(Aula ministrada na EBD
ADCandel Natal RN, em 22/03/2015 - Classe dos Senhores)
Slide I - Ex 20.17 - Não cobiçarás...
1.Todo ser humano tem
desejos e vontades, e não existe nenhum mal nisso. O que o décimo mandamento
proíbe é a ambição, o desejo ardente de possuir ou conseguir a todo custo o que
pertence ao próximo.
2.Cobiçar?Desejar
o que pertence a outro é o pecado que o décimo mandamento condena. Trata-se de
cobiçar a casa do outro, a mulher do próximo e em seguida o mandamento inclui
servo e serva, boi e jumento, e termina com as palavras “nem coisa alguma do
teu próximo”.
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II - Objetivos da Lição
I. Tratar a
abrangência e objetivo do último mandamento.
II. Mostrar o
real significado da cobiça.
III. Ressaltar as
consequências nefastas da cobiça mediante o exemplo da vinha de Nabote.
Slide III - O DÉCIMO
MANDAMENTO
- Abrangência. Diz
respeito à proibição da concupiscência da carne, da concupiscência dos
olhos e da soberba da vida (Gn 3.6; 1Jo 2.16). Isso envolve muitos tipos
de pecado como sensualidade, luxúria, busca desenfreada por possessões
ilícitas, obsessão pelo poder, ostentação esnobe e orgulho.
- Objetivo. O
propósito divino é estabelecer limites à vontade humana, para que haja
respeito mútuo entre as pessoas e seus bens. Muitos outros vícios
acompanham a cobiça, como lascívia, concupiscência, inveja e avareza,
entre outros (Gl 5.20,21; Tg 4.2).
- A cobiça é a raiz da qual surge todo
pecado contra o próximo, tanto em pensamento como na prática. Ou seja, a
cobiça, desencaminha, transtorna a direção certa.
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IV - O vocábulo cobiça no AT
1.Significado. O
verbo hebraico hamad indica o ato de desejar aquilo que é
gerado pela emoção, que começa com a impressão visual pela coisa ou pessoa
desejada.
2.Tudo isso se resume a
“desejar, tentar adquirir, almejar, cobiçar”.
3.O segundo verbo empregado
para “cobiçar” é awah, que significa “desejar ardentemente, ansiar,
almejar, cobiçar”. Aparece ao lado de hamad (Gn 3.6)
4.Cobiça - desejo ardente de
possuir ou conseguir alguma coisa. Desejo imoderado de bens, riquezas ou
honras; ambição. (Dic. Houaiss)
Slide V - O vocábulo Cobiça na Septuaginta
1.A Septuaginta traduz pelo
verbo epithymeo, literalmente, “fixar desejo sobre”; de epi,
“sobre”, e thymos, “paixão, ira”.
2.O termo em ambas as
línguas pode se referir a coisa boa ou coisa má, dependendo do contexto (Mt
5.28; 13.17).
3.Exemplo lamentável: Davi
cobiça Batseba, mulher de Urias, o heteu.
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VI - A Cobiça na Bíblia
Gn 3.6 - A
queda do homem começou com a cobiça daquilo que não era seu.
Pv 6.25 - A
beleza é também uma porta para a entrada da cobiça.
Mt 5.28 - A
cobiça é um pecado que gera outros tipos de pecado.(Da cobiça ao adultério).
Rm 7.7 - O
apóstolo Paulo mencionou a cobiça como fonte da concupiscência.
Tg 1.14,15 - Ninguém
é suficientemente forte para brincar com o pecado e sair ileso.
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VII - A Cobiça na Bíblia
1.Como a avareza que procede
do coração (Mc 7.21-23), a cobiça aprisiona a alma:
Pv 1.19 – “Tais são as veredas de todo aquele
que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma(vida), dos que a possuem.”
3.Leva a amar o dinheiro. I
Tm 6.10
4.Pode levar a tentação de
que os fins justificam os meios.
5.Pode levar o cidadão
cristão ou não a cometer
injustiças,ferir a ética.
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VIII - A cobiça, ambições, avareza na Bíblia
- Marcos 4.19 - Mas os cuidados do mundo,
e o enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas ,
entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
- Lucas 12.15 (ARA) – Então lhes
respondeu: tende cuidado e
guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância
dos bens que ele possui.
- Tiago 4.2 - Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis
alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.
Slide IX - Cobiça e pecados relacionados
- Ambição -
forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias. Cobiça. Anseio
veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração,
pretensão.
- Luxúria -
comportamento desregrado com relação aos prazeres do sexo; lascívia,
concupiscência.
- Egoísmo
- amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem.
- Avareza – qualidade ou característica de quem é avarento, de quem tem apego excessivo ao dinheiro, às riquezas.apego exagerado a bens materiais.
- Ganância
- em sentido positivo: ação ou efeito de ganhar. Negativamente é:ânsia por
ganhos exorbitantes; avidez, cobiça, cupidez. Desejo exacerbado de ter ou
de receber mais do que os outros. (Dic. Houaiss).
- Torpeza - qualidade, condição ou ato que revela indignidade, infâmia, baixeza. Ato ou qualidade de indecente, de obsceno. Qualidade daquilo que é repulsivo.(Dic. Houaiss).
- Inveja
– desejo doentio de possuir o que pertence aos outros ou ser o que eles
são. Sentimento de infelicidade, pela felicidade do outro, etc...
- Amor ao
dinheiro (I Tm 6.10). É
o fundo do poço da cobiça.
Para
refletir: “Quando o demônio da cobiça agarra o coração humano, só morto o deixa”
– Araújo Porto Alegre.
Slide X - A satisfação humana
- É uma verdade que muitas pessoas, mesmos
sendo ricas, não se satisfazem com o que têm. Querem mais e mais, e assim
mesmo não conseguem encontrar satisfação. (1 Rs 18.45,46).
- Até onde é salutar a satisfação do ego?
- Resp.:Até onde não infringir preceitos
divinos e nem prejudicar o nosso semelhante.
- “ O homem
nasceu para Deus e só se realiza em Deus”.
Tomás de Aquino
Slide XI - Acabe e sua cobiça
I Rs 21.1-16
- O rei ficou “desgostoso e indignado
[...] deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão” (v.4). O
rei Acabe adoeceu, pois a cobiça por algo que não lhe pertencia o havia
dominado.
- O objeto de sua cobiça: A vinha de
Nabote.
- Exemplo positivo: “De ninguém cobicei a
prata, nem o ouro, nem a veste.” At 20.33
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XII – Para refletir...
- Jean-Jacques Rousseau
(1712-1778 - filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata
suíço).
- "A espécie de felicidade de que preciso
não é tanto a de fazer o que eu quero, mas a de não fazer o que eu não
quero.“
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XIII - Cobiça – é uma transgressão
- A cobiça é o desejo excessivo de possuir
aquilo que pertence ao outro. A descrição deixa claro que não se trata de
simplesmente almejar uma casa ou um boi, etc.
- O condenável são desejos incontroláveis de possuir a casa
e o boi que já tem dono, e isso por meio ilícito (At 20.33; 1Co 10.6; Tg
4.2). É o mesmo que roubar (Mq 2.2).
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XIV – Para pensar...
“Há o suficiente no mundo
para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana.”
Mahatma Gandhi(1869-1948)
Mahatma Gandhi(1869-1948)
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XV - A Ética secular x a Ética de Jesus
1.O homem precisa se
encontrar consigo mesmo. Na Ética de Jesus, o homem precisa se encontrar com
Ele e negar-se a si mesmo. Mt 8.34
2.Os homens vivem em torno
do que possuem. Na Ética de Jesus “ A vida
de qualquer homem não consiste na abundância daquilo que ele possui”. É
o ser sobre o ter. Lc 12.15
3.O homem na sociedade
secularizada corre sempre atrás da vantagem sobre o outro. Jesus ensina:”O que
vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós”. Mt 7.12
4.O homem secular quando
muito faz ama o que o ama. Na Ética de Jesus, devemos “amar até os inimigos”.
Mt 5.43-44
5. Na sociedade mundana o
homem paga mal por mal. Na Ética de Jesus, devemos pagar o mal com o bem. Rm
12.17a, 21.
6.Os homens vivem se
acusando uns aos outros, apontando-lhes os defeitos. Na Ética de Jesus ninguém
pode apontar o arqueiro no olho do seu semelhante ou irmão, com uma trave (uma
falta maior), no seu olho. Mt 7.3-5
7.O homem na sociedade
secularizada perdeu o valor da vida. Estamos nos matando de múltiplas formas
por causa do ter, a cobiça, a ganância, avareza, egoísmo, etc. Na Ética de
Jesus “ o valor de uma alma vale mais do que o mundo inteiro”. Mt 16.26
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XVI - O antídoto contra a cobiça
- Desprendimento:
abnegação, altruísmo, desambição, desapegamento, desapego, desinteresse,
despego, despretensão, generosidade, modéstia, enfim renúncia aos valores
da terra, pelos valores do céu...
- “...se já ressuscitastes com Cristo,
buscai as coisas que são de cima...Cl 3.1ª
- “Pensai nas coisas que são de cima e não
nas que são da terra”. Cl 3.2
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XVII – CONCLUSÃO
1.Êxodo 20.17 - "Não
cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o
seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma
do teu próximo." (Rm 13.9).
2. Esta lição certamente
serviu para distinguirmos o desejo natural da cobiça, que é um anseio exagerado
pelo bem alheio e tantos outros pecados relacionados a ela.
3. Guardemo-nos da cobiça,
ela coloca qualquer um fora da rota divina, transtorna a alma, com muitas dores
aqui e pode deixar a Palavra infrutífera em nós. Fujamos da cobiça
gananciosa.(I Tm 3.3)
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XVIII – Fontes de pesquisa
- Lição nr. 12 - EBD/CPAD 1º trimestre
2015
- Bíblia Sagrada
- Internet
- Dic. Houaiss – Língua Portuguesa
- (Pesquisa e organização – Pb. Samuel Borges)
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