Pesquisar

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Impiedade, Piedade e Autopiedade


Tema: Impiedade, Piedade e Autopiedade


Texto:  I Tm 6.3-6

Introdução: Amados, na oportunidade, queremos fazer uma correlação entre os termos impiedade, piedade e a autopiedade. E de modo que fique evidente os objetivos da ministração, que é combater a impiedade, nos alertar contra a autopiedade no meio cristão em geral, e nos exortarmos à prática da piedade.

I – A Impiedade, Piedade e Autopiedade nas Escrituras.

Impiedade - É a ausência de compaixão ou de dó pela dor do outro. É o antônimo de piedade. Em sentido geral impiedade é prática do mal.  Veremos o quanto é condenável.

Dt 9.4-5 – A Impiedade dos cananeus foi um dos motivos Deus os lançou fora de sua terra, para dar aos filhos de Abraão, cumprindo a promessa.

I Sm 24.13 “...Dos ímpios procede a impiedade...” Então, é própria dos ímpios.

Sl 45.7 –  Pv 8.7 - Deus ama a justiça e abomina a impiedade.

Sl 125.3 – A impiedade não prevalecerá sobre a sorte do justo.

Pv 10.2 – De nada aproveita os tesouros da impiedade.

Pv 13.6 – Enquanto a justiça guarda o sincero no seu caminho; A impiedade transtornará (trará aflição, contratempo, tribulação) o pecador.

Pv 16.12 – É abominável aos que governam, praticar a impiedade...pois o trono de estabelece com justiça.

Ec 3.16 – O pregador viu o quanto é injusto e ímpio este mundo...isto por volta do ano 900 a.C

Ec 7.25 –  A Impiedade é insensatez.

Rm 1.18 – “...Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”.

Judas Vv.15 – Asseverou que virá juízo de Deus sobre toda impiedade.

II – O vocábulo Piedade – Tem dois sentidos básicos:

1. Qualidade de quem é pio, piedoso – devoção religiosa e de fé.

2. Também expressa misericórdia, compaixão, sensibilidade pela dor de outrens.

3. No sentido prático é fazer o bem...as vezes, até pagando o mal com o bem.

I Tm 6.3 – O ensino de Jesus está em conformidade com a piedade...dizia Paulo ao jovem Timóteo.

I Pd 3.11, corroborava com o apóstolo Paulo – “Aparte-te do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a. E o Vv12b “...mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males”.

Mt 5.46 - Quem faz o bem só a quem lhe faz o bem, já recebeu a sua recompensa.

Mt 6.3 – Apresenta-nos um princípio para fazermos o bem sem darmos publicidade.

Mt 5.20 - Nossos atos de bondade e justiça, precisam exceder ao dos escribas e fariseus, do contrário, não teremos parte no Reino de Deus.

Sl 69.16 – Igreja! Deus é abundante em piedade.

Sl 25.16; 26.11;30.10 – Quando necessitarmos de piedade, faça como o salmista, peça ao Senhor.

Seis verdades bíblicas sobre a piedade que não podemos deixar passar desapercebida:

I Tm 3.16 – ...Grande é o mistério da piedade. É o seu nascedouro. E de acordo com texto citado consiste na encarnação do verbo, na sua ascensão aos céus, e glorificação junto ao Pai.

I Tm 4.7 – Somos exortados a deixar as fábulas profanas e velhas, e se exercitar na piedade.

I Tm 6.5 – Faz menção de “...homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; Aparta-te dos tais.

I Tm 6.6 - Grande é a piedade com contentamento. Seja um servo e adorador grato. E fazendo o bem, faço-o com alegria, sem segunda intenções, sem lamentos e reclamações...

I Tm 6.11 -  A piedade está arrolada entre as virtudes cristãs, tais como: A fé, o amor, a justiça, paciência e a mansidão.

II Tm 3.5 – A Bíblia recomenda distância daqueles que tendo aparência de piedade, negam sua eficácia (o real cuidado com as pessoas – II Pd 3.11). Destes, afasta-te.


III – Autopiedade – É a pena, dó de si mesmo. Autocomiseração, Coitadismo. 

Por causa da autopiedade, muitos estão girando em torno do seu umbigo. É uma espécie de narcisismo religioso.  Amados irmãos vos afirmo: O egocentrismo é o pai da autopiedade.  Frisamos: A Bíblia não a recomenda.

Primeiro, é importante distinguir a autopiedade da autoestima, isto é, do amor próprio.  
Ef 5.29 – “Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”.  O Apóstolo Paulo ensinava que o amor próprio é algo que se pratica naturalmente. Esta índole Deus, pois em nós. Mas, como vivemos no meio de humanidade muito infeliz, a autoestima de muitos está em crise. Que o diga, os índices alarmantes de suicídios...

Deus na sua sabedoria estabeleceu o amor próprio na mesma proporção que amamos ao nosso semelhante. Nem mais, nem menos. E regra geral, amamos mais a nós mesmos. Tornam-nos egoístas e este é um dos grandes males da humanidade.

Como constatar, observar a autopiedade no meio cristão?

Nas mensagens de redes sociais (áudio, vídeo) que despejam os pacotes de bênçãos, de forma barata e irresponsável, sem ponderar se houve arrependimento, se quem as recebe está em comunhão com Deus ou não. Amados, as promessas de Deus não são incondicionais e automáticas.

Por causa do espirito de autopiedade, tem pessoas infelizmente, que não só falam mal dos outros, como falam mal de si mesmas, para chamar a atenção e alcançar dó dos outros.

“Atrair os olhos da piedade é desejar e invocar sobre si condições dignas de piedade”.

A autopiedade está presente nas músicas de alisamento de ego, centradas no homem e não servem de louvor e adoração a Deus.
E tem aqueles que se sentem como “os prediletos de Deus”,  “os escolhidos”. Neste ponto, precisamos ter uma visão bíblica, da Eleição em Cristo para a Vida Eterna, Predestinação e chamadas específicas para salvação e serviço. E nunca se esquecer de que Deus não faz acepção de pessoas, pois Ele não precisa fazer média com ninguém, nem na terra, nem no céu. E a ninguém trata de forma desigual. Deus é imparcial e justo (Atos 10.34-35; Rm 2.6-11; Ef 6.9; Cl 3.25). Em Cristo e por Cristo, todos são chamados à salvação.


Conclusão

1. Fuja da impiedade e fique longe dela. E tenhamos cuidado para não nos condenarmos no que aprovamos.

2. De acordo com II Tm 3.12, o exercício da piedade trará oposições. Na piedade, teremos embates a vencer.

3. Não caiamos na malha do engano da autopiedade.

4. Mantenha em equilíbrio a autoestima.

5. Exercitemo-nos na piedade. O melhor esporte da vida – fazer o bem.

Subsídios:

Em II Pd 1.5-7 – Somos aconselhados a acrescentar à piedade, a fraternidade, e a fraternidade, o amor ágape.

I Tm 4.8 – “O exercício corporal tem pouco proveito, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir..”

Então, cabe ao cristão se exercitar na piedade e fazê-lo com excelência. De modo, Deus será glorificado em nosso viver aqui e na eternidade.

Em Ap 4.10-11 estão simbolizados os dois grupos de salvos, a Igreja e Israel, com suas coroas sendo lançados aos pés do que estava assentado no trono.

Precisamos dá mais valor a galardões, sabendo do seu objetivo na eternidade. Não servirão para nossa vanglória no céu.

Coroa da Vida – Tg 1.2; Ap 2.10;

Coroa de Glória – I Ts 2.19-20; I Pd 5.4;

Coroa da Justiça – II Tm 4.7-8;

Coroa Incorruptível -   I Co 9.25-27;

Coroa da Alegria – Fl 4.1).

Pb Samuel P M Borges – Revisão em maio/2020.
Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...