Pesquisar

segunda-feira, 12 de junho de 2023

O caso Ananias e Safira em Atos 5.1-11

 A verdade sobre a mentira na Bíblia

a) Levítico 19.11 – A mentira viola o mandamento de Deus

b) Nm 23.19; Tito 1.2; H 6.18 - Deus não pode mentir.

A mentira é incompatível com a sua natureza, sendo Ele pois o Deus da verdade (Sl 31.5), o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviou ao mundo (João 17.3).

c) João 8.44 – Disse Jesus sobre o diabo: ”...ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

d) João 14.6 – Jesus é o caminho exclusivo para o Pai; Ele é a personificação da verdade. Ele é a vida. E vida eterna só por Jesus Cristo (João 3.36).

e) Tiago 3.14 – A mentira e a verdade estão sempre em oposição.

Quem pratica a verdade vem para luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (João 3.21).


Exortações contra a mentira, o engano e a falsidade

Salmos 15.1-2 – “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração”.

Salmos 101.7 – “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos" (Sl 1.5-6).

Salmos 119.30 – “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos”.

Provérbios 2.7 – “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade”.

Provérbios 12.17 – “O que diz a verdade manifesta (promove) a justiça, mas a testemunha falsa engana”.

Efésios 6.14 – “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” (A verdade e a justiça são componentes da armadura de Deus para o cristão).

Efésios 4.23-24 – O velho homem se corrompe pelas concupiscências do engano. Já o novo homem, segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Efésios 4.25 – “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.

Colossenses 3.9 – “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”.

I João 1.6 – “Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade”.

Apocalipse 21.8 – “...e a todos os mentirosos a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Bem como não entrarão na cidade santa qualquer que ama e pratica a mentira (Ap 22.15).


I Tm 3.15 - A Igreja é coluna e firmeza da verdade.

João 17.17 – Fomos santificados na verdade da palavra de Deus. E Espírito Santo veio para nos guiar em toda a verdade (João 16.13).

II Coríntios 13.8 (NVT) – “Pois não podemos resistir à verdade, mas devemos sempre defendê-la”.

II Coríntios 13.8 (ARA) – “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”.

II Coríntios 13.8 (Versão Católica) – “Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade”.


O que aprendemos do caso Ananias e Safira em Atos 5.1-11


1.O relato de Atos 4.32-37 e 5.1-11 dar-nos entender que Ananias e Safira tiveram certa inveja para se apresentarem tal qual Barnabé na Igreja Primitiva, o qual havia vendido seus bens e entregue para Igreja local.

2.A competitividade seja na sociedade, na família como na Igreja, pode levar pessoas ao caminho do falso e da mentira.

3.O casal foi irreverente em relação ao sagrado, no nascedouro da Igreja Primitiva e entendeu Deus deixar essa lição corretiva na coletividade. E, portanto, reprovou a mentira e enalteceu a verdade.

Atos 5.11 – A repercussão do caso, trouxe sobre a Igreja temor a Deus.

4.A mentira não bate com os fatos e leva a perda da confiança, confunde e causa engano da realidade.

5.Há filhos que se tornam mentirosos por causa dos pais, os quais mentem com certa naturalidade, como se não fosse nada de mais: “Se alguém me procurar diga que não estou”.

6.Existem pessoas que acham que pequenas mentiras não ofendem ou que não faz mal algum...e se tornam mentirosos funcionais.

7.Pais devem ensinar aos filhos a investir no Reino de Deus, ter visão de futuro, a serem poupadores para imprevistos ou com objetivos, contudo sem colocar confiança no que possui ou venha possuir (Lc 12.15). E sim fé no Deus a quem serve e cultua.

8. A mentira, meias verdades como meio de se autopromover, se auto afirmar quem não é, ou sem corresponder a realidade, assumir créditos de algo que não realizou, seja por cargo ou função na casa de Deus, é muito sério!

Deus não aprovou a mentira de Raabe. Porém, está escrito: “Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hb 11.31). Ela reconheceu o Deus de Israel e fez um acordo com os espias e cumpriu a sua parte. E o líder Josué considerou o acordado (Js 2.10-21;6.22-23).

Para Deus fazer acontecer não precisa de que pessoas saiam por aí mentindo. Deus não corrobora com o falso, com trapaças para conceder vitória ao seu povo.

O hábito de mentir é um defeito no caráter de quem mente (Samuel Borges).

Lucas 16.10 – “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”.

9.A exposição excessiva do que se faz ou é exercido, pode se tornar autopromoção irrelevante e “barata” diante dos homens e de Deus.

10. O episódio também nos ensina sobre a liberalidade no ato da generosidade. Onde investimos nossos recursos revelam desapego às coisas materiais, como também demonstra amor aos valores eternos.

Mateus 6.24 - Não se pode servir a dois senhores. Ou a Deus ou as riquezas.

Lucas 12.34 -  porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

É importante observar que esse ponto tanto se aplica às ovelhas, bem como aos líderes no contexto da Igreja Organização (I Tm 6.3-11; II Tm 2.4-6; I Pd 5.1-4). Infelizmente, há casos reprováveis na gestão das finanças na Igreja Organização em determinadas denominações.

Para Deus faz diferença a atitude interior de desprendimento e não propriamente a quantidade em si quando se recebe ou se doa na Causa do Evangelho.

11. O sagrado não diz respeito diretamente ao ambiente físico religioso. E sim a reverência nos atos solenes no culto e no serviço a Deus, tais como: A leitura da Bíblia, o teor das orações, o louvor ministrado, a explanação da palavra, ministérios não censurados, com a devida honra a Deus no exercício da fé.

Hebreus 10.31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo”.

12. A submissão à Palavra de Deus, orar e vigiar poderá nos guardar do germe enganoso da mentira. Não precisamos ser santarrões. Sejamos santos em toda a nossa maneira de viver porque Deus é santo. E que o Senhor Deus rico em misericórdias seja conosco. Amém!

Um ditado popular: “Torneira muito apertada, pode estar escondendo vazamento”.

Fontes de Pesquisa:

Bíblia Sagrada

Lição 11 EBD/CPAD - 2º trimestre de 2023

Pod EBD - Lição 11 - Os Prejuízos da Mentira na Família

Anotações Pessoais 


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 12/06/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...