- o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (Nova Aliança), que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

Ao estabelecer a Santa Ceia, na última páscoa, o pão é figura do seu corpo e o fruto da uva, do seu sangue.

4. Não se compra salvação por meios materiais humanos e muito menos por tradição dos pais.

Mateus 16.26 – “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? ”

I Pedro 1.18-19 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

5. Jesus, Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

João 1.29 – “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

6. Jesus veio ao mundo, encarnou para padecer na cruz em favor dos pecadores. Veio buscar, salvar o homem perdido (Lc 19.10).

Mateus 16.21 – “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia”.

Hebreus 2.9 – “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”.

7. A morte de Jesus é causa da eterna salvação.

Hebreus 5.9 – “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.

8. É o sangue de Jesus que purifica o homem de todo o pecado.

I João 1.7 – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

9. O castigo que nos traz a paz estava sobre Jesus e pelas as suas feridas fomos sarados. 

Isaías 53.5 – “Mas ele (Jesus) foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

10. A morte de Jesus foi por doação do Pai para salvação de todo o que crê.

João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

11. Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação perante Deus, o Pai (Rm 8.31-39).

Romanos 4.25 – “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”.

Romanos 5.1 – “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Nota: O salvo em Cristo, obtém a posição de justo, pela justiça de Deus cumprida na cruz. É o status de santidade como que nunca tenha pecado.

12. Pela sua morte sacrificial, Jesus cancelou a sentença de condenação contra o pecador arrependido e destruiu o império da morte, o trunfo de acusar e condenador do diabo.

Colossenses 2.14 – “havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.

Hebreus 2.14 – “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo”.

E finalmente, a morte física como a espiritual são consequências da queda do homem no Éden. Porém, em Jesus podemos ter vida eterna. Venha a Cristo! Um convite do amor incomparável...

João 3.36 – “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

Romanos 6.23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Por Samuel Pereira Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal RN, 16/10/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...