Pesquisar

domingo, 14 de agosto de 2016

A ninguém sobre a terra chameis vosso pai...

Mateus 23.9-10 - "A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; Porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo".


Será que estamos errados em chamar de pais aqueles que nos geraram, nos criaram com tanto esforço, amor e carinho?

Certamente, não era o que Jesus pretendia dizer. Na lei mosaico, na cultura judaico ficou muito clara a consideração e respeito que devemos ter pelos nossos genitores.

Este preceito está contido no decálogo, Êxodo 20.12; Dt 5.16; Ef 6.1-2 e por todo o texto sagrado, a menção ao zelo e respeito dos filhos aos pais e vice-versa.

Então, o que Jesus pretendeu afirmar?

  1. Primeiro, precisamos levar em conta o contexto do texto. Jesus estava censurando os Escribas e Fariseus, em suas religiosidades frias, cerimonialistas e vazias de respaldo diante de Deus.

    2.Como religiosos, botavam cargas de preceitos humanos sobre o povo que nem eles se dispunham a cumprir. E o que ensinavam não praticavam.

    3. As obras que faziam, tinha a intenção de serem vistos pelos homens e receber aplausos.

    4.  Amavam os primeiros lugares nas ceias, festividades religiosas, as primeiras cadeiras nas sinagogas. Ficavam envaidecidos de receber saudações públicas e serem chamados rabi, mestres e guias espirituais.

E concluindo este breve comentário, Jesus repreendeu severamente aos Escribas e Fariseus, por estarem em posição de mestres, guias e mentores espirituais, uma vez que não tinham testemunho exemplar, eram de caráter discutível e reputação condenável diante da sociedade e de Deus. A estes não mereciam ser chamados de pai, sem condições alguma de fazer discípulos, ou cuidar de filhos na fé, indignos do pastoreio.

No reino de Deus, a batida do bombo é diferente, o maior é servo dos menores (Mt 23.11-12).

A missão de nós pais, é temporal e tem sentido relativo. Deus é Pai por excelência e em absoluto.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN,  13/08/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...