Pesquisar

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Joanita Pereira Borges - Breve resumo biográfico


(24/06/1926 - 05/06/2017)

Nascida em Cerro-Corá/RN, então município de Currais Novos. Filha de Francisco Ferreira de Souza e Josefa Pereira de Souza. Teve duas irmãs Maria e Iracema Pereira de Souza e os irmãos Luiz e Severino Pereira de Souza. Foi professora de ensino primário e também de catecismo na Igreja Católica. Converte-se ao Evangelho no ano de 1945. Batizada nas águas em Campo Redondo/RN, em 22.05.1946.

Por volta do ano de 1947, passa a residir em Santa Cruz/RN, já casada com o irmão José Marques Pinheiro (casara aos 18 anos). Deste enlace matrimonial lhes nasceram dois filhos:  Humberto Pereira Pinheiro e Elizama. Mas, Elizama falece ainda em tenra idade. Ficou conhecida na cidade de Santa Cruz por Joanita crente, de quem muitos diziam: “Aquela é uma crente de verdade”.


Naqueles dias, os trabalhadores do evangelho, desenvolviam suas atividades com seu apoio em sua residência, situada na antiga Rua Daniel, atualmente Rua Augusto Severo,99 – no centro da cidade.

Mais tarde, em 1957 fica viúva do primeiro casamento aos 32 anos. E passa a comercializar com miudezas, no ramo de armarinho. Anos depois, amplia o seu comércio vendendo também louças, alumínio e plásticos, como feirante ambulante nas cidades de Santa Cruz, Campo Redondo e Sítio Novo.

Em 1º de março de 1959, casa-se com o Sr. José Rodrigues Borges, com quem gera oito filhos, a saber: Abraão, Abel, Raquel, Léia, Lídia, Moisés, Samuel e Daniel Pereira de Macedo Borges. Foram de muitas lutas, em razão de problemas de saúde mental do esposo, consequentes internamentos na capital potiguar, até o ano de 1970. Tinha que dá conta do papel de mãe e pai, muitas vezes, bem como de provedora e educadora no seio familiar. Por muitas vezes, teve de tomar decisões sérias, sozinha e com Deus.


Aposenta-se pelo INSS em 13.01.1987, deixando, gradativamente, as atividades de comerciante ambulante, após décadas, e permanecendo com um pequeno comércio em sua residência. 
 

Mudou-se de Santa Cruz para Natal, no objetivo de apoiar melhor a família. Anos depois retorna para Santa Cruz, e entre idas e vindas, voltar a residir em Santa Cruz até seus últimos dias. 

Por volta do ano de 2000, sofre uma AVC, deixando-a sem voz e com a saúde um tanto debilitada. Passa ser assistida, mais diretamente, pela filha Raquel, com uma abnegação desmedida, até seus últimos dias de vida. De sua geração conta-se 10 filhos, 19 netos, 10 bisnetos.


A vida nos prega surpresas e nem tudo conseguimos explicar. Aliás, uma das certezas da vida é que não temos respostas para todas as perguntas. Então, procuremos trazer à memória aquilo que nos proporciona esperança.

Ficou viúva no dia 21 de abril de 2005. Descansou no Senhor o seu esposo, José Rodrigues Borges.


E em 05/06/2017 nos deixou, depois de anos de enfermidade, porém com resignação, dignidade e muito forte. E até onde pôde cantava louvores a Deus. Completaria 91 anos no dia 24/06/2017. Fica o testemunho cristão sem mancha e sem causas que desabonem a sua conduta pessoal, moral e espiritual. É nossa heroína insubstituível, a irmã Joanita Pereira Borges, partiu na esperança da ressurreição de todo salvo em Cristo Jesus.

Santa Cruz/RN, 06/06/2017.

Por Samuel Pereira de Macêdo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...