Pesquisar

domingo, 23 de agosto de 2015

DICAS NA ARTE DA PREGAÇÃO e ENSINO


1.Certo da vocação desenvolva o ofício de ministrar com fundamentação bíblica consistente, clareza e dependência de Deus.

2.Escolha o tema e se concentre nele. Vigiar a mente para não entrar em divagação.

3.Selecione e guarde ilustrações (imagens, frases, textos), que reforçam as verdades bíblicas que se propõe transmitir. Antes de usá-las, faça sua crítica sobre elas.

4. Pregue com a alma (vontade ou ânimo para fazer, intelecto – seja racional, e com as emoções inflamadas pela verdade que acredita). E o sobrenatural cabe à ação do Espírito Santo.

5. O mensageiro deve pregar a Palavra com convicção, não apenas suas convicções. O convencer é papel do Espírito Santo.


6. Jamais espere dos homens aprovação, sem antes atentar ouvi-la de Deus, o dono da Causa Cristo.

7.  Mantenha-se atualizado, sempre que possível, examinando tudo que condiz ou venha de encontro a fé cristã, para que tenha posição formada a respeito. Do contrário, não se aventure falar do que não sabe, sem propriedade. E consciente de uma verdade: “Uma das certezas da vida é que não temos resposta para todas as perguntas.” (Dr. Myles Munroe).

8.  Evite cair na insegurança do vai pregar na próxima oportunidade. Ore, decida e seja tempestivo na preparação do conteúdo a transmitir. É a dedicação à chamada. Do contrário, ao chegar o dia, pregará “qualquer coisa”.

9. Sempre que possível, dê o crédito devido quando fizer menção de conteúdo alheio, seja ele falado ou escrito, para não ser pego chocando ovos alheios. (Sadu Sundar Singh)

10.Produza pela reflexão, meditação diária, estudos e pesquisas pessoais, suas próprias afirmações e conclusões, sempre sob o julgamento das Escrituras.

11.Aprenda a depender de Deus. É crucial e não é fácil. Só ocorre com amadurecimento espiritual, quando nos utilizamos de recursos espirituais, como: Oração, jejum e exame diário da Palavra de Deus, otimizando as muitas fontes pertinentes que hoje dispomos.

12.Avalie o ambiente onde vai ministrar (tamanho, quantidade de pessoas, tempo disponível, nível do público-alvo, finalidade do evento/reunião...), para pensar a estratégia, a tonalidade e altura da voz, adequadas.


13.Quatro fatores inseparáveis na ministração expositiva: O texto, interpretação, explicação e aplicação à realidade do ouvinte hodierno, para que a ministração não esvazie sem objetividade. Pregar é como quem vai defender uma tese.

14.Finalmente, seja fiel a boa exegese e a hermenêutica bíblica, cuide da espiritualidade da mensagem.  Porém, no afã da espiritualidade, não afirme o que o texto bíblico não o credencie a transmitir.


Fonte: Pregação Expositiva – Rev. Hernandes Dias Lopes - 2012

Elucubração dominical do dia 16/08/2015 - Samuel P M Borges
               
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...