Pesquisar

domingo, 15 de julho de 2012

Evangelização – Sertão Nordestino - Brasil



Entre os dias 19 e 24 de março, aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte, CE, o Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino.
O congresso foi uma iniciativa do Movimento Nacional para a Evangelização do Sertão Nordestino (MNESN), que agrupa vários ministérios e igrejas com atuação no Nordeste. O pastor Jonathan dos Santos, fundador da Missão Antioquia e do Vale da Bênção, é o grande inspirador do movimento.

Os objetivos do movimento 

O movimento pretende mobilizar a igreja brasileira para a construção e efetivação de um grande plano evangelístico para a região do sertão nordestino. Os alvos são ousados: almeja-se a implantação de dez mil igrejas até 2022, o que significa 83 igrejas por mês ou 2,7 por dia. Outros eventos previstos para 2013 são o Congresso de Mulheres e o Congresso Nacional de Jovens, ambos em Juazeiro do Norte. Para julho de 2014 está agendado um novo Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino, em Petrolina, PE.

Por que a ênfase no sertão nordestino?


Há algum tempo, algumas organizações -- reconhecendo que historicamente houve pouca atenção da igreja brasileira para o Norte e Nordeste do Brasil -- têm se voltado proativamente para estas regiões. A divulgação de pesquisas colocando em evidência a condição precária do anúncio do evangelho e do desenvolvimento social, o intercâmbio de pessoas das regiões Sul e Sudeste no sertão, principalmente por meio de trabalhos itinerantes de jovens, contribuíram para que os olhares se voltassem para o sertão.

Alguns índices sobre o panorama da evangelização da região, divulgados pelo próprio congresso: a região do semiárido, correspondente a 11% do total do território, com 36 milhões de pessoas, localizada entre os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e extremo norte de Minas Gerais, é composta por 1.133 municípios, com cerca de 11 mil vilas sem nenhum testemunho evangélico efetivo. Das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no sertão nordestino. Dos 222 municípios brasileiros com menos de 2% de evangélicos, 138 estão no Nordeste; na região há setenta cidades com menos de 1% de evangélicos. Portanto, trata-se da região menos evangelizada do Brasil.

Além disso, 50% das crianças pobres do Brasil vivem no Nordeste (ou seja, 66% das crianças do Nordeste); a taxa de analfabetismo da região é quase o dobro da média do restante do país (mais de 19% da população é analfabeta); a região possui a menor expectativa de vida do Brasil (69 anos), tem o menor percentual de saneamento e apresenta a maior taxa de desemprego e de trabalhadores que recebem menos de um salário mínimo por mês (cerca de 41% da população).

Fonte: Revista Ultimato – maio-junho 2012. Artigo sob o título A redenção do Sertão Nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...