Pesquisar

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Obediência a Deus

Texto: Ec 12.13

Introdução – Os homens têm satisfação a dar àquele que os criou? Tem o homem a obrigação de obedecer a Deus? E os que não creem em Deus? Até estes estão enquadrados na Bíblia, são os néscios, ou ignorantes no campo da fé.

Os homens têm, pelo menos, três motivos para se render a mensagem da Palavra de Deus: Por necessidade, por dever e por gratidão.

I – Ec 12.13 - Os homens têm, por NECESSIDADE PRIMÁRIA, obedecer a Deus, considerar os comandos divinos para ter vida significativa...com sentido e direção.

Jó 33.4 – Nas palavras de Eliú a vida provém de Deus: “Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida”.

Um adágio popular: “Deus sem o homem é Deus; E o homem, eu, você sem Deus é o que?”.

Em Lc 12.15 – A vida do homem não consiste na abundância do que ele possui.

Richard Sibbes - “Todas as coisas terrenas são como água salgada, fazem aumentar a sede, mas não satisfazem”.

II – Ec 12.13 - Todo homem, feitura das mãos de Deus (Gn 2.7) TEM O DEVER de temer a Deus e guardar os seus mandamentos.

Is 1.2 – Diz que o povo de Israel, faltou com este dever para com Deus. E foram pesadas as consequências.

Pv 10.27 – “O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados”.

Pv 29.1 - O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

Jr 22.29 – Parafraseio as palavras do profeta Jeremias para esta geração: “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor!”.

Afirmou Tomaz de Aquino: “O homem nasceu para Deus e só se realiza em Deus”.

Apóstolo Paulo falando da natureza humana caída, dizia: “Nele não havia bem algum, e praticava o mal que não queria fazê-lo”.

Lutero – “Eu desisti da ideia de que há algo de bom em mim. Eu só posso me agarrar a Cristo e dizer: Ele é a minha justiça”.

III – Ao homem se requer obedecer a Deus por GRATIDÃO.

Sl 130.1 – O salmista em oração introspectiva declara: “Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo que há em mim, bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.  

I Sm 15.22 – Deus espera do homem uma obediência voluntária, grata e não sacrifícios de tolos. Deus não chama ao homem à obediência por imposição.

Pv 28.13 – “O que encobre suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessas e deixa alcançará misericórdia”.  E quanto maior a dívida perdoada, maior a gratidão.

Sl 34.18 – “Perto está o Senhor dos que têm coração quebrantado e salva os contritos de espírito”.

I Co 10.31 – “Porquanto, quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”.

Concluindo, como mensageiros de Deus, recomendamos solenemente:

1.Hb 10.39 – Fala-nos de dois grupos de pessoas: Daqueles que se retiram para perdição, rejeitando a Palavra da Vida, e o grupo daqueles que crêem para conservação da alma. Qual dos dois queres fazer parte?

2.Is 55.6-7 - “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

John Stott: “A fé que confessa a Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado”.

3.Os homens são chamados a provar a bondade de Deus: “Provai e vede que o Senhor é bom” (Sl 34.7-8). Vivamos a obediência alegre!!!

“Não fujas de Deus por causa do pecado; Fujas do pecado para Deus”.  Vem para Deus, por Jesus Cristo. Hoje é dia de reencontro. Amém!


Presb. Samuel P M Borges

AD Natal RN - 24/02/2021



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...