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segunda-feira, 15 de setembro de 2025

A Igreja em Jerusalém – A Salvação dos Judeus aos Gentios.

 

Is 49.6 – Jesus foi eleito, enviado também para luz dos gentios.

Lc 2.25-32 – O justo Simeão teve a alegria de ver o Messias, o Cristo de Deus, preparado perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações (os gentios) e para glória de Israel.

Mt 15.24; Lc 4.43-44 - Jesus veio e enviado, em primeiro plano, às ovelhas perdidas da casa de Israel.Todavia, profetizou João Batista “e toda a carne verá a salvação de Deus” (Lc 3.6). A salvação é de cima e para todos os povos.

Is 9.1-2 - A Galileia dos Gentios – Era uma região, tanto na época de Isaías quanto na época do ministério de Jesus, onde o povo judeu era minoria — os gentios predominavam (Mt 4.12-16). Era uma terra especialmente fértil e um ponto de encontro para viagens comerciais. Jesus cresceu na região da Galileia, morando em Nazaré (Mt 2.22-23), começou o seu ministério pela Galileia (Mt 4.17-25). O seu primeiro milagre foi num casamento, em Caná da Galileia (Jo 2.11).

João 4.22 – Jesus faz a afirmação de que “a salvação vem dos judeus” - não propriedade exclusiva dos judeus – Todavia, é de Israel a adoção de filhos, a glória, os concertos, a lei, o culto e as promessas (Rm 9.4-5). A chamada em Abraão é soberana e irrevogável, de modo que os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento para com Israel (Rm 11.29). E enfim, a todos os homens encerrou debaixo da desobediência para usar de misericórdia, independente de raça ou etnia (Rm 11.32).

Rm 11.11-15 - Os Gentios no Plano da Salvação – E conseguinte, Deus de dois povos (judeus e gentios) fez um: A Igreja (Ef 2.11-14).

O Senhor Deus no AT trata com Israel e as nações gentílicas. No NT, com Israel, as nações e a Igreja (Gn 12.1-3; Gl 2.7-8;3.8).

Paulo diante de tantos embates com os judeus, deixo-os de lado e passa a pregar aos gentios (At 18.6-7). O objetivo de Paulo era mostrar que Jesus Cristo, era o messias que havia de vir. Crucificado e ressuscitado, realizada na cruz a redenção humana. O evangelho judaizante não é objeto desta postagem.

O apóstolo Paulo, foi a quem Deus fez uma chamada específica para salvação e serviço (At 9.15-17), no caminho de Damasco, e o preparou, capacitou para ser doutor e mestre dos gentios (Rm 11.13; I Tm 2.7; II Tm 1.11). E Pedro, voltado para os crentes judeus (Gl 2.7-8).

Então, Paulo, de forma extraordinária, foi a alavanca de Deus, pronta para sofrer e fazer a transição do Judaísmo, das sombras/símbolos do culto mosaico, ao Cristianismo, de um só Deus revelado em três pessoas distintas, tendo o apogeu dessa revelação em seu Filho Jesus Cristo, o Salvador, a luz do mundo (Jo 8.12;12.46). Missão nada fácil, dado o peso cultural da fé monoteísta centrada em Deus o Pai, no AT.

Processo de Conscientização da Salvação aos Gentios

Atos dos Apóstolos foi escrito por volta do ano 63 d.C.  - Assim sendo, o que disse Jesus em Atos 1.8 – “Ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra”, pregando o evangelho, bem como At 10.34 – “Deus não faz acepção de pessoas”, inclusive para salvar, ou seja, se é judeu ou gentio/pagão não importa, só vem à tona, ao conhecimento geral da Igreja Primitiva, pelas fontes literárias, dentro de um período entre 20-30 anos, após sua inauguração no Pentecostes.

a) No episódio da casa de Cornélio - Um gentio temente piedoso, a Pedro Deus revelou a abrangência do Plano Redentivo (At 10.9-20,34), do qual a Igreja Hebreia Primitiva, demorou anos para assimilar a dimensão salvadora da Graça de Deus pela pregação do Evangelho de caráter universal.

b) O evangelista Marcos escreveu por volta de 55-65 d.C. - Mc 16.15 - Jesus após ressuscitado anunciou: “Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura...”.

c) O Evangelho de João foi escrito por volta de 80-95 d.C., onde temos o célebre texto de João 3.16 – Deus não amou a alguns para salvar, amou a toda humanidade dentro do Plano da Redenção. De modo que todo salvo, é eleito em Cristo, por causa de Cristo.

d) Por volta de 65-66 d.C., Paulo escrevendo a Tito - Um gentio convertido, um íntimo companheiro de no seu ministério apostólico (Gl 2.3), declara – “A Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11).

I Tm 2.4 – Deus, na sua vontade/desejo pleno – Almeja, não decreta, que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (o verbo afirma sua vontade no tempo presente, pois Ele está sempre no presente, sendo eterno, portanto, fora do tempo).

De modo que, assim foi tomando forma a conscientização da evangelização a todos os povos, não apenas salvação aos judeus com exclusividade.

O efeito contrário na Teologia da Substituição (A Igreja tomou o lugar de Israel no Plano Divino) - O povo judeu tem passado, porém sem presente e futuro. Uma heresia descomunal, surgida no Catolicismo Romano, na Teologia Reformada, nos seminários, nas universidades teológicas e na Igreja em geral.

Infelizmente, nos anais da História comprova-se o pecado de antissemitismo tanto fora, como no contexto do que chamamos de cristandade, afetando segmentos do Cristianismo.

Concluindo, a posição ideal da Igreja em relação aos judeus está em Rm 11.18-22. Ao invés de nós que antes éramos gentios (pagãos), hoje somos parte da noiva do Cordeiro, nada de orgulho, e sim temor a Deus.

Na era milenar todas as profecias acerca de Israel se cumprirão na sua plenitude. E o governo de Cristo se estenderá sobre as nações gentílicas (Is 11.1,10; Rm 15.12). 

 

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 15/09/2025.

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