Pesquisar

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Alma Humana versus a dos Animais Instintivos.

 

“A alma (heb. nephesh; gr. psychē), é uma das muitas palavras polissêmicas da Bíblia — possui vários significados. Aparece 755 vezes no Antigo Testamento. Seu primeiro sentido é “ser vivo”, “alma vivente” (Gn 1.20). Nesta acepção, a palavra “alma” é usada também para os animais (Gn 1.24) e significa simplesmente vida”.

O apóstolo Paulo aos cristãos em Roma, acerca do paganismo:

Rm 1.21-22 – “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”.

A sociedade secular caminha debaixo do jugo da colera e da cólera evolucionista, a Lei da Selva, o mais forte se alimenta do mais fraco, como se fôssemos iguais aos animais irracionais, sem moral, sem ética, sem espiritualidade. Vivemos tempos com a inversão de valores no fundo do poço, mais valem os seres irracionais do que os nossos semelhantes. 

Isaías 5.20 – "Ai dos que chamam o mal de bem e o bem de mal; que fazem das trevas luz e da luz, trevas; que tornam doce o que é amargo e amargo o que é doce!". 

Distinções entre a alma do homem e a do animal são evidenciadas nas Escrituras:

a) No processo criativo: a humana é procedente do sopro de Deus (Gn 2.7);

b) É dotada de razão, sentimento/emoções e vontade — atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão – domínio, governo sobre os recursos naturais criados (Gn 1.28), especialmente a capacidade de relacionar-se com o Criador e seus semelhantes moral e eticamente (Gn 2.15-24; 3.8);

c) O homem é ser um pessoal, intelectual, moral, afetivo e espiritual, criado à imagem de Deus (Gn 1.26-27);

d) “A alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal” (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.10-15).

Eis porque o Evangelho de Jesus é um chamado de Deus aos homens para se reencontrar com Ele. E até no além-túmulo, a Bíblia trata da eternidade com Deus ou sem Deus, o homem separado dele sob condenação (Jo 5.28).

E como afirma um mestre cristão, irmão e amigo: “Não encontraremos totó no céu”.

Fontes da pesquisa:

Bíblia Sagrada.

Anotações de estudos pessoais.

Lição 1 EBD/CPAD – 4º trimestre de 2025.

 

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 30/10/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...