Pesquisar

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A BÍBLIA - HISTÓRIA E GEOGRAFIA


INTRODUÇÃO


Esta lição compreende um breve resumo da História e Geografia Bíblica. Deus, na Sua soberania, estabeleceu Sua vontade no encaminhamento da História. Muitas vezes Deus precisou interferir na vida dos homens, para que Seu propósito fosse realizado (Gn 11.7-8). Há uma afirmação de que o homem que não conhecer a História não conseguirá entender a Bíblia. Do mesmo modo a Geografia Bíblica, deve ser compreendida pelo estudante da Bíblia como auxiliar nos fatos e mensagens, que muitas vezes obscuros, tornam-se claros quando estudados à luz da Geografia Bíblica. A Bíblia está repleta de Geografia, por isso a usaremos como fonte principal nesta lição.

1. A HISTÓRIA BÍBLICA ANTIGO TESTAMENTO

A Bíblia revela o berço da humanidade como sendo a Mesopotâmia (terra entre rios) (Gn 2.10-14), ou vale do Eufrates. A partir deste lugar maravilhoso, formam-se povos e nações do mundo antigo. Em Gênesis capítulo 10, vemos as nações surgindo a partir dos filhos de Noé. Com as nações estabelecidas, e cada uma com sua própria língua (Gn 11.7-8), Deus chama Abrão (Gn 12.1), e estabelece com ele a promessa de uma grande nação (v.2), que se situaria em Canaã, (Gn 15.16), após o cativeiro no Egito (Gn 15.13), seguido de uma caminhada no deserto, para que lhe fosse dada a lei (Os 2.14). Sob o comando de Josué, Israel se instala em Canaã, após atravessar o Jordão (Js 3.16), um dos grandes milagres de Deus. Inicia-se portanto o período das conquistas (Js 12.7-24), ficando ainda muita coisa para se conquistar (Js 13.1), o que trouxe perigo para o povo de Deus (Js 23.7).
Por mais de 300 anos Israel viveu tempos de apostasia espiritual (Jz 2.10-11), e Deus levantou juizes para julgar a nação e estabelecer o retorno ao Senhor (Jz 3.10-11). Este período na vida de Israel foi por demais aflitivo e conturbado conforme Juizes 21.25, apesar da presença do homem de Deus, Samuel (1 Sm 3.20).
A História Bíblica é rica em detalhes sobre a vida do povo de Deus e das nações da terra. O povo deseja a monarquia (1 Sm 8.5), e Deus a estabelece, levantando homens, dos quais destacamos Davi (At 13.22), que conquistou Jerusalém, a cidade dos Jebuseus (II Sm 5.6-7). O filho de Davi, Salomão, é quem edifica o templo (I Cr 22.8-10) e expande a área geográfica (I Rs 4.24). Após a morte de Salomão, o reino se divide em Norte (Israel) e Sul (Judá). Ambos viveram vários períodos de trevas espirituais, devido aos reis que governavam sem obedecer a palavra do Senhor (Jr 35.15). Tudo isto levou o povo ao cativeiro. Israel (reino Norte) segue para Assíria (II Rs 15.29), e Judá (reino Sul) segue para Babilônia (Dn 1.1). O cativeiro foi usado por Deus para tratar seu povo das mais diversas doenças espirituais. O grande templo de Salomão, destruído por Nabucodonozor, é agora reconstruído sob as mais duras penas (Ed 3.6;12;13). Vários profetas são usados por Deus para animar e despertar o povo de Deus (Ed 5.1). Sob o comando de Neemias, os muros de Jerusalém foram reconstruídos (Ne 6.15-16). Em Neemias encerra-se o período da História no Velho Testamento. Temos a partir daí um novo período na vida do povo de Deus, o InterBíblico, que durou aproximadamente 400 anos, onde muitos fatos aconteceram, conforme narra Daniel cap. 11 a 12.4.

2. HISTÓRIA BÍBLICA - NOVO TESTAMENTO

A História Bíblica do Novo Testamento, começou com o domínio romano. O nome de Herodes, "O grande", passa a fazer parte do mundo Bíblico. Este homem que perturba-se com a notícia do nascimento de Jesus (Mt 2.3), manda matar crianças (Mt 2.16) e morre (Mt 2.19). Após tantas atrocidades conhecidas na História Geral, marca o inicio dos Evangelhos.
A terra de Canaã no tempo de Jesus, estava agora dividida em distritos como: Judéia, Samaria, Iduméia, Galiléia, Peréia e Ituréia. O templo dos judeus, agora reformado por Herodes "O grande", torna-se atração em Jerusalém, admirado até pelos discípulos de Jesus (Mt 24.1). Neste instante Jesus profetiza (Mt 24.2). A profecia de Cristo tem cumprimento no ano 70, da Era Cristã. Num dia de páscoa, surge um grande exército sob o comando de Tito, General romano, e arrasa toda a cidade; destrói o templo, e, assim começa a perseguição do povo de Deus.

O cristianismo no Novo Testamento tem 2 etapas:

A 1ª Etapa acontece na vida de Cristo, o que é visto nos evangelhos, até surgir a Igreja no Pentecostes (At 2.1), onde inicia a 2ª Etapa, vista nos Atos dos apóstolos, se dividindo em: a) período da igreja em Jerusalém até o capítulo 12; b) a partir do capítulo 13 de Atos e nas Epístolas, vimos o período missionário da Igreja. Findo os dias do Novo Testamento.
O Cristianismo aparece em quatro períodos da História: 1) período romano; 2) período medieval; 3) período moderno até 1789 e 4) período contemporâneo, de 1789 aos nossos dias, conforme Cantares 6.10.

3. A GEOGRAFIA BÍBLICA

É exatamente a Bíblia a fonte principal da Geografia Bíblica. Nela encontramos citações de inúmeros lugares, povos, nações, cidades, acidentes geográficos. A Bíblia menciona cerca de 600 cidades da Palestina ocidental. Estudar Geografia Bíblica é atuar no palco terreno e humano das revelações divinas, esclarecendo fatos e enigmas constantes das Escrituras.
Deus tem estabelecido as nações (Dt 32.8) e estudar este assunto à luz da Bíblia é bastante compensador (At 17.26).

A partir dos filhos de Noé (Gn 10.2;6;22), houve o povoamento da Ásia, África, Canaã e Europa. Dentre as terras Bíblicas, destacamos Canaã ou Palestina e citaremos alguns de seus nomes, os quais aparecem na Bíblia. Canaã (Gn 13.12); Terra dos hebreus (Gn 40.15); Terra do Senhor (Os 9.3); Terra de Israel (Mt 2.20); Terra de Judá (Is 26.1); Terra Gloriosa (Dn 11.41); Terra da Promessa (Hb 11.9) e Terra Santa (Zc 2.12). A partir do reinado de Davi, Jerusalém passa a ser a capital da Palestina. Seu primeiro nome é Salém (Gn 14.18), em Josué 18.28 chama-se Jebus e por fim Jerusalém, (Jz 19.10). A Santa Cidade (Ne 11.1). Jerusalém, sempre erguida sobre suas próprias ruínas, permanece a Cidade Eterna, símbolo da Jerusalém Celestial, que se estabelecerá na consumação dos Séculos (Ap 21.2), Destacamos nesta lição três ciências que tem auxiliado a Geografia bíblica, ao longo dos anos:
a) História geral - Com certo cuidado, o estudante da Bíblia, pode se valer desta ciência para descobrir fatos Bíblicos, relacionados à história dos povos e nações.
b) Arqueologia - Principalmente a Bíblica, é um auxiliar direto na elucidação de fatos Bíblicos, escondidos no tempo. A arqueologia desvenda os mistérios dos antigos, escavando e revelando-nos os fatos.
c) Cartografia - A famosa ciência dos mapas, coloca-nos frente ao lugar que a Bíblia fala. Situa-nos no espaço físico da narrativa bíblica.

CONCLUSÃO

Prezado aluno, sem a História e a Geografia Bíblica, certamente a Bíblia, seria um livro sem cor, sem expressão e se tornaria apenas algo, introspectivo. Entretanto o que acabamos de estudar traz vida e expressão aos relatos bíblicos, permitindo-nos uma pregação mais ampla da Palavra de Deus.

http://www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...