Pesquisar

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Laodicéia – A Igreja morna



Cidade entre as mais importantes da Ásia Menor. Comercialmente era muito rica. E o que nos dá entender do texto, a Igreja local também era rica materialmente. Abastarda de bens materiais. Sentia-se por cima da carne seca. Não sofria perseguição ou oposição. Não se comenta heresias em seu meio. Pela repreensão que recebeu da daquele que se apresentou como a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus, a sua situação espiritual era crítica, caótica, diferentemente do seu autoconhecimento, ou seja, do seu pastor e seus membros.

Localização geográfica de suas ruínas: Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. (Rinaldoeapalavra.blogspot.com.br)
        Imagem de ruínas de um aqueduto na antiga Laodiceia

Como eles se achava? Ricos e de nada tinham falta, prósperos...

Como o Senhor da Igreja o(a) via? Desgraçado, miserável, pobre, cego e nu.

Estavam sofrendo de que? Mornidão, orgulho espiritual e ausência da capacidade de autoexaminar.

Precisavam de que?Ouro refinado no fogo – para purificar-se; vestes brancas, pois estava nu;E colírio para curar a sua cegueira, pois a sua soberba, o seu orgulho a impedia de um autoexame sério para que se corrigisse.

Aplicação/contextualizando o estudo:

1.            Prosperou e não soube lidar com o seu sucesso. Amornou...

“Duas coisas te peço; não mas negues, antes que morra: Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário; para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.” Pv 30-7-9

Diferente de Laodicéia foi o Apóstolo Paulo:

“Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Fl 4.12-13

2.       Tornou-se autossuficiente, como quem não dependia mais de Deus.

3.    Hoje vemos desconstrução no Reino de Deus e crescimento de impérios eclesiásticos humanos.

4.         A Igreja Evangélica Brasileira é organizada em denominações. E em nome da denominação, muitas vezes, líderes agem como a sua denominação seja o Reino de Deus na terra com exclusividade. Estão Sofrendo de megalomania e altivez. Chamam outras Igrejas de “igrejolas”. É possível que estejam bebendo da soberba de Laodiceia. 

No denominacionalismo há três posições:

a)    Adenominacional – Não aceita a Igreja organizada em denominações;

b)     Denominacional – Só a sua presta e é a verdadeira Igreja de Cristo; Não se mistura com ninguém. Já ouvi de um líder que comprou todo o horário que pôde de uma emissora de TV, para que nenhuma outra denominação dela se utilizasse. Que Deus tenha misericórdia da sua Igreja. Queremos consideração, mas não consideramos os outros. E na Igreja-Instituição, os pecadores ficam no anonimato, não se arrependem, não reconhecem erros.

c) Interdenominacional – Cultiva o entendimento, a comunhão sadia entre as denominações, sem sectarismo. Interagem em prol do Reino de Deus.

5. A mornidão é um estado de espírito abominável aos olhos e crivo divino. Deus não trabalha em torno do mais ou menos. Não existe meio salvo, quase salvo, meio puro. Daí a recomendação de Josué: Escolhei a quem vais servir? Em apocalipse está escrito: Ou caminha na direção da santificação ou suje-se  totalmente.

6.A repreensão do Senhor também nos ensina outras verdades quanto
   ao viver dúbio, de dúvidas e insegurança de caráter:

a) Devemos saber o que queremos e sermos pessoas resolvidas, resolutivas.

b)Tem pessoas que passam pela vida na dúvida, nas incertezas, inseguras, sem convicção do que é e onde vão chegar.

c) O indiferentismo é tanto faz como tanto fez, ou seja, são vidas sem propósitos. Sem dedicação aos valores em que crer e professa. É o oposto da fé de Hebreus 11.4

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

d) Mornidão fala-nos de ausência de fervor, de entusiasmo, alegria, de alguém que perdeu a graça de Deus que estava sobre ele. Já não afirma mais como Paulo:”Eu sei em quem tenho crido”. “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

e) A mornidão espiritual leva a estagnação, torna-se o morno infrutífero, sem prazer em produzir para Deus. Revela falta de confiança e descrenças em Deus. É uma fé apática.

f) E o pior. Se tiver bens materiais em abundância, põe nele sua confiança, esquecendo-se do que Jesus dissera: 
“A vida de qualquer um não consiste na abundância daquilo que possui.”


g) A Igreja emergente de que se fala pode ser uma Laodiceia, e assim já se revela nos Estados Unidos.


h) Mas, o Senhor, não desiste, insiste em restaurar vidas acabrunhadas:

”Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Ap 3.20

i) Esta porta é a do coração, abre-se pelo lado dentro, pela decisão pessoal, reconhecendo o estado espiritual em que o homem se encontra, permitindo Jesus reinar, governar, ser o Senhor de suas vidas. Amém!


Samuel P M Borges

Um comentário:

  1. Graça e paz irmão Samuca, muito obrigado por ter visitado o espaço Vivendo a palavra, muito obrigado pelo comentario. sempre que puder visi-o blog. gostei muito deste seu blog que Deus o abençoe. vai nesta tua força.

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...