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terça-feira, 23 de setembro de 2025

Jesus, o caminho, a verdade e a vida (João 14.6).

Implicações teológicas veterotestamentárias e neotestamentárias.

1.O sabatismo está agarrado com o sábado e embora declare Cristo o salvador, é como não seja suficiente. O sábado é sinal entre Deus e Israel na Aliança Abraâmica. Como cristãos, na presença de Deus, devemos guardar dias, meses, tempos e anos (Gl 4.10).

a) Aprendemos que o AT é o evangelho oculto. O NT é o evangelho revelado e lança luz sobre tudo que está escrito no AT e se complementam.

b) O Advento de Messias cumprido é o grande divisor de águas entre o AT e NT.

c) A rejeição ao Messias pelos principais dos sacerdotes judaicos, abre-se a porta da redenção a todos os povos. O tropeço temporário de Israel é a riqueza dos gentios. E maior será quando reconhecer em Jesus, o Messias (Rm 11.12).

2.No Jeovismo, os sectários do movimento, são testemunhas de Jeová e não de Cristo por adulterarem textos originais das Escrituras e não crerem na Deidade de Jesus.

a) Somos testemunhas de Deus no sentido de que Ele ressuscitou a Jesus dos mortos (I Co 15.14-15).

b) At 1.8 – Nós, a Igreja, somos testemunhas de Jesus para anunciar as boas novas em todo o mundo (Mc 15.15-16).

4.Em geral, nas demais religiões - Elas têm seus fundamentos de fé e ignoram as Escrituras. Porém, pelas Escrituras, é compromisso do cristão levar a mensagem da verdade de Deus aos homens, independe de suas crenças ou cultura. Todos um dia estarão diante de Deus, quer queiram ou não (Rm 14.11-12).

5.Quando Jesus se apresenta como o caminho para o Pai, Ele não é um caminho dentre outros, não é uma rota alternativa, está externando exatamente ser o único meio de acesso legítimo, exclusivo, singular e insubstituível para Deus.

a) Jesus, como mediador, faz-se necessário em razão da incapacidade humana de se chegar a Deus por justiça própria. Deus é sempre santo e o homem um pecador (At 4.12; I Tm 2.5).

b) Está implícita na sua declaração o que Ele padeceria por nós na cruz, atendendo, solucionando a problemática do pecado para todo o que nele crê (Jo 1.29;3.16).

6.Em Jesus está a fonte da vida, Ele mesmo é a vida e o doador da vida (Jo 3.16; 6.33; 10.28; 11.25). E somente por ele temos promessa de vida eterna.

a) Jesus é a vida mais elevado do que a mera existência física, ao sopro vital no homem. Contrapõe-se contra a morte espiritual, concedendo vida eterna aos que ouvem a sua palavra e crê naquele que o enviou (Jo 5.24).

b) É célebre no texto sagrado a resposta de Pedro em João 6.68-69:

“...Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

7.Quanto à verdade (alétheia no grego), é relevante correlacionar a discussão do substantivo verdade na ciência, na filosofia, na religião, na educação e na teologia.

a) A Bíblia e a Ciência não se chocam.

b) Cientificismo – “Concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo” (google.com.br).

Por outro lado, no cientificismo também encontramos inverdades que não corroboram com ética das Escrituras. É uma verdade tendenciosa, adulterada para fins escusos. Por exemplo para determinado ramo da indústria, fins farmacêuticos, teses médicas para se ganhar status, títulos, dinheiro, etc.

Segundo o Filósofo Jacques Maritain, no livro Elementos de Filosofia 1, sobre a Filosofia Tomista:

A Filosofia considera-se o mais alto dos conhecimentos humanos pelo filtro da razão. 

A Teologia, a ciência de Deus, está acima da Filosofia. E a chama de a sabedoria por excelência.

Jesus, o Cristão e a Verdade

Jesus ao dizer “eu sou a verdade” – Não é uma parte ou fração da verdade, mas sim toda a verdade em si mesma. O Evangelho de João realça que Ele personifica a verdade. Assim sendo, a verdade absoluta, imutável e incondicional encontra-se expressa em Cristo. Jesus é a verdade teológica que os seres humanos necessitam conhecer, a qual se opõe à mentira e derruba as falsas crendices presentes no mundo. Enfim, Jesus é a verdade ilumina plenamente o conhecimento acerca Deus, o Pai (Jo 14.7).

A Filosofia é independente nos seus princípios, presta enormes serviços à Teologia, mas nas conclusões é submetida à Teologia.

O que é a verdade? É o fato real, a realidade. A marca da verdade é a autenticidade. A verdade é o seguramente certo, sem enganos, nem mentiras, o seu oposto primário.

Por que o que é verdade para algumas pessoas, não o é para outras? Dependerá das bases de crenças, dos princípios ou sistemas de valores adotados.

E "nada pode contra a verdade senão pela verdade" (II Co 13.8). Exegeticamente, significa que não se pode destruir ou opor-se à verdade e vencê-la. Enquanto promovida, gera o bem, edificação, prevalecendo sobre o mal e a mentira. 

Portanto, Cristo é o mistério de Deus, “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2.2-3).

 

Fontes da pesquisa:

Bíblia Sagrada.

Lição EBD/CPAD – E o verbo se fez carne – 2º trimestre de 2025.

Anotações de estudos pessoais.

 

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 21/09/2025.

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