Pesquisar

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIVERSIDADE EM DUAS PERSPECTIVAS

NO ÂMBITO CULTURAL SECULAR
O termo diversidade diz respeito à convivência com as diferenças. Elementos de características similares ou não entre si, em determinado assunto, situação ou meio social. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão e de abordagem, heterogeneidade e variedade. Nesse ponto, acrescento o conceito de cultura, segundo Edward B. Tylor(1832-1917), antropólogo britânico.
“Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”
Dada a abrangência do vocábulo, convém mencionar alguns temas inter-relacionados, que ora são citados abaixo:

Multiculturalismo (pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”. O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias de negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras.
A doutrina multiculturalista dá ênfase à idéia de que as culturas minoritárias são discriminadas, sendo vistas como movimentos particulares, mas elas devem merecer reconhecimento público. Para se consolidarem, essas culturas singulares devem ser amparadas e protegidas pela lei. O multiculturalismo opõe-se ao que ele julga ser uma forma de etnocentrismo (visão de mundo da sociedade branca dominante que se toma por mais importante que as demais).
O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais de caráter  monoculturalista,  vigente na maioria dos países do mundo as quais está ligada intimamente ao nacionalismo.
Etnocentrismo - ocorre quando determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro se julgando melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
Fonte: HTTP://pt.wikipedia.org
NA PERSPECTIVA CRISTÃ EVANGÉLICA

A diversidade é um fenômeno social de massas, generalizando-se  no mundo Ocidental. No Oriente não se espelha essa realidade. Entre os fatores que trazem obstáculos a essa nova tendência contemporânea está a religião, as culturas rígidas, os costumes de cada povo, bem como os seus níveis civilizatórios.
Logo, segue um contraponto relativo à cultura, na perspectiva cristã, segundo Dr. Theodore Williams (1935-2009), missionário indiano.
“A cultura é composta de língua, hábitos, idéias, fé, costumes, organização social, invenções, processos tecnológicos e valores. Agora, toda cultura é manchada pelo pecado, seja ela americana, ou africana, britânica ou indiana.”
Observa-se que na cultura humana está contida as crenças, a fé, e portanto,  a diversidade religiosa. No Brasil, dito laico, onde o governo não se vincula a nenhuma religião, há liberdade de credos, seus cultos e sua proteção legal constitucional.
O Deus revelado nas Escrituras Sagradas(pelo menos para os cristãos/evangélicos), tem um padrão de conduta moral para homem criado à sua imagem e semelhança. Assim o criou: físico, espiritual, moral, emocional e social.
É também uma verdade bíblica:Deus não tem compromisso com quem não se interessa em ter conhecimento dele, ou seja, não se importa em conhecê-lo. Assim ocorreu com os gentios, Deus os entregou às suas escolhas. E tem culpas recíprocas os que consentem nos seus pecados. (Rm 1.18,20-21,24,28,32). E quando o homem se volta para Deus, Ele também misericordiosamente, não leva em com o tempo da ignorância (Atos 17.30). Como sabemos Deus não tem prazer na morte do homem no estado de desobediência. Importa que se arrependa.
A compreensão do Cristianismo na ótica de uma cosmovisão de mundo é fundamental para que criemos uma cultura submetida ao senhorio de Cristo.  Há situações missiológicas em que o evangelho é um verdadeiro farol e vai atuar como uma contracultura, ante a negatividade, a miséria, a ausência de Deus e dos propósitos divinos para aquela gente, em determinadas culturas. Entretanto, nada se faz forçado ou com violência.
Neste diapasão, a Igreja Cristã não é somente uma agência da graça salvadora e na sua Missão Integral deve reconstruir socialmente o homem para a glória de Deus, pelo exercício do amor cristão. Este é o que se denomina o Evangelho Pleno, no qual o homem é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo e lhe é dada atenção na sua totalidade. E na devida ordem: espírito, alma e corpo.
Identificando a sociedade pós-moderna, caracterizada pelos seguintes aspectos, rapidamente, abordados.
Mundanismo - Relativo ao mundo material, o terrestre. Dado a gozos ou prazeres materiais. (Aurélio)
Relativismo - Doutrina ou tendência segundo a qual o significado ou valor de algo varia conforme à situação ou às relações com outros elementos e valores.(Aurélio). Há vários: moral, ético, social, filosófico, cultural, religioso...
Hedonismo – Centrada no prazer. a busca pela felicidade  é quem comanda, determina as opções, ocupações e atividades.
Pluralização – A sociedade plural é concebida  como aquela na qual não existe  mais um padrão oficial e aprovado de crença e conduta. A opção é a palavra chave. A religião é um dos itens do supermercado moderno. Ser gay,  é apenas uma opção sexual. Não se sabe o certo e o errado na sociedade plural. No mundo da pluralidade não há absolutos. Nada de disciplina:”Quem ama não bate”. A opinião pública se define por certa unanimidade, por certa consistência em torno de um tema.
Secularização – Predomina o imediato, o hoje. Paira uma espiritualidade vazia de Deus. As pessoas praticamente não aceitam mais Deus, que é quem nos dá normas, a partir da criação. A Igreja não perdeu a aptidão de aconselhar;as pessoas é que não querem mais seus conselhos.
Privatização – A vida é minha eu faço o que quero..centrada no Eu. Características: instável, frágil, precária e solitária. Confronta-se com o evangelho de Jesus Cristo. “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo e siga-me”.
A esta altura, nos vem uma indagação que não deixar calar: pode uma minoria, em nome da diversidade, impor padrão de conduta, externar opções pessoais íntimas, provocando a ruína da ética, da moral, das instituições de ensino, igreja, família, e ainda se propor a se defender pela Lei, amordaçando toda a sociedade?Certamente, não pode.Trata-se de uma desconstrução do coletivo,  sem dá alternativas sustentáveis, em nome de uma  liberdade individual questionável e temerária. A Psicologia nos ensina que as necessidades são supridas; os desejos são insaciáveis. Disciplina neles!


“A divergência de opiniões jamais deve ser motivo de hostilidade.”
                                                                   
                                                                                Maratma Gandhi
Onde irão parar os bons costumes gerais coletivos, recepcionados e praticados pela maioria? A diferença básica entre a liberdade e a libertinagem é que a primeira envolve responsabilidade; a segunda é inconseqüente e sem responsabilidade. Não se deve fazer acepções de pessoas, muito menos comungar com a pecaminosidade latente e descarada.


“A modernização opera como um gigantesco martelo de aço, martelando as instituições e as estruturas de significado tradicionais.”
                                                                                  Peter Berger

“Quebra-se o pote, que continha, arrumados pelos séculos, valores, papéis, comportamentos, expectativas, etc.”
Rubem Amorese
Falarei um pouco sobre regras e princípios. Costuma-se afirmar que as regras foram feitas em favor do homem e não o homem por causa das regras. Foi o que Jesus queria ensinar sobre a guarda do sábado e o pão sagrado do templo. Saciar a fome de Davi era mais importante do que a regra. Agora, negociar, quebrar princípios, se é que a sociedade secular os tem, é fatal. Vejamos alguns princípios bíblicos:
1. A alma que pecar, essa morrerá. É a sentença, sem exceção. Ez 18.4,20
2...O Senhor conhece os que são seus e qualquer que profere o nome de Cristo, aparte-se da iniquidade. 
     II Tm 2.19
3. Não há perdão sem arrependimento de pecados e conversão. Pv  28.13
4. A salvação é impossível aos homens. Mas, possível para Deus. Mc 10.26-27
5. Jugo desigual, união entre a luz e as trevas. Prevalecerá uma ou a outra.   II Co 6.14
6. A sexualidade é para o matrimônio. Fora dele, Deus fará um julgamento.   Hb 13.4
7. Só um caminho para Deus – Jesus Cristo. Não adianta atalhos. Jo 14.6
A Igreja, coluna e firmeza da verdade, a reserva moral da sociedade, não pode jamais se calar diante da onda da diversidade sem limites, sem rumos, sem referenciais, desconstruindo o matrimônio, a família, a educação sadia, pondo no lixo valores morais absolutos das Escrituras Sagradas. Ela é o divisor de águas das nossas convicções cristãs.
Pontos que não podemos abrir mão, ceder, sob pena de sofrermos sérios prejuízos na missão enquanto Reino de Deus na terra:
1.Larga é a porta e espaçoso é o caminho para a perdição, enquanto que a porta é estreita e apertado é o caminho que leva à vida e poucos há que a encontrem. Mt 7.13-14
2.Não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes as condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Ef 5.11-12
3.Procurar as coisas honestas perante todos os homens. Andemos honestamente. Rm 12.17;13.13
4.Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.  Rm 12.18
5.Cuidado! para não entrarmos em jugo(dominação, acordo, sujeição) desigual com os infiéis.  II Co 6.14
6.O corpo não é para a prostituição. Fugi da prostituição E por causa da prostituição cada um tenha a sua própria mulher e a cada mulher o seu marido.   I Co 6.13,18;7.2
7.Discordar não quer dizer desrespeito ou discriminação. Quem respeita impõe respeito. Respeitemos para sermos respeitados. Mt 7.12
8. A função do sal é preservar; a da luz,  alumiar. Sejamos sal e luz. Mt 5.13-16
Fontes: A Bíblia
 Lição EBD CPAD 3º trimestre 2011.
 Livro Icabode – Rubem Amorese. Ano 1998. Editora Ultimato.

Samuel P M Borges - Agosto/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...