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quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Alma Humana.

Mt 10.28 - “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.

Introdução

1.A alma juntamente com o espírito é a parte imaterial do homem, criado por Deus à sua imagem e semelhança.

2.Cuidar da alma, envolve zelar pelos sentimentos/emoções, produções mentais (atividades do intelecto) e disciplinar a vontade nas decisões e escolhas.

E que comece cedo, desde a infância - Disciplinar a criança faz bem à alma (Pv 23.13-14).

3.Teorias materialistas negam a existência da alma e sua responsabilidade moral, previnamo-nos contra essa visão e seus enganos.

I – Atributos da Alma

A alma (heb. nephesh; gr. psychē), frequentemente traduzida como ‘vida’ resulta da união de corpo e espírito. A alma inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio.

Estudar a natureza da alma humana fortalece a fé cristã ao revelar a dignidade e a responsabilidade do ser humano diante de Deus. 

O homem no Gênesis – Vemos que a parte imaterial do ser humano o distingue dos animais irracionais, a partir da forma especial quando foi criado (Gn 2.7).

O homem é um ser pessoal, criado à imagem de Deus, com autoconsciência e autodeterminação.

Sua capacidade de administração - A ele Deus deu o governo sobre toda a obra criada (Sl 8.3-6): “[...] enchei a terra, e sujeita-a; e dominai [...]” (Gn 1.28). Compreensão e decisão moral é resultado do caráter consciente e autônomo da alma humana, tais como: lavrar e guardar o jardim (Gn 2.15), discernir entre o certo e o errado e fazer escolhas (Gn 2.16-17), dar nomes aos animais (Gn 2.19).

A afetividade do homem – Observa-se quando Deus lhe prover uma companheira (Gn 2.18) e na expressão de satisfação de Adão ao receber Eva, em Gn 2.23 – “E disse Adão: Esta é agora osso dos ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”.

Atributos ou faculdades da alma – Emoção/sentimento, razão/ intelecto e a vontade. É, portanto, a sede dos afetos, raciocínio, impulsos, desejos e decisões. Nela e dela flui, manifesta-se a personalidade humana criada à imagem de Deus.

Na comunicação com o mundo físico e com Deus o ser humano o faz por meio da alma e do corpo. Aliás, as entradas da alma (audição, visão, olfato, tato e paladar), estão no corpo.

Os sentidos na Neurociência

Os cinco primeiros citados são menos importantes, porque o que conta para neurociência são os sentidos que mais demandam “consumo de neurônios” da atividade cerebral.

A neurociência avançou e há uns cinco anos reconheceu em estudo cerebrais, mais dois sentidos humanos.

O número um, o sentido mais importante, é a interocepção - É a informação que chega ao cérebro sobre o que acontece dentro do organismo. O que está acontecendo dentro dos órgãos. Estamos falando do coração, da respiração, do estômago, do intestino.

E o número dois em prioridade é o sentido da propriocepção - A informação que chega ao cérebro sobre como está meu corpo por fora, a postura (curvado ou não), os gestos (levantar a mão...) e as sensações (raiva, alegria, tristeza...) que tenho por todo o corpo.

Para ter, alcançar comunhão com Deus, a alma atua em conjunto com o espírito.  Pode-se dizer, então, que a alma se expressa pelo corpo no mundo homens e pelo espírito pode se conectar com Deus, o Ser Divino.

João 4.23-24 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Deduz-se presentes a alma e espírito na adoração ao Deus verdadeiro.

No seu cântico, Maria assim se expressou:

Lc 1.46-47 – “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”.

II. A Natureza da Alma: Imaterialidade e Imortalidade

Mt 10.28 – “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. O que Jesus queria ensinar no texto citado?

a) Jesus expõe clara distinção de substâncias entre as partes material e imaterial do homem:

O corpo – atingido fatalmente é perecível pela ação humana;

O espírito e a alma – Não podem ser destruídos pelo homem.

b) Há vários textos nas Escrituras onde a parte imaterial é representada ora pela alma, ora pelo espírito (Ec 12.7; Tg 2.26; Ap 6.9). E essas referências abrangem ambas as substâncias devido à sua inseparabilidade, bem como  ‘Alma’ é um termo polissêmico — uma mesma palavra com vários significados dependendo do contexto.

A alma humana é mortal ou imortal?

“A alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal” (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.10-15).

Daniel 12.2 - “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.

Mateus 25.46 – “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Apocalipse 20.10 – “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

Apocalipse 20.15 – “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.

I Coríntios 15.52-54 – “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Mt 25.41 - "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos”.

Os movimentos Adventismo e o Jeovismo, negam a imortalidade da alma e pregam o aniquilacionismo, a extinção da alma como condenação divina, não o sofrimento eterno como consta na Bíblia. Preferem sofismar, ao invés de afirmar as Escrituras.

Logo, o texto sagrado não corrobora com o ensino herético do aniquilacionismo. Em nenhum lugar na Bíblia faz menção à extinção da alma e sim a sofrimento eterno, fogo eterno. E morte é sempre no sentido de separação (física, espiritual e eterna), não destruição total.

Imaterialidade e responsabilidade pessoal - Ao tratar do perecimento da alma e do corpo no Inferno, Jesus chama atenção para a responsabilidade moral humana, refutando os pensamentos meramente antropológicas e materialistas.

A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (Lv 4.2; 7.20; Js 20.3).

O homem no marxismo – Prega-se que o homem se resume à matéria, ignorando a existência de uma alma consciente após a morte (Lc 16.19-31).

A ideologia ateísta nega a pecaminosidade e a responsabilidade moral do indivíduo - Considera que o mal é estrutural; que a culpa é da sociedade; que as pessoas individualmente são vítimas de estruturas opressoras. Identificam pecados sociais, mas não individuais”.

Logo, desconsidera a necessidade de arrependimento, conversão e salvação pessoal e mantém as almas de seus adeptos sem esperança de vida eterna (At 3.19; Jo 17.3).

Materialismo e teologia - A natureza humana vai além das questões político-ideológicas. Há duas correntes teológicas que se alimentam da dialética marxista e de suas concepções socioeconômicas e tiram Deus da realidade social, como desnecessário: Defendiam que tudo se resolveria pela luta de classes. Dizia Max: “religião é o ópio do povo”.

No campo católico, inspira a Teologia da Libertação. No protestantismo, a Teologia da Missão Integral. Em certa medida são engodos comunistas.

Mas recente, a estratégia mudou: Desde a chamada Escola de Frankfurt (na Alemanha, década de 1920, principais pensadores: Theodor Adorno, Max Hokheimer, Hebert Marcuse, Walter Benjamin e Erich From, sofreram influência marxista, de Freud e Nietzsche ferrenho crítica da moral ocidental...), pelejam para desconstruir a cultura e fé cristã, notadamente no Ocidente. Agora, a guerra é cultural, não de classes sociais contra as outras.

Todavia, toda negação da condição pecaminosa do homem é, no mínimo, um ateísmo prático, independentemente do viés que venha representar.

Lm 3.39 – “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”.

Tt 1.15-16 – “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda a boa obra”.

Na morte física o espírito humano e a alma continuarão a viver, a existir. E aguardam a ressurreição do corpo e uma prestação de contas (Jo 5.28-29; Rm 14.11-12) diante de Deus.

III. Alma Renovada e Submissa a Deus.

1.Edificação e saúde – O homem que se reencontra com Deus pode alcançar estabilidade, seguindo com os devidos cuidados com a alma e seu destino (Lc 12.13-21).

a) A oração é um meio eficaz para nos livrar da ansiedade, um transtorno de dimensão global (Fp 4.6; 1Pe 5.7).

b) Deus nos dá sua paz e protege nossas emoções e pensamentos (Fp 4.7); e nos guia no caminho de sua vontade (Cl 3.15).

c) Nossa parte é alimentar nossa mente apenas com o que edifica (Fp 4.6-8). O que falamos? O que ouvimos? O que lemos? O que vemos?

d) Os hábitos diários determinam a saúde de nossa alma (Sl 1.1-2).

2.Purificação e renovo - Provérbios 4.23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração (alma, mente), porque dele procedem as fontes da vida”.

Ainda quanto aos cuidados da alma, a Bíblia nos adverte:

a) dos maus pensamentos (Mt 15.19);

b) dos desejos impuros e perversos (Tg 1.14,15; Pv 21.10);

c) e das intenções e inclinações malignas (I Pd 2.1; Nm 21.5).

E assim purificar e renovar nossa alma (I Pd 1.22; Ef 4.23,24), para podermos ser transformados e experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Conclusão

1.Ao cristão cabe-lhe se disciplinar em santificação, o que inclui a contínua rejeição aos pensamentos, sentimentos e desejos pecaminosos, mantendo pura a sua alma (I Pd 1.22; I Jo 1.7).

2.E Jesus, nosso amado Senhor, nos deixou a sua paz e não como o mundo a dá, efêmera e superficial. A sua paz é uma âncora para nossa alma.

Dizia São Tomaz de Aquino: “O homem nasceu para Deus e só se realiza em Deus”. É o Senhor que sacia a alma sedenta (Sl 107.8-9).

3.Quanto vale uma alma? De nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma (Mt 16.26). O seu valor é inestimável.

Fontes da pesquisa:

Lição EBD/CPAD – 4º trimestre de 2025.

Bíblia Sagrada.

Artigo - Temos 7 sentidos - e os 5 mais conhecidos são os menos importantes', diz neurocientista – A espanhola Nazareth Castellanos, pesquisadora do Laboratório Nirakara-Lab e professora da Universidade Complutense de Madri, na Espanha — Arquivo pessoal via BBC – 26/02/2023 - Pesquisa em 21/03/2024).

Anotações de Estudos Pessoais.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 30/10/2025.

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