Pesquisar

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Melhorando sua Autoimagem


                               
Júlio César Zanluca
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” – Bíblia, livro de Provérbios, capítulo 4, verso 23.
Muitas pessoas são pessimistas por natureza – encontram defeitos em tudo, inclusive nelas mesmas. Isto tende influenciar seu trabalho e relacionamentos, gerando baixa produtividade e potenciais conflitos com outras pessoas, além, é claro, prejudicarem sua saúde.
Se é fato que as atividades profissionais e os compromissos diários nem sempre geram em nós plena satisfação, também é certo que muitos dos problemas que enxergamos estão em nós mesmos. Como mudar isto?
Não há fórmulas mágicas para uma atitude mais saudável. Mas é importante enxergarmos as coisas um pouco mais “cor-de-rosa”, já que, quer queira ou não, os desafios (e problemas) continuarão existindo – mas será mais fácil enfrentá-los se você tiver atitudes positivas!
Seguem algumas dicas para nos livrar do mau-humor e agir em direções mais saudáveis:
Não consuma lixo - por que você está entupindo sua mente com notícias policiais e valorizando notícias ruins quando você poderia assistir coisas engraçadas e inteligentes? Exponha-se apenas a coisas boas. Não perca tempo com nada que te faça ficar depressivo. Mude de canal! 

Todos os dias eu procuro ler algo inteligente e edificar-me com coisas saudáveis e boas. Xô pessimismo! 

Pratique a simplicidade - para quê complicar se pode ser simples? Você já percebeu que as crianças se alegram com pequenas coisas - que tal aprender com elas? Observe-as!
Aprenda coisas novas – que tal um curso de culinária, jardinagem, xadrez ou bíblico? Aprender renova nossas forças mentais, nos desperta para novas realidades e melhora nossa autoestima!
Relaxe – você vive num ritmo alucinante de trabalho/família/compromissos sociais? Que tal tirar uma pausa de 15 minutos diários, caminhando num bosque ou simplesmente fazendo uma oração à sós? Garanto que valerá a pena!
Cerque-se de pessoas felizes. Chega de prestar atenção ao "clube dos doentes". Que tal comentar o que você aprendeu, o que leu de bom e o que fez de interessante? Fale de doença somente com o médico! 

Exale felicidade. Se alguém estiver infeliz, procure responder a essa pessoa com uma expressão positiva. A transmissão de felicidade tem mais a ver com atitude do que com os fatos. Veja o lado positivo dos eventuais problemas ou dificuldades, ensine ou aprenda com elas - afinal, felicidade não é ausência de problemas, é a atitude apesar dos mesmos! 
Felicidade é um estado de espírito diário. Você precisa agir aplicando tais recomendações diariamente. Faça isso por anos. Todos os dias. Sua saúde e aqueles que o cercam agradecerão!

Colaboração: Da Samara -  amiga do blog


terça-feira, 24 de abril de 2012

Mundanismo versus Cristianismo


Imagem: creioeunabilbia.blogspot.com

 “O Mundo é um sistema de valores alienado de Deus e a Ele se opõe. Assim o mundo está no maligno (I Jo 5.19; Jo 12.31; 14.30). na sua oposição contra Deus, o mundo se mantém debaixo da condenação divina (Jo 9.39).  A expressão "salvai-vos desta geração" equivale escapar da condenação que paira sobre o mundo” -  Russell Shedd

Deus  colocou a Igreja no mundo e Satanás não tem feito outra coisa, senão colocar o mundo  na Igreja”  - Geikie & Cowper

    “Sede homens e mulheres no mundo, mas não sejais homens e mulheres       mundanos” -  J. Escrivá de Balaguer

    “Somente aqueles que aprenderam morrer para mundo  sabem como viver       no mundo” - Wilfred Grenfell

  “Os que dedicam a mocidade às paixões carnais reservam os pesares para a velhice” - Jean J. Rousseau

  “O diabo nos promete o mundo inteiro, mas ele não possui um grão de areia seque” - Willian  Wordsworth

  “A cultura  é composta de língua, hábitos, idéias, fé, costumes, organização social, invenções, processos tecnológicos e valores. Agora, toda cultura é manchada pelo pecado, seja ela americana,  ou africana, britânica ou indiana”  - Theodore Williams

   “Não é por ser material que o mundo é condenável, mas por se tornar fonte de sedução tanto para o homem caído, como para o homem cristão”-                                                                     Russell Shedd

   "Se as denominações não forem reeducadas pela graça salvadora, no sentido de negar a impiedade e as paixões mundanas, e se não nos dedicarmos a viver no presente século de maneira sensata, justa e piedosa (Tito  2.11), a luz se apagará” -  Russell Shedd

  “Se não cremos que vale a pena resistir ao diabo, desvendar as falsas atrações do mundo e mortificar a carne, só nos resta aguardar o suicídio espiritual do povo de Deus.  Pois no dia que o cristianismo  e o mundo tornarem-se amigos, o cristianismo deixará de existir” - Citado na Revista Time em 8.04.1966

   

domingo, 8 de abril de 2012

O funcionário preguiçoso na versão do Sabóia

1- Nasça cansado e viva para descansar.
2- Ame a tua cama como si mesmo.
3- Se vir alguém descansando, ajude-o.
4- Descanse de dia para poder dormir a noite.
5- O trabalho é sagrado, não o toque.
6- Tudo aquilo que puder fazer amanhã, não faça hoje.
7- Trabalhe o menos possível, o que tiver para ser feito, deixe para outro.
8- Calma, nunca ninguém morreu por descansar.
9- Quando sentir desejo de trabalhar, sente-se e espere, que isso passa logo.
10- Se trabalho é saúde, que trabalhem os doentes.



terça-feira, 3 de abril de 2012

A Páscoa versus Jesus Cristo

Texto: Êxodo 12.1-14; I Co 5.7
Introdução: A Páscoa está entre as grandes festas judaicas. Era observada anualmente, no dia 14 do mês de abibe (março/abril  do nosso calendário). Foi instituída para ser celebrada a partir da saída do povo judeu do Egito, por ocasião da décima e última praga, a morte dos primogênitos. Com esta praga, Deus sabia que os egípcios iriam rogar aos israelitas que deixassem o Egito. Assim sendo,  deveriam assar e não ferver (cozer) um cordeiro, além dos pães asmos e ervas amargosas e comer apressadamente. Literalmente, páscoa significa pular além da marca, passar por cima, poupar. E isto aconteceu com os filhos primogênitos dos hebreus, pois nos umbrais ou vergas das casas onde havia sangue aspergido, o anjo destruidor passava por cima, poupando os filhos primogênitos do povo hebreu. De modo que naquela noite, partiram os israelitas do Egito, sob a liderança de Moisés, a caminho de Canaã. Para nós cristãos, a Páscoa contém ricos simbolismos proféticos os quais se cumpriram em Jesus Cristo. Portanto, Ele é a nossa Páscoa.

I – Celebração da morte e Ressurreição de Jesus, o Cristo.

1. A primeira ocorreu em solo brasileiro, de 26/04 a 03/05/1500, por Dom Henrique Soares de Coimbra e mais oito missionários franciscanos.

2. A âmago do evento da Páscoa é a Graça de Deus para salvação.

3. O sangue aplicado nas vergas das portas servia de sinal para que o primogênito daquela casa não morresse.

4.O cordeiro pascoal foi sacrificado (Hebreus 12.27) em substituição do filho primogênito.

5. A morte de Jesus na cruz tem caráter substitutivo, insubstituível, um sacrifício vicário com efeito redentivo sobre todo homem que vai a Ele arrependido. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29).

II - O Jesus dos Evangelhos não foi um Mártir.

1.Mártir é aquele cuja morte é imposta de modo irreversível por religiosos, autoridades e indivíduos de crenças opostas e intolerantes.

2.Considerar Jesus um mártir está diminuindo a sua glória, o reduz simplesmente a um personagem histórico e não reconhece nele seus traços de Divindade.

3.A sua morte foi voluntária. Ele tinha completa liberdade diante da morte.

4.Ele tinha poder para dar e tornar a tomar a sua própria vida (João 10.17-18).

5.A sua morte foi doação (João 10.11; 3.16).

6.Quando chegou o momento, ele não fugiu, não recuou, não recorreu a nenhum milagre, não pediu ao pai legiões de anjos para o livrar.

III - A Ressureição de Jesus - Disse o anjo às mulheres que buscavam a Jesus que fora crucificado: "Ele não está aqui porque já ressuscitou, como tinha dito" (Mt 28.5-6).

 


Refletindo sobre a Ressurreição de Jesus:

João Crisóstomo, um dos pais da Igreja Primitiva: “Ninguém chore pelos próprios pecados, porque o perdão emergiu do túmulo. Ninguém tenha mais medo da morte, porque dela nos livrou a morte do salvador; prisioneiro da morte, ele a sufocou, tendo descido aos infernos, submeteu os infernos”. 

Aleksandr Mien, sacerdote ortodoxo russo: “Desde a manhã da ressurreição, os séculos passaram num relâmpago, impérios surgiram e se foram, civilizações inteiras desapareceram, revoluções militares, convulsões nacionais e políticas mudaram à própria ordem do nosso mundo, Mas aquela pequena comunidade de pescadores fundada pelo judeu Jesus, da aldeia de Nazaré, a sua Igreja, permanece de pé até hoje, como um rochedo firme no meio de um mar em contínuo movimento".

John Stott, escritor, pastor episcopal inglês: “Não devemos considerar a cruz como derrota e a ressurreição como vitória. A cruz foi a vitória conquistada e a ressurreição foi a vitória endossada, proclamada e demonstrada”.

Michael Green, pregador inglês: “A ressurreição de Jesus foi a fé que transformou o coração partido dos seguidores de um rabino crucificado em corajosas testemunhas e mártires da primeira igreja...eles podiam ser presos e açoitados, mas ninguém conseguiu fazê-los mudar a convicção de que no terceiro dia, ele ressuscitou”.

Enfim! “Os evangelhos não explicam a ressurreição de Jesus. Porém, a sua  ressurreição explica os evangelhos”.

Fontes:
Revista Ultimato.
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Anotações pessoais do Blog.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 03 de abril de 2012. Revisão em abril de 2023.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...