Pesquisar

sábado, 14 de setembro de 2024

Como encontrar Deus?

Jeremias 29.13 – “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.

Introdução:

1.Nas palavras de Jeremias eis a fórmula de como encontrar Deus. É fácil ou difícil? Deus tem grande interesse, mas cabe a parte humana ter sede, ouvir atentamente a mensagem do evangelho... (Jo 7.37).

2.Deus se revelou ao mundo pelo seu filho Jesus. Todavia, muitos continuam distante de Deus, presos, cegos, enganados de várias formas, inclusive nas religiões, outros continuam na incredulidade.

I - O Antigo Testamento é o evangelho oculto - Deus em revelação progressiva, via Dispensações e Alianças, testando gradualmente a obediência dos homens. O Novo Testamento é o evangelho manifesto - onde Jesus Cristo é o ápice da revelação de Deus à Humanidade. 

João 1.17 – “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer”.

1.Em Mt 22.34-40, Jesus ensinou sobre o amor a Deus com primazia sobre tudo e sobre todos, e ao próximo como a si mesmo, e chamou de o Grande Mandamento. Certamente é condição para o homem, a mulher se encontrar Deus.

2.A partir do brado de Jesus na cruz “está consumado”, que significa no original, foi feito, está feito e continuará feito (João 19.30), Deus estabeleceu o caminho para os homens se chegaram a Ele.

3.Na cruz Deus estava em Cristo reconciliando o mundo (humanidade). A porta da graça salvadora ainda está aberta!

Disse o apóstolo Paulo: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (II Co 5.19).

II - Jr 23.23 - “Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?”.

1.Era Deus falando através de Jeremias contra os falsos profetas, tanto de Samaria como de JerusalémHoje, para nós importa a revelação do texto: “Deus é Deus de perto e de longe!”.

2.Para você ilustre leitor/ouvinte! Deus está perto? Distante? Ou inalcançável?

Sl 34.18 - Ele está perto daqueles de coração quebrantado.

Em João 14.6, Jesus declara-se abertamente: “...Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Então, não se faz mais necessário os ritos do culto mosaico, um clero, um sistema religioso, um sacerdote para nos conduzir a Deus.

Hoje precisamos de apascentadores de ovelhas salvas em Cristo Jesus. Para Pedro Jesus disse: Apascenta as minhas ovelhas.

Atos 4.12 – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Atenção! Veja através de qual nome tentas chegar a Deus.

4.Todo pecador arrependido, pode se chegar a Deus por Jesus Cristo.

Tito 2.11 -  A Graça de Deus tem se manifestado, trazendo salvação a todos os homens.

Diz um ditado: “Pecadores é a matéria-prima para Deus fazer salvos”.

II Co 5.17 – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

III - Tiago 4.8, aconselha: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração”. (duplo – diferentes sentimentos, opiniões, ideias como lhe convier, fingido, falso...).

Blaise Pascal afirmou: “Há dois tipos de pessoas: As que têm medo de perder Deus e as que têm medo de o encontrar”.

Fl 4.5 – “Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor”.

João 4.23 – Diz que Deus procura adoradores para que o adorem em espírito em verdade.

1.Atente! toda tentativa, manipulação no objetivo de materializar a fé, seja através de objetos ditos sagrados, ou consagrados, uso de velas, ou imagens de qualquer natureza são reprovadas diante de Deus e por Deus (Êxodo 20.3-4). Infelizmente, essas formas de exteriorizar a fé na adoração, no culto têm servido para controlar, escravizar as pessoas nas religiões.

2.A fé judaico-cristã é monoteísta. Deus é suficiente em tudo e sobre todos. Dispensa os deuses das mitologias pagãos, mediadores e medianeiras criadas pelos religiosos.

I Tm 2.5-6 – “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”.

3.Deus sendo um ser pessoal e sublime, o Espírito por excelência em absoluto, não se pode “cuidar que a Divindade seja semelhante ao ouro, a prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens” (Atos 17.29).

4.Tiago 1.27 - A religião pura, agradável para com Deus é assistir aos órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. Viva para Deus na prática da piedade e em santidade.

5.O evangelho da Graça é Deus de cima para baixo, procurando pecadores arrependidos para salvá-los. A religião em si mesma é esforço humano, tentando se salvar de baixo para cima.

6.A salvação pelo homem em si mesmo é impossível (Mc 10.26-27).

Charles Spurgeon (1834-1892) - pregador batista inglês:

Um salvador como Cristo é a única esperança para um pecador como eu!”.

7.Despido do velho homem, vivendo em novidade de vida, novas condutas, atesta o novo nascimento. Ressuscitado com Cristo, pensamos nos valores do Reino de Deus e por esses valores, como filhos do Pai, nos regemos (Ef 4.17-32;Cl 3.1-10).

8.Finalmente, resta aos homens, arrependimentos dos seus pecados, correrem para o Cristo da Cruz e do sepulcro vazio.

Atos 17.30-31 – “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”.

Conclusão

1.Em Atos 17.27 – No discurso de Paulo aos gregos, no areópago, em Atenas, declarou “Deus não está longe de cada um de nós”.

2.A mão do Senhor está estendida para salvar e seus ouvidos atentos para ouvir o seu pedido de perdão, importa aos homens reconhecer a  pobre situação diante de Deus (Is 59.1-2).

3.Sl 145.18 – “Perto está o Senhor de todos os que o invocam (suplicar, pedir socorro, auxílio), de todos os que o invocam em verdade”.

4.“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6). Chegará o tempo em que a porta da graça se fechará.

5.Certo é: Um dia todos os homens terão um encontro com Deus para prestação de contas, quer queiram ou não (Rm 14.11-12).

6.Meu conselho de amor! Venha hoje para Deus por Jesus Cristo, arrependido e com fé, confessando-o teu Salvador e Senhor. Amém!

Por Samuel P M Borges, Natal/RN – 04/08/2022 – revisão 14/09/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...