Pesquisar

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Igreja, uma comunidade de pecadores transformados por Jesus


Introdução: No primeiro momento é isto que somos. Pecadores que reconheceram o seu estado espiritual diante de Deus. E vieram a ele por Jesus Cristo....Num segundo tempo, somos: “... a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” ( I Pd 2.9).

Texto: Atos 11.26; Mc 16.15;  I Tm 1.15;2.3-5

I - REQUISITOS PARA FAZER PARTE DE IGREJA DE JESUS.

a) Fé salvífica – “a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.” Rm 10.17
Não basta a fé natural, nem genérica em um deus que não se dá satisfação.

b) Arrependimento – Não existe na teologia bíblica perdão de pecados sem arrependimento.

c) Ser discípulo de Jesus. Não é suficiente ser um seguidor. Temos que negar-se a si mesmo, e fazer o que manda o Senhor. (Mt 16.24, Mc 8.34, Lc 9.23).

"A cristologia bíblica é fantástica, coerente, convidativa, redentora e gloriosa. Agarre-se a esse Jesus e não a outro".
Todos somos servos, Jesus é o Senhor. “Quem está garupa não pega na rédea”.  É deixar Jesus comandar sua vida.

II - ELEMENTOS CONSEQUENTES.

a) Disposição para ser adorador – E para adorar a Deus em espírito e em verdade. Nada de tentar materializar a fé. As religiões assim o fazem.  Não cabe no Evangelho.

b) Comunhão – É se irmanar. Vida em comum. Propósitos alinhados, em harmonia. Cuidar, assistir uns aos outros. E para não estarem se chocando uns com os outros, tem o lubrificante poderoso: O amor que nos aperfeiçoa em Cristo.

“O culto não pode ser relegado a um mero encontro social. Ao contrário disso, é um momento indescritível em que o indivíduo tem um tríplice encontro. Um encontro consigo mesmo, com o seu semelhante e com o Deus Todo-Poderoso”. (Rodrigo Odney, pastor Batista, em Pompeia, SP)

c) Serviço – Está escrito: fomos salvos para desempenhar dois papéis muito importantes no Reino de Deus: Servir a Deus e esperar Jesus voltar. I Ts 1.9-10.

1. A gratificação pelo serviço: é olhar para os que vão sendo alcançado, por graça e misericórdia de Deus, pela proclamação do evangelho. E tornam-se irmãos, em Cristo.

2. Eram presos nas drogas, nos vícios, Agora, liberto pela verdade que liberta.Vieram de famílias desajustadas, desastrosas, casamentos falidos. Agora, vida familiar equilibrada, cada uma com seus defeitos, mas com Jesus felizes, para o que vier.

3. Quantos de nós fomos apenas religiosos, na tradição dos pais, boa gente e só. Agora, declaramos-nos para o inferno ouvir: salvos em Cristo e por Cristo. É mérito dele. E o novo proceder, acompanha a fé salvífica. 

4. Era um perdido, sem esperança. Agora, salvo e caminhando para o céu. A sua habitação definitiva é o céu.

d) Esperança - “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens“. Há no íntimo de cada cristão, uma viva esperança – que salta para eternidade.

 Conclusão:

1. Haverá um acerto de contas entre Deus e os homens.  Há dois caminhos, céu ou inferno.

2. Atos 17.31 - “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

3. Os Evangélicos não são melhores que outras pessoas. A diferença entre um cristão e um não cristão é que o cristão arrependeu-se e veio a Cristo. E o não cristão, ainda não tomou esta decisão. Então, vem para Jesus.

4.Pecadores arrependidos não pessoas perfeitas. Você é convidado a participar dessa comunidade de cristã, sabendo de que somos tão faltosos quanto você. Mas, com Jesus, iremos ao céu.

5. Outro aspecto da Igreja - A Igreja é agência do sobrenatural mediante a ação do Espírito Santo, uma vez que Deus a chama para realizar o anormal. Diferente disto, ela se torna natural - Samuel P M Borges

Subsídios:

A igreja congrega pecadores convertidos que deixaram para trás sua conduta anterior. Entre esses estão a mulher adúltera, a mulher pecadora (talvez prostituta), o ladrão da cruz (ele parou de insultar Jesus e começou a repreender o outro ladrão), o escravo Onésimo (antes inútil e depois útil) e alguns irmãos de Corinto, anteriormente imorais, idólatras, adúlteros, homossexuais, efeminados, ladrões, avarentos, alcoólicos, caluniadores e assaltantes (1Co 6.9-11).

Em 2010, havia mais de 2,2 bilhões de religiosos que se diziam cristãos (32,8% da população mundial). Mas, é claro, nem todos os cristãos são pecadores convertidos. Uma das razões é porque deixamos de anunciar o arrependimento e a conversão.

Fonte básica: Revista Ultimato março/abril 2015

Samuel P M Borges - agosto 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...