Pesquisar

domingo, 19 de julho de 2015

A MANEIRA CRISTÃ DE SE VESTIR

Um adendo a lição 3 -  EBD/CPAD - 3º trimestre/2015


1. I Timóteo 2.9-10 - Paulo orienta Timóteo quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na igreja. A mulher cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir, mas por suas atitudes. 
Traje honesto, com pudor. É sinônimo de decoroso, decente, com sobriedade. Um vestido transparente não é honesto, pode atrair a cobiça dos homens, incentivando o pecado.
Traje com modéstia. Modéstia significa “simplicidade, singeleza, despretensão”. Portanto, são itens importantes na indumentária do cristão, seja homem ou mulher: De maneira honesta, com pudor (recato), e modéstia. 

Este ponto da lição envolve dois assuntos - Doutrina e costumes. Pontos pacíficos.

a) Não é cabível a nós cristãos nos vestimos seguindo os modismos mundanos. Fujamos da paranoia de beleza.
b) Há vestes que vai além do ato de se vestir. E remete ao pecado de lascívia (sensualidade desregrada).
c)    Valores do Reino de Deus são opostos aos valores desde mundo.

Roupas revelam, em parte, valores e caráter

1. Em Deuteronômio 22.5 está escrito: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem roupa de mulher, pois quem faz tal coisa é abominável ao Senhor teu Deus”.

2. Mulheres não devem vestir roupas elaboradas exclusivamente para o uso masculino nem o contrário disso. O objetivo é de manter a distinção dos sexos que foi estabelecida desde a criação do mundo.

3. A Bíblia não estabelece que tipos de roupas são de homens ou de mulheres, mas nos ensina a respeitar a distinção entre macho e fêmea.

4. As vestimentas são um testemunho visível e silencioso de nossos valores morais.

5. É verdade também, que muitas pessoas de mau caráter se escondem por trás de um fino traje destacado socialmente.

6. Quando uma pessoa se sente à vontade para se vestir de qualquer jeito ou de uma maneira extravagante, prova, no primeiro plano, o quanto Deus não é valorizado em sua vivência; e no segundo, revela uma imagem egocêntrica (que gosta de atrair a atenção para si).

7. o “ser luz” não está apenas na beleza de nossas atitudes. De alguma forma,  vai refletir no comportamento exterior. 

8. Quanto ao se vestir a questão do egocentrismo é mais séria do que parece: não só põe o “eu” em relevância como estimula o pecado no outro.(Isaías 3.16-23).

9. Vestir-se moderadamente implica em cobrir adequadamente as partes do corpo que possam despertar impulsos sexuais no outro. DEUS nos convida a nos vestir modesta e decentemente, não só para prevenir o pecado, como também, preservar a intimidade.

10. A aparência do cristão serve para diferenciá-lo do mundo e reflete o Senhor de sua confissão de fé. Aliás, não só as roupas, como o nosso falar, o nosso caminhar, o nosso pensar. Enfim, todo o nosso existir.

11. Todos somos exortados a não andar  em conformidade com este mundo. Pelo contrário, devemos buscar renovação diária de coração e mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm12.2).

12. O “vestir-se” não é o principal exercício de santidade. Jesus pede um coração puro, um espírito quebrantado, um caráter justo; e essas coisas não dependem das indumentárias exteriores. O vestuário não faz o cristão, mas revela a sua identidade e os valores predominantes em sua vida. 

Fonte: Baseado em artigo de Fernando César Timóteo Alves
Comunidade Cristã Paz e Vida – Olinda-PE.

Samuel P M Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...