“[...] contanto que cumpra com alegria a minha carreira e
o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da
graça de Deus” (At 20.24).
Objetivos da
Lição nr. 2. – EBD/CPAD 3º - Trimestre 2015
I. Mostrar porque as falsas doutrinas corrompem
o evangelho da graça.
II. Conscientizar-se de que a graça superabundou
com a fé e o amor.
III. Compreender o significado do bom combate.
Ponto de Interação
1.Paulo
foi escolhido e enviado pelo Senhor para anunciar e ensinar o verdadeiro
significado da graça.
2.No Antigo Testamento apenas Israel era o povo eleito de
Deus. Porém, como prova do seu amor altruísta, Deus enviou seu filho Jesus
Cristo para morrer na cruz por toda a humanidade.
3.Jesus veio trazer salvação a
todos. Em Cristo não há judeu, gentio, servo, livre, homem ou mulher (Gl 3.28).
4.No evangelho da graça, todos são alvos
do favor de Deus.
Os Sacrifícios pelos Pecados
Os
sacrifícios serviam para tirar a culpa do pecado. As
expressões “tirar pecados” e “tirar a culpa do pecado cometido” aparecem
dezenas de vezes em Levítico e em Números. Esta última tem alguns sinônimos
significativos: "Conseguir o perdão”, “ficar livre da culpa” ou “pagar a
dívida” (Lv 4–6).
O Senso de Justiça no Culto Mosaico
1.Ninguém seria dispensado do sacrifício. Os ricos teriam de
oferecer um bovino de grande porte; os de classe média, um caprino de pequeno
porte; os pobres, duas aves: rolas ou pombos.
2.E os que estivessem abaixo da
linha de pobreza, apenas um quilo da melhor farinha (Lv 5.7-13).
3.Mais tarde – João aponta para Jesus, o agnus dei, o
cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
Deus ama o pecador e aborrece o pecado? (chavão evangélico)
Deus amou a Humanidade incondicionalmente ao projetar o Plano Redentivo, desde a eternidade (Gn 3.15; Jo 3.16;Ef 2.4-5). É o 'primeiro tempo' do amor de Deus.
Em perspectiva, dentro do Plano da Redenção, ela ama ao pecador mediante o arrependimento individual (Lc 23.39-43). Nesse estágio, a oferta de amor e perdão são condicionais.
Para Deus não há passado, nem futuro, Ele está sempre no presente. Deus é atemporal. Espaço, tempo e matéria foram criados em função do homem, para o seu habitar na Terra, mundo físico.
Deus não ama ao pecador enquanto permanecer no pecado da incredulidade e demais desobediências são consequentes à ausência de fé nele. Pelo contrário, vem a ira Divina sobre ele (Mc 16.15-16;Jo 3.18-21;36).
Efésios 5.5-6 - "Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência".
...
Contemporâneos do profeta Malaquias praticavam uma adoração exterior, fé sem temor ao Senhor, sem respeito ao sagrado, afirmavam ser inútil servir a Deus e guardar os seus preceitos, os soberbos eram tidos por bem-aventurados (Ml 3.13-15) Mas, Deus bradava pelo profeta por volta de 430-420 a.C.).
Malaquias 3.18 - "Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve".
Então,
1.Deus por misericórdia é benigno até com ingratos e maus (Lc 6.35-36).
2.Deus não ouve a pecadores.
Jo
9.31 - "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente
a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve".
3. Pv 21.4 - "Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a
lavoura dos ímpios é pecado".
4. Pv 28.9 - "O que
desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável".
5. O processo do arrependimento e perdão começa com a consciência do pecado:
Is 55.7 - "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar".
Sl
86.5 - "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto
a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam".
6.A 'ponte' para o perdão: Arrependimento (Mt
3.1-2;Mc 1.14-15; Lc 13.1-5).
7.Confissão e abandono do pecado (Pv 28.13; Ap 21.8).
8.Enfim, onde abundou o pecado, superabundou a graça...(Rm 5.20).
A Responsabilidade Diante de Deus é Individual:
Ez 18.20 - "A alma
que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai
levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade
do ímpio cairá sobre ele".
Ezequiel 18.21-24
- Vv 21 - "Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os
meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não
morrerá".
- Vv 22 - "De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela
justiça que praticou viverá".
- Vv 23 - "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não
desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?"
- Vv 24 - "Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo
conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as
justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que
transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá".
A vontade de Deus para salvar
Ezequiel 33.11 - "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor
DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do
seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos;
pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"
A Doutrina do Pecado (Hamartiologia) em cinco pontos
1 – Originou-se em Satanás (Is 14.12-14).
2 – Entrou no mundo humano por Adão (Rm 5.12).
3 - É universal, com a única exceção de Cristo (Rm 3.23; I Pd 2.22).
4 – Está sob a pena da morte espiritual, física e
condenação eterna (Gn 2.17; 3.19; Ez 18.4,20; Rm 6.23).
5 - Não tem remédio a não ser na morte sacrificial de Cristo (At 4.12; Hb
9.26).
Blaise Pascal (1623-1662), afirmou: “O homem é um amontoado de misérias e de grandezas. Um rei sem trono, mas sempre rei. O homem é um complexo do bem e do mal, digno, ao mesmo tempo de respeito e de desprezo”.
Pecado - Resumido em Três Aspectos
1. Um ato - Violação ou falta de obediência para com a vontade de Deus.
2. Um estado - Ausência de justiça e pureza.
3. Uma natureza - Inimizade contra Deus, uma barreira que impede o homem de se relacionar com Deus.
Principais Significados de Pecado na Bíblia
Transgressão – Infração da lei, limite divino entre o
bem e o mal (Sl 51.1;Rm 2.23).
Iniquidade – Um ato inerentemente errado, quer
expressamente proibido ou não (Rm 1.21-23).
Erro – Um
afastamento do bem (Rm 1.18; I Jo 3.4).
Errar o alvo – Um fracasso em atingir o padrão divino (Rm 3.23).
Delito – Invasão da vontade própria na esfera da autoridade
divina (Ef 2.1).
Rebeldia – Anarquia espiritual, confrontar a Deus (I Tm 1.9).
Incredulidade – Um insulto à veracidade divina (Jo
16.9).
O Pecado Imputado
Significado: O resultado da participação de cada
homem no pecado original de Adão, em razão de sermos da mesma natureza caída.
Texto-chave: Romanos 5.12 – Toda a
humanidade estava em Adão, participando de seu pecado e assumindo a culpa
resultante dele.
Transmissão do pecado imputado: Transmitido
diretamente de Adão a cada membro da raça humana.
Penalidade: Morte física e espiritual.
Remédio: A Justiça imputada de Cristo (II Co
5.21).
Pr. Batista, Glênio Fonseca Paranaguá, disse:
“A cruz é o instrumento cirúrgico que, amputando o pecado do
ímpio e imputando a justiça do santo, restaura a glória perdida com o pecado”.
É impossível ao homem:
I – Ser salvo, sem nascer de novo (Jo 3.5-7; Ef 2.5;
II Co 5.17).
II – Ser redimido sem o sangue de Jesus (I Jo 1.7-9;
Hb 9.22).
III – Converter-se depois da morte (Lc 16.26;Hb 9.27;
Is 55.6).
IV – Agradar a Deus sem fé (Jo 16.9; Hb 11.6).
V – Escapar do juízo vindouro (Hb 2.2-3;Jd Vv 4-7; At
17.31;Rm 14.11-12).
VI – Salvar-se de outro modo a não ser por Jesus Cristo (Jo 1.29; At 4.12).
No tocante à salvação existe um abismo profundo entre Deus e o homem. Somente pela graça redentora, a qual se encontra em Jesus, este crucificado e ressuscitado. E sem Ele não há esperança de salvação para a alma humana.
A graça, definida pelo teólogo Gerson Luís Linden é: "Favor imerecido de Deus manifestado àqueles que mereciam apenas condenação”.
A Graça de Deus - É o que Deus fez e não o homem que tenta fazer de baixo para cima para se salvar (Efésios 2.8).
Ela é preveniente - É a ação divina no homem que ouve, dá atenção à pregação do evangelho, convencendo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11).
Eficaz - O que Deus propõe e cumpre faz com perfeição.
Resistível - O chamado à salvação pode ser rejeitado pelos homens. Deus não obriga o homem a nada, nem para o levar ao céu (At 7.51-54).
Suficiente - A Graça de Deus pode salvar perfeitamente os que se aproximam dele por meio de Cristo.
O Evangelho da Graça:
1.Consiste
em uma promessa de liberdade, pela verdade (Jo 8.32,36).
2.Evidencia
a impossibilidade de salvação do homem, diante de um Deus santo, e aponta aquele que o redime e salva.
3.Enfatiza
o que Deus fez para trazer de volta o homem à comunhão com Ele.
4.O
ser humano, em qualquer época, cultura ou lugar, está preso entre sua
pecaminosidade e a santidade de Deus.
5.O
Homem é absolutamente pecador e Deus é absolutamente santo.
Dependemos exclusivamente da Graça de Deus para receber perdão, tendo a imensa dívida plenamente riscada e assim reatar a comunhão com Ele, compondo a Igreja de Jesus, para adoração, em espírito e em verdade, e serviço, para glória do seu Santo nome. Uma nova vida em Cristo, refletirá que nos tornamos filhos de Deus (Jo 1.11-13;Rm 8.14-17).
John Wesley afirmou: "A conversão tira o cristão do mundo. A santificação o mundo do cristão”.
A Graça Barata
Para Dietrich
Bonhoeffer (1906-1945), pastor e teólogo da Igreja Luterana Alemã.
"Graça Barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a
disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é
a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a
graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado”.
É uma fé que
não toca a alma nem a consciência. Um Cristianismo sem Cristo, sem cruz é uma
fé estéril, inútil e vazia porque, ao final, não é sustentável. A isto
Bonhoeffer chamou de 'a Graça Barata'.
A Graça de Deus não de Graça!
A remoção do pecado e da culpa não é feita de qualquer modo. Não depende de sacramentos nem de penitências religiosas.
A tese bíblica é que “não havendo derramamento de sangue não há perdão de pecados” (Hb 9.22, NTLH).
O Custo da Redenção em I Pedro 1.18-19 –
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos
pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e
incontaminado”.
Agnus Dei – Cordeiro de Deus - Ap 5.8-9 – “E,
havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos
prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro
cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico,
dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste
morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua,
e povo, e nação”.
O Cordeiro De Deus em Apocalipse
Ap 7.10 - “A
salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro".
Ap 7.14 - "....aos
que estão vestidos de branco, são aqueles que lavaram seus vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro".
Ap 15.2 – fala
do “cântico do Cordeiro”.
Ap 17.14 – “na
vitória do Cordeiro.”
Ap 19.7,9 – “E
nas Bodas do Cordeiro”.
Ap 21.17 – “Na
Nova Jerusalém entrarão unicamente os que estiverem escritos no livro da Vida
do Cordeiro”.
CONCLUSÃO
1.Que a salvação é pela Graça de Deus disso sabemos. Agora, não é de graça. Teve um alto preço (I Pd 1.18-19).
2.Não se pode esconder a realidade do pecado sobre o gênero humano e as muitas consequências nefastas.
3.O Deus das Escrituras, deseja salvar e é o perdoador de pecados para todo o que crê.
4. Jesus veio buscar e salvar o homem na sarjeta da pecaminosidade humana. Todos nós precisamos ir a Cristo arrependidos. Amém!
Fontes das Pesquisas:
Bíblia
Sagrada.
Lição
EBD/CPAD – 3º trimestre/2015.
Revista
Ultimato – maio/junho 2009.
Internet.
Enciclopédia
Temática – Pr. Gesiel Gomes
Organizador
– Samuel Pereira de macedo Borges com adendos.
Aula ministrada na EBD em
ADcandel, 12/07/2015.
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