Pesquisar

sábado, 18 de dezembro de 2021

A maior fraude da História: O pecado.

 

Conta-se que o grande pintor, Leonardo da Vinci, levou anos para pintar a famosa tela “A Santa Ceia”. Em vão, ele procurava um modelo apropriado para a face do Salvador. Então, ele encontrou um cantor de um coral em uma igreja, cujos traços nobres lhes chamaram a atenção.

Imediatamente, ele chamou o rapaz, Pietro Bandinelli, para posar para o quadro, e deu a Jesus a fisionomia do rapaz. Por muitos anos, Da Vinci continuou pintado a tela. Os discípulos estavam quase todos prontos, e só faltava o modelo de Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus. Da Vinci passou, então, a andar pelas ruas de Roma, procurando um rosto adequado. Finalmente, achou a pessoa com o rosto certo. Era o de um sujo e esfarrapado, com uma expressão ameaçadora em seu semblante.

Ele estava parado em uma esquina e logo foi convidado a servir de modelo, o que imediatamente aceitou. Mas, quando o pintor contemplou os traços de mendigo mais atentamente, de susto, o seu pincel lhe caiu da mão. Tratava-se de Pietro Bandinelli, cujo bonito rosto, o pintor já havia usado como modelo para o rosto do Salvador. O que é que havia transformado o anterior rosto angelical em um rosto de bandido, de Judas? A pobreza? A fome? A doença ou algo parecido? Não, o pecado o havia rebaixado tanto! Ele se tornou um alcoólatra, um viciado jogador. Havia descido degrau por degrau, até que seu rosto mais parecia o de um homem mau do que de um anjo.

O pecado é uma enxada que cava nossas sepulturas! O Pr. Hernandes Dias Lopes afirmou: “o pecado é a maior fraude do mundo”. Ou seja, promete prazer mas paga desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas o seu salário é a morte. Tem aroma sedutor, mas ao fim cheira a enxofre.

Só os loucos zombam do pecado. O pecado é perverso. Ele é pior do que a pobreza, do que a solidão, do que a doença. Enfim, o pecado é pior do que a própria morte. Todos os males não podem destruir a sua alma nem afastar você de Deus, mas o pecado arruína seu corpo, sua alma e afasta você eternamente de Deus.

Fonte: Livro - Mensagens de Esperança – Visão Cristã – 1ª edição 2021 – Renato Vargens.

Adendo do Blog:

Romanos 6.22-23 – “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e pôr fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

I João 1.5-7 – “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

A Doutrina do Pecado (Hamartiologia)em cinco pontos:

1 – Originou-se em Satanás (Is 14.12-14).

2 – Entrou no mundo por Adão (Rm 5.12).

3 -  É universal, com a única exceção: De Cristo (Rm 3.23; I Pd 2.22).

4 – Incorre em penalidade da morte espiritual, física e condenação eterna (Gn 2.17; 3.19; Ez 18.4,20; Rm 6.23).

5 - Não tem remédio a não ser na morte sacrificial de Cristo (Jo 1.29; At 4.12; Hb 9.26).


Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN - 18/12/2021.

 

3 comentários:

  1. Realmente o que deixa a humanidade distante de Deus não são as aflições e infortúnios, mas o pecado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ilustração. Em um certo sentido, somos todos Pietro Bandinelli, em cronologia reversa: Da semelhança de Judas à semelhança de Jesus.

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...