O homem é um ser tricotômico –
espírito, alma e corpo. Nenhuma destas partes sofrerá extinção, inclusive
daqueles sem salvação, conforme João 5.28-29; Ap 20.11-15.
A natureza humana é composta
por uma parte imaterial e outra material. A imaterial quando em relação com
Deus é designada de espírito. Quando em relação com o mundo físico, de alma.
Alma (Do latim anima, ânimo,
energia, essência; No gr psykhé, princípio vital e sede da personalidade,
afetos, apetites, sentimentos e memória). Nas Escrituras, este termo é usado
para designar espírito, a vida, a pessoa e o sangue.
espírito (Do hb ruah, do Gr.
Pneuma, do lat. Spiritus). Nas três línguas clássicas mencionadas, comporta o
mesmo significado: sopro, hálito, vento, princípio de vida.
Teologicamente – espírito é a
parte imaterial que o Supremo Criador insuflou no ser humano, transmitindo-lhe
vida, fazendo-o ser vivente, em imagem e semelhança com a divindade. E com
propriedade, Deus é Espírito no sentido mais sublime da palavra (João 4.24).
“Enquanto a palavra alma
ocorre muitas vezes nas Escrituras (cerca de 380) referindo-se às pessoas e
abrangendo o relacionamento do eu com o mundo exterior, a palavra espírito
ocorre cerca de 550 vezes em referência a pessoas e, algumas vezes, abrange o
relacionamento do eu consigo mesmo e com Deus, de forma mais estreita”.
Ao nos tornamos alma vivente
(Gn 2.7), o corpo passou a fazer parte da nossa identidade individual. E por
isso, mesmo no mundo espiritual, o corpo ressurreto servirá também para nos
identificar uns com os outros, ainda que vivendo na dimensão espiritual (Lc
16.19-31 – O rico e Lázaro); Moisés e Elias (Mt 17.3-4). Pessoas reconheceram Jesus depois da
ressurreição (João 20.16, 20; 21.12, I Co 15.4-7). Então, Jesus foi reconhecido
em seu corpo glorificado, também seremos reconhecíveis em nossos corpos
glorificados.
I Ts 5.23-24 – “E o mesmo Deus de paz
vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam
plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus
Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”.
NA BÍBLIA, OS TRÊS SENTIDOS DE MORTE SÃO SEMPRE DE SEPARAÇÃO, NÃO DE EXTINÇÃO.
Ez
18.4 – “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também
a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. E só em Jesus há esperança para mudar essa
condição.
- Morte espiritual (Gn 3.23-24; Rm 3.23;5.12;6.23; Ef 2.4-6) – A separação do homem de Deus, a partir da queda de Adão no Éden. E herdamos a sua natureza caída (pecado por imputação). E agora respondemos por nossos pecados e desobediências, não pelos de Adão.
- Morte Física (Ec 12.7) – A
separação da parte imaterial (espírito e alma), do corpo físico. Uma
consequência direta do pecado (Rm 5.12).
Ec 12. 7 – “E o pó volte à
terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
Entre o espírito humano e a
alma tem uma linha tênue, finíssima, que somente a Palavra de Deus faz esta
distinção, porém inseparáveis.
Hb 4.12-13 – “Porque a palavra de Deus é
viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra
até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para
discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma
encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos
daquele com quem temos de tratar”.
- E Morte Eterna - Separação Eterna de Deus (Dn 12.2; Jo 5.28-29; Ap 20.11-15). Condenação é sempre condenação, embora se observe nas Escrituras vários níveis de julgamentos, e acredita-se que haverá também níveis de condenações.
a) Julgamento: O Ato de julgar;
Apreciação; Exame de atos...
b) Sentença é o resultado do
julgado proferida pelo julgador.
1.Para escribas e fariseus –
hipócritas, sofrerão juízo mais rigoroso (Mt 23.14).
2.Para as 3 cidades impenitentes
(Corazim, Betsaida, Carfanaum), maior rigor no juízo (Mt 11.20-24).
3.Para os mestres – mais duro
juízo (Tg 3.1). Possivelmente, os que ensinavam e não praticavam.
4. O juízo será sem
misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia (Tg 2.13).
Deus e sua alma
Sendo Deus o Espírito
excelente não é destituído de alma, e nem o será, uma vez que a alma é sede da
vontade, do intelecto (pensamentos) e das emoções. E Ele nos criou seres espirituais,
morais e sociais à sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27).
Juízes 10.16 – “E tiraram os deuses
alheios do meio de si, e serviram ao SENHOR; então se angustiou a sua alma por
causa da desgraça de Israel”.
Provérbios 6.16 – “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina”.
Jeremias 5.9 – “Deixaria eu de castigar por estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta?”.
Jeremias 6.8 – “Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada”.
Hebreus 10.38 – “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.
Jesus e sua alma – Sendo Deus e homem ao mesmo tempo.
João 12.27 – “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora”.
Marcos 14.34 – “E disse-lhes: A minha ALMA está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai”.
Atos 2.31 – “Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno (no gr. Hades), nem a sua carne viu a corrupção”.
Passagens bíblicas sobre a alma como sede dos sentimentos, da vontade e do intelecto/razão.
Alma x amargura
I
Samuel 1.10 – “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou
abundantemente”.
Jó 7.11 – “Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma”.
Alma x tristeza
I Samuel 2.33 - O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
Salmos 119.28 – “A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra”.
II Samuel 4.9 – “Porém Davi, respondendo
a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, o beerotita, disse-lhes: Vive o
SENHOR, que remiu a minha alma de toda a angústia”.
I Reis 1.29 – “Então jurou o rei e disse: Vive o SENHOR, o qual remiu a minha alma de toda a angústia”.
Alma x tédio e lamento
Jó 10.1 – “A MINHA alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma”.
Jó 14.22 – “Mas a sua carne nele tem dores; e a sua alma nele lamenta”.
Alma x sentimento de amor
I Samuel 18.1 – “E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma”.
Samuel 18.3 – “E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma”.
Alma x desejo
I Reis 11.37 – “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel”.
Alma x mente e a vontade
Deuteronômio 4.29 – “Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”.
Deuteronômio 6.5 – “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”.
Deuteronômio 11.13 – “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”.
Provérbios 2.10 – “Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma”.
Provérbios 11.25 – “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido”.
Provérbios 15.32 – “O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento”.
O Estado Intermediário - É
um modo de existir entre a morte física e a ressurreição final do corpo
sepultado, para a vida eterna ou para a perdição eterna. Portanto, uma
habitação espiritual fixa, porém temporária. Para o salvo é descrito como um
estado de descanso (Ap 14.13), de espera e repouso (Ap 6.10,11), de serviço (Ap
7.15) e de santidade (Ap 7.14). Para o não salvo, já é lugar de tormentos (Lc
16.23-25).
Lc 16.19-31 – A parábola do
rico e Lázaro trata do estado intermediário no mundo espiritual. E tanto um,
como o outro estão conscientes. Não foram extintas as consciências deles e nem
as almas.
Ap 6.9-11 - E, havendo aberto o quinto
selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de
Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo:
Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue
dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas
e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se
completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos
como eles foram.
Veja, no mundo espiritual, almas de
mortos salvos, clamando em sã consciência por justiça, no contexto da grande
tribulação, a qual estará ocorrendo na terra naqueles dias.
Lc 23.42-43 – O ladrão da cruz arrependido e após a sua morte, Jesus lhe prometeu está com Ele no paraíso (estado intermediário de todo salvo). E após passar pelo tribunal de Cristo e pelas bodas, adentrará aos céus, o tabernáculo de Deus com os homens.
Lc 23.42-43 – “E disse a Jesus: Senhor,
lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade
te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.
Ap 20.11-15 – “E vi um grande trono
branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o
céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que
estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o
da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos
livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte
e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo
as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a
segunda morte. E aquele que não foi
achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.
Muitos foram sepultados no mar da forma como morreram. Hades – mundo invisível, lugar intermediário dos mortos sem Cristo. É uma antessala do Lago de Fogo – a segunda morte, a condenação eterna após julgados.
Eis a advertência de Jesus em Mateus 10.28:
“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. É condenação e não extinção da alma. Para saber mais sobre aniquilacionismo veja: http://samuca-borges.blogspot.com/search?q=aniquilacionismo
Então, sejamos daqueles que crêem para a conservação da alma:
Hebreus 10.39 – “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”.
Presb. Samuel P M Borges
AD
Candelária – Natal RN – 21/03/2021.
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