Pesquisar

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

O mau uso da Bíblia

II Tm 3.16-17 – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”.

Introdução

1.A Bíblia é o livro chave para uma fé sólida, corretamente orientada, ao Deus Criador dos céus e da terra.

2.Muitos são os deuses criados pelos homens; outros fazem do seu Eu o seu deus, outrens, a ciência.

3.Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4.23). Toda tentativa de materialização da fé no culto a Deus é perigosa para levar ao engano e a manipulação.

4.Há pessoas que se satisfazem com uma vida religiosa e não tiveram um encontro pessoal com o Deus verdadeiro.

5.Crenças genéricas não nos leva a Deus. A Bíblia aponta um só caminho para Deus: Jesus Cristo (João 14.6).

I – Falsos ensinadores da fé

1.São aqueles que aprendem da religião, mercantilizam o Evangelho de Jesus e a Ele não o seguem nem se submetem. E ainda fazem da piedade causa de ganho (I Tm 6.3-8).

Mateus 7.21-23 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

2.São daqueles de quem Paulo falou: “Aprendem, aprendem...e não chegam ao conhecimento da verdade (II Tm 3.5,7).

3.Tem aqueles que interpretam a Bíblia para defender seus dogmas eclesiásticos e a eles estão presos e amordaçados (II Pd 3.16; Mc 7.6-7).

4.Existem grupos que entraram na onda do modernismo/liberalismo teológico, distorcem o Teísmo bíblico e difundem heresias contrárias ao caráter, à pessoa do próprio Deus, questionando atributos como sua onipotência e onisciência.

Isaías 46.9-10 – “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”. (No texto Deus se revela o único Deus verdadeiro e fala da sua onisciência).

5.Alertemos para as advertências de Jesus e dos apóstolos (Mt 24.11,29; II Co 11.13-14; I Pd 2.1; I Jo 4.1).

I João 4.1 – “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque  muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

II – Em matéria de fé e religião muitos pensam erroneamente por ignorância das Escrituras

1.A Bíblia menciona os falsos mestres e pregoeiros. Mas, tem quem afirme que toda religião é boa, se fala de Deus, leva a Ele...

II Co 11.13-14 – Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”.

2. Há o grupo dos que confiam na voz do coração, quando a Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá? (Jr 17.9). Coração no texto refere-se a natureza humana caída. É um erro grave confiar na natureza humana corrompida (Jr 17.5).

3.Outros seguem as suas tradições herdadas e precisam experimentar um encontro pessoal com Cristo, assim como foi com Zaqueu, o apóstolo Paulo. E até filhos de crentes e cristãos carecem de suas experiências.

I Pedro 1.18-19 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

4.Muitos vivem em torno de superstições, crenças infundadas, carregados de preconceitos e lendas, ao invés de seguir a Cristo Jesus, a luz do mundo (João 8.12).

5.Existem os que querem Deus como Pai, cuidador, provedor, porém veem a Bíblia como um mero livro religioso e de crendices.

III – A palavra de Deus como prumo da fé salvífica.

1.Não basta fé genérica em Deus, sem direção, sem segurança de salvação. Em Jesus podemos ter certeza de redenção (João 5.24).

Redenção - Ato de redimir ou remir, resgatar, quitar, libertar da pena ou dívida. Perdoar pagando o preço. Assim fez Jesus pelo arrependido (Atos 3.19).

2.Na Bíblia encontramos o Plano Divino da redenção Humana (Jo 3.16)

3.Pelas Escrituras aprendemos a nos preparar para o além-túmulo sem falsas esperanças. Aos homens estão ordenados morrer uma só vez e virá o juízo (Hb 9.27). Isto é, não haverá segunda oportunidade para arrependimento. Muito menos, vidas múltiplas.

4.É um grande erro examinar as Escrituras, pois elas testificam do Salvador Jesus, o Cristo e não se render a Ele e segui-lo.

João 5.16-18;39-40 - Nos textos Jesus admoestava, confrontava os judeus, na medida em que se revelava ser o Filho de Deus:

João 5.39-40 - “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida”.

IV – Aprendamos a forma correta de considerar a Bíblia, como a Palavra de Deus revelada.

Hebreus 4.12 – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração”.

1.Não falsificando o seu teor (II Co 2.17.4.2).

2.Nada a ela acrescentando ou diminuindo (Dt 4.2;13.32; Ap 22.18-19).

3.Encontrando nela exemplos de fiéis a imitar (II Tm 4.12), pois há uma tendência de apontar maus exemplos e generalizar sobre o grupo a que pertencem e não seguem os bons exemplos. Nada pode contra a verdade, senão pela verdade.

Zoe Lilly, cantora e psicanalista cristã, disse: “Se desistirmos na nossa jornada com Deus por causa de péssimos exemplos, provamos que estávamos caminhando somente com os homens e não com Deus”. Ou seja, quem decepciona somos nós, seres falhos e imperfeitos, não Deus.

Conclusão

1.A Bíblia é o livro da verdade de Deus aos homens e sabemos que mundo incrédulo odeia a verdade.

João 3.18-21 – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”.

2.A Bíblia é o livro das promessas de Deus, não de homens. Todavia, só as alcançam os que nele creem e dão crédito à sua Palavra. 

Hebreus 11.6 - “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.

3.Um conselho: Não te acomodes com uma religião, examinas tuas crenças pelo crivo das Escrituras.

4.Tradições religiosas (hinduísta, romana, evangélica, budista...) não habilitam ninguém para o céu. Pode até distanciar o religioso de Deus. Mas, em Jesus Cristo há segurança de vida eterna. Amém!

João 6.68 – “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.

 

Por Samuel Pereira de Macêdo Borges

Natal/RN, 05/08/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...