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domingo, 12 de março de 2017

Infidelidade Conjugal Indireta

Subsídios à lição EBD/CPAD, de 12/03/2017, Vivendo de forma moderada. ADBrasil

Ensino provocante – produz interesse.  E no mundo em que:

O vício da pornografia aumenta em 300% a infidelidade.

De acordo com academia americana de advogados 68% de todos os divórcios envolveu um amante na INTERNET.

Pesquisas de 2002 afirmam que 30% dos pastores viram pornografia nos últimos 30 anos.

20% das mulheres sofrem com o vício da pornografia.

I.   TEMPERANÇA, O DOMÍNIO sobre INCLINAÇÕES CARNAIS
No grego, a palavra temperança é enkráteia, que significa autocontrole, disciplina (2Pe 1.6; Tt 1.8).

  1.  É também utilizada por Paulo para tratar a respeito da pureza sexual (1Co 7.9).
“A palavra grega enkrateia significa ‘temperança’ ou ‘domínio próprio’ até sobre paixões sensuais.
  2.    Em 1 Coríntios 9.25, ele é empregado para destacar a disciplina de um atleta.
  3.   Paulo desejava que os crentes entendessem que é o Espírito Santo que nos ajuda a ser disciplinados e comedidos. Com a ajuda de Deus, Paulo tinha suas vontades e desejos em sujeição (1Co 9.27).
  4.  A temperança na vida de Cristo. Jesus se fez homem e habitou entre nós (Jo 1.14), mas Ele não pecou e jamais experimentou as obras da carne. Jesus era cheio do Espírito Santo (Lc 4.18), razão pela qual pôde vencer as tentações da carne, do mundo e do Diabo (Hb 4.15).
  5.   Vivendo de modo sóbrio. Temperança significa ter controle sobre seus desejos e atitudes. E quem possui temperança tem boas possibilidades de ter qualidade de vida. 

Glutonaria:
       Truphe, ‘luxo, suntuosidade, afetação, diversão, festança, folia’, é encontrada em 2 Pe 2.13 (‘deleites’ literalmente, ‘contando se divertir no dia do prazer’). Em Lucas 7.25, é usada com a preposição em, ‘em’, e traduzido por ‘em delícias’.
       Komos, ‘divertimento, folia, pândega, orgia’, a concomitância e consequência da bebedeira, é traduzido no plural em Romanos 13.13; Gl 5.21 e 1Pe 4.3 (‘glutonarias’).
       Gaster (glutão) denota ‘barriga, ventre’. É usado em Tito 1.12, com o adjetivo argos, ‘ocioso, preguiçoso’, metaforicamente, para significar glutão; em outro lugar, ocorre em Lucas 1.31.
 (Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2009, p.676).

Qual a recomendação de Salomão para o glutão?
       “E põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão” (Pv 23.2).

Tem gente que não come para viver; Vivem para comer...e tem sido considerado um pecado quase generalizada da Igreja Cristã Ocidental.

Na área sexual, seria interessante discutimos primeiro as infidelidades indiretas (cobiça, lascívia, abrasamento...), como prevenção e tratarmos patologicamente as diretas, como adultério, fornicação e prostituição, pecados sexuais já consumados. 

Vejam alguns pecados sexuais e seus conceitos:


Infidelidade Conjugal Indireta


1. É a infidelidade que ainda não se consumou em adultério, fornicação ou na prostituição. Ou seja, começam a ocorrer sem ruptura dos laços matrimoniais.

2. É praticada em pensamentos, palavras, gestos, “atenção”, olhares e posturas, quando não vigiamos.

3. Há quem passe a praticá-la quando, mesmo casado, entra pelo caminho da cobiça e da lascívia, em desrespeito ao cônjuge. Por exemplo: olhando pornografia.

4. O cônjuge carente, por desatenção emocional e sentimental, tanto pode sofrer, como praticar a infidelidade indireta.

5. O pecado de lascívia (sensualidade desregrada), em palavras, gestos e pelas vestes que se usa, pode caracterizar a infidelidade indireta.

6. Um matrimônio em crise, fragilizado é uma porta aberta para a infidelidade indireta, que por conseguinte, poderá levar à infidelidade direta.


Fuja! Corra da prostituição! Não há seguros nesta área.
(Fonte: Estudo Bíblico - Fugir é para os fortes - Reinaldo Percinoto Júnior)

A advertência de Paulo é para fugirmos da imoralidade sexual (I Co 6.18). De maneira prática, como podemos empreender esta “fuga”? (cf. Mt 5.27-30)
       Frente à imoralidade sexual, é necessário construirmos uma nova mentalidade sobre o nosso corpo. Paulo nos fornece aqui três “alicerces” da nova vida cristã:
1. Nosso corpo passa a ser habitação do Espírito Santo (v. 19);
2. Já não pertencemos a nós mesmos (v. 19);
3. E um alto preço foi pago pelo nosso resgate (v. 20).
De que maneira esse triplo fundamento pode nos ajudar na construção desta nova mentalidade, de modo que possamos “glorificar a Deus em nosso corpo”? (v. 20b)



Samuel P M Borges

ADCandel – março/2017

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