Is 49.6 – Jesus foi eleito, enviado também para luz dos gentios.
Lc 2.25-32 – O justo Simeão
teve a alegria de ver o Messias, o Cristo de Deus, preparado perante a face de
todos os povos, luz para alumiar as nações (os gentios) e para glória de
Israel.
Mt 15.24; Lc 4.43-44 - Jesus veio
e enviado, em primeiro plano, às ovelhas perdidas da casa de Israel.Todavia,
profetizou João Batista “e toda a carne verá a salvação de Deus” (Lc 3.6). A
salvação é de cima e para todos os povos.
Is 9.1-2 - A Galileia dos Gentios – Era uma
região, tanto na época de Isaías quanto na época do ministério de Jesus, onde o
povo judeu era minoria — os gentios predominavam (Mt 4.12-16). Era uma terra
especialmente fértil e um ponto de encontro para viagens comerciais. Jesus cresceu
na região da Galileia, morando em Nazaré (Mt 2.22-23), começou o seu ministério
pela Galileia (Mt 4.17-25). O seu primeiro milagre foi num casamento, em Caná
da Galileia (Jo 2.11).
João 4.22 – Jesus faz a
afirmação de que “a salvação vem dos judeus” - não propriedade exclusiva dos
judeus – Todavia, é de Israel a adoção de filhos, a glória, os
concertos, a lei, o culto e as promessas (Rm 9.4-5). A chamada em Abraão é
soberana e irrevogável, de modo que os dons e a vocação de Deus são sem
arrependimento para com Israel (Rm 11.29). E enfim, a todos os homens encerrou debaixo
da desobediência para usar de misericórdia, independente de raça ou etnia (Rm
11.32).
Rm 11.11-15 - Os Gentios no Plano
da Salvação – E conseguinte, Deus de dois povos (judeus e
gentios) fez um: A Igreja (Ef 2.11-14).
O Senhor Deus no AT trata com Israel
e as nações gentílicas. No NT, com Israel, as nações e a Igreja (Gn 12.1-3; Gl 2.7-8;3.8).
Paulo diante de tantos embates com os judeus, deixo-os de lado e passa a pregar aos gentios (At 18.6-7). O objetivo de Paulo era mostrar que Jesus Cristo, era o messias que havia de vir. Crucificado e ressuscitado, realizada na cruz a redenção humana. O evangelho judaizante não é objeto desta postagem.
O apóstolo Paulo, foi a quem
Deus fez uma chamada específica para salvação e serviço (At 9.15-17), no
caminho de Damasco, e o preparou, capacitou para ser doutor e mestre dos
gentios (Rm 11.13; I Tm 2.7; II Tm 1.11). E Pedro, voltado para os crentes judeus
(Gl 2.7-8).
Então, Paulo, de forma extraordinária, foi a alavanca de Deus, pronta para sofrer e fazer a transição do Judaísmo, das sombras/símbolos do culto mosaico, ao Cristianismo, de um só Deus revelado em três pessoas distintas, tendo o apogeu dessa revelação em seu Filho Jesus Cristo, o Salvador, a luz do mundo (Jo 8.12;12.46). Missão nada fácil, dado o peso cultural da fé monoteísta centrada em Deus o Pai, no AT.
Processo de Conscientização da
Salvação aos Gentios
Atos dos Apóstolos foi escrito
por volta do ano 63 d.C. - Assim
sendo, o que disse Jesus em Atos 1.8 – “Ser-me-eis testemunhas tanto em
Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra”, pregando o evangelho,
bem como At 10.34 – “Deus não faz acepção de pessoas”, inclusive para salvar, ou
seja, se é judeu ou gentio/pagão não importa, só vem à tona, ao conhecimento geral da
Igreja Primitiva, pelas fontes literárias, dentro de um período entre 20-30
anos, após sua inauguração no Pentecostes.
a) No episódio da casa de
Cornélio - Um gentio temente piedoso, a Pedro Deus revelou a
abrangência do Plano Redentivo (At 10.9-20,34), do qual a Igreja Hebreia
Primitiva, demorou anos para assimilar a dimensão salvadora da Graça de Deus
pela pregação do Evangelho de caráter universal.
b) O evangelista Marcos
escreveu por volta de 55-65 d.C. - Mc 16.15 - Jesus após
ressuscitado anunciou: “Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda
criatura...”.
c) O Evangelho de João foi
escrito por volta de 80-95 d.C., onde temos o célebre texto de João 3.16 –
Deus não amou a alguns para salvar, amou a toda humanidade dentro do Plano da
Redenção. De modo que todo salvo, é eleito em Cristo, por causa de Cristo.
d) Por volta de 65-66 d.C., Paulo
escrevendo a Tito - Um gentio convertido, um íntimo companheiro
de no seu ministério apostólico (Gl 2.3), declara – “A Graça de Deus se
manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11).
I Tm 2.4 – Deus, na sua
vontade/desejo pleno – Almeja, não decreta, que todos os homens se
salvem e venham ao conhecimento da verdade (o verbo afirma sua vontade no tempo
presente, pois Ele está sempre no presente, sendo eterno, portanto, fora do
tempo).
De modo que, assim foi tomando
forma a conscientização da evangelização a todos os povos, não apenas salvação aos
judeus com exclusividade.
O efeito contrário na Teologia
da Substituição (A Igreja tomou o lugar de Israel no Plano Divino) - O
povo judeu tem passado, porém sem presente e futuro. Uma heresia descomunal,
surgida no Catolicismo Romano, na Teologia Reformada, nos seminários, nas
universidades teológicas e na Igreja em geral.
Infelizmente, nos anais da
História comprova-se o pecado de antissemitismo tanto fora, como no contexto do
que chamamos de cristandade, afetando segmentos do Cristianismo.
Concluindo, a posição ideal da
Igreja em relação aos judeus está em Rm 11.18-22. Ao invés de nós que antes
éramos gentios (pagãos), hoje somos parte da noiva do Cordeiro, nada de
orgulho, e sim temor a Deus.
Na era milenar todas as
profecias acerca de Israel se cumprirão na sua plenitude. E o governo de Cristo
se estenderá sobre as nações gentílicas (Is 11.1,10; Rm 15.12).
Por Samuel Pereira de Macedo
Borges
Natal/RN, 15/09/2025.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
INCLUIR COMENTÁRIO!