O mapa-múndi nos dá uma visão da humanidade dividida em seis continentes – América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Continentes são imensas faixas de terras, cercadas de águas, onde é possível a vida humana, animal, vegetal, climas diversos, etc.
Até 2019, a ONU reconhecia 193
países. A FIFA tinha 211 países filiados. E o COI – Comitê Olímpico Internacional,
reconhecia 206 países, segundo o estudoprático.com.br.
Salmos 24.1-2 – “Do Senhor é a
terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles nele habitam. Porque Ele a fundou
sobre os mares e a firmou sobre os rios”
Salmos 115.16 – “Os céus são
os céus do Senhor; mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens”.
Calculando em tempo real, o
site worldmeters.info/pt/ informa que somos 7.913.211.444 habitantes. Pesquisa em 13/12/2021, por volta das 21:55
minutos.
E
levantamos a seguinte indagação: Como Deus, o Criador, trata com a humanidade?
A interpretação panorâmica das
Escrituras, deve ser feita a partir do primeiro homem Adão, criado por Deus à
sua imagem e semelhança, com uma visão abrangendo do seu trabalhar, em torno de
três povos, Gentios, Israel e a Igreja, num arcabouço bíblico sistematizado,
contendo tanto o antes como o depois do Advento do Messias.
João 5.17 – “...Meu Pai
trabalha até agora, e eu trabalho também”. A Criação está concluída, encerrada
(Gn 2.3). Entretanto, a causa da redenção, da reconciliação do homem com Deus, está
em curso pela proclamação do evangelho, poder de Deus para salvação de todo o
que crê (Mc 16.15-16; Jo 3.16; Rm 1.16; Ap 5.9).
A
Humanidade em três agrupamento de humanos.
1. Gentios – São todas as nações, excluído
o povo judeu.
2. Israel – Um dos povos de origem
semita, descendentes de Sem, filho mais velho de Noé. E que foi formado a
partir da chamada divina a Abraão, o hebreu (Gn 12.1-3;14.13), mediante uma
Aliança (Gn 15.17-21).
3. A Igreja Cristã – Estabelecida na terra
como agência do reino de Deus, composta de todos os salvos em Cristo Jesus, a
sua pedra fundamental (Mt 10.1-8;12.28;16.13-20; I Co 3.11), inaugurada no dia
de pentecostes (Lc 24.49; At 2.1-4), com a missão de pregar o evangelho de arrependimento
a todas as nações (Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; Lc 24.46-48).
Deus tem criaturas e filhos. É
possível distinguir na Bíblia cinco de tipos de filhos: Por criação – anjos,
por formação – Adão, por eleição – Israel, por geração – Jesus Cristo, o homem
perfeito. E por adoção, a Igreja.
4. Quanto à redenção, a salvação vem
dos judeus (Jo 4.22), porém não é exclusiva do povo judeu. Deus não faz acepção
de pessoas (Atos 10.34-35; Rm 2.6-11). E o desejo de Deus é salvar, não
condenar. Ele não tem prazer na morte do ímpio nos seus pecados (Ez 18.23; Pv
28.13; Is 55.7).
5. Em Ef 2.11-14, o apóstolo Paulo
disseca sobre a formação de um novo povo, em Cristo, a Igreja, constituída de
judeus e gentios. Em Gl 6.16 a Igreja é chamada, em sentido alegórico, o Israel
de Deus. A propagação do evangelho, começando tanto por Jerusalém como em toda
Judéia e Samaria, e até aos confins da Terra (At 1.8), não extingue Israel
enquanto nação, povo, filhos de Deus por eleição, com bastante promessas e
profecias ainda por se cumprir no cenário bíblico-escatológico. Aliás, cerca de
70% das profecias bíblicas dizem respeito a Israel, Estado-nação.
6. No geral, Deus age por Soberania e
Permissividade. A sua Vontade Moral está declarada, revelada nas Escrituras
para o homem obedecer, podendo desobedece-la. A Vontade Moral de Deus não é
imposta aos homens.
7. Deus não é de meio termo. O homem
precisa decidir e escolher em quem vai crer, seguir e servir (Js 24.14-15; Mc
16.15-16). Após o acerto de contas (Rm 14.12), o destino final será céu ou
inferno.
Jonathan Edwards
(teólogo congregacional americano – 1703-1758), declarou: "A terra é o
único inferno que os cristãos irão suportar, e o único paraíso
que os descrentes irão desfrutar”.
Houve na História da Igreja,
teólogos, pensadores cristãos que deram foco exacerbado aos “eleitos”, chegando
a níveis de oposição até com mortes para quem não aceitasse as suas ideias
teológicas. E criaram um dualismo insano com dois grupos: Dos que Deus
predestinou ao céu e dos que Ele predestinou ao inferno, e assim estava
determinado, antes da fundação do mundo.
Em consequência, símbolos, figuras,
tipos e antítipos têm sido interpretados em cadeia, para se amoldar às
correntes teológicas cridas e defendidas, faltando humildade, em especial na
Igreja Institucionalizada, digo nas denominações, para corrigir distorções,
quando evidenciadas no texto sagrado. E a bem da verdade, não é tão
simples assim reexaminar linhas teológicas transmitidas há séculos.
Na contemporaneidade há denominações
reformadas amenizando o dualismo citado, oriundo dos reformadores, ensinando que
a Predestinação divina é sempre para a salvação, não para condenação.
Tenho a convicção
de que a Eleição e a Predestinação focadas nos eleitos, não em Cristo, deforma a
Doutrina da Redenção contida nas Escrituras.
Antes de nos amarrarmos em nossas
“correntes teológicas”, sejas elas primitivas, patrísticas, históricas,
reformadas, tradicionais, pentecostais ou não, devemos considerar:
1. Buscar compreender a História da
Humanidade, dentro do Plano de Divino Através dos Séculos, do Gênesis ao
Apocalipse.
2. Fazer do Advento de Jesus
(encarnação do verbo), um divisor de águas no desenrolar da redenção humana e
compreender que o propósito divino é de salvação em prol do homem caído e tem
caráter universal, sem exclusivismo, sem acepção de pessoas (At 10.34-35).
3.
O termo antissemitismo surgiu na Alemanha no final do século XIX, definido cientificamente como ódio, aversão aos judeus, a sua cultura e a sua fé monoteísta.
Para aprofundar o ponto 3, consultar
a postagem
http://samuca-borges.blogspot.com/2021/10/jesus-foi-rejeitado-como-o-messias-de.html
4. A não distinção entre a Igreja e
Israel (povo, nação, cultura, língua pátria e território geográfico), tem
levado a inúmeras interpretações e deduções bíblicas errôneas nas disciplinas
teológicas da Eclesiologia, Soteriologia e Escatologia, Doutrina do Fim dos
Tempos.
Por Samuel Pereira de Macedo Borges
Bacharel em Direito e Teologia
Natal/RN – 13/12/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
INCLUIR COMENTÁRIO!