Pesquisar

sábado, 13 de abril de 2024

A escolha entre a porta estreita e a porta larga

Lição 2 - Data: 14/04/2024

Texto Áureo – Lc 13.24 - “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.

Nota – Verbo porfiar: Lutar, pelejar, contender, discutir intensamente por algo. Em Lucas 13.22-30 Jesus falava indiretamente da extensão do Reino de Deus, sendo rejeitado pelos principais do judaísmo, aos gentios seria pregado o evangelho e esses creriam, ficando Israel como derradeiro, acredito, para após o arrebatamento da Igreja, quando Deus voltará a tratar com Israel na Grande Tribulação.

Verdade Prática – Pela analogia, a porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.

1.Introdução

1.Estudaremos as analogias da porta estreita e da larga, do caminho apertado e do espaçoso, um leva à vida e o outro à perdição.

2.Jesus tinha a pretensão de mostrar aos pecadores o caminho para a salvação.

3.De que maneira o pecador pode entrar pela porta que o leva para o Céu? Arrependimento e fé (Mc 1.15; Mt 21.28-32).

4.Veremos que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e vida nova em Cristo.

I. Portas e Caminhos

1.O caminho apertado aponta para a conduta, a maneira de viver que leva à salvação em Cristo. Em João 10.9 e 11, Jesus é a porta e o bom Pastor.

2.A palavra “apertado” no grego significa “prensar como uvas, espremer, pressionar com firmeza, caminho comprimido, contraído; metaforicamente, aborrecer, afligir, angustiar”.

3.Princípios do Reino pela porta estreita e no caminho apertado: Amar os inimigos, não praticar a hipocrisia, acumular tesouros no céu, ensinados no Sermão do Monte (Mt 5.39-48).

4. A porta larga e o caminho espaçoso – Dizem respeito às pessoas que vivem segundo suas próprias ideias (Jz 21.25) e que não desejam ajustar-se aos ensinos das Escrituras Sagradas (Jo 7.38).

Discussão 1: A maioria toma o caminho das escolhas fáceis para vitórias, conquistas de curto prazo, menos esforços. E poderá ser benéfico ou desastroso.

II. Por que entrar pela Porta Estreita é difícil?

1. Está aberta, porém, com condicionantes - Quem desejar por ela passar, terá que reconhecer quem é, um pecador, renunciar o eu e se submeter ao Senhorio de Cristo.

2. A porta larga é atraente - Oferece uma jornada de prazeres, deleites e libertinagem.

a) O caminho dá muito prazer efêmero – Porém, despreza a Deus. E todos os que amam o mundo não terão direito a entrar nos céus (I Co 6.9,10).  

I Jo 2.15-16 – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.

Gl 5.19-21 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”.

3.As exigências da Porta Estreita:

a) Uma decisão pessoal (“quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”);

b) Transformação interior, torna-se nova criatura (II Co 5.17);

c) E sendo minoria, ter a disposição para seguir na contramão da maioria deste mundo. Enquanto Igreja, aborrecidos, não somos do mundo (Jo 15.18-19).

I Jo 2.17 - “O *mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

*mundo material, fonte de sedução, sistemas de valores opostos a Deus.

Certamente cristãos primitivos reprovariam o ensino da hipergraça – “Venha como estais e viva como você quiser”.

Discussão 2: É difícil ser um cristão? Os mandamentos do Senhor não são pesados. Porém, o Reino de Deus é tomado com esforço (Mt 11.11-12).

Parafraseio uma reflexão: A salvação eterna é gratuita! O discipulado pode nos custar toda essa vida passageira”. Dizia o apóstolo Paulo: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).

III. Entrando pela Porta e pelo Caminho do Céu

1. Arrependimento de pecados – A mensagem pregada por João Batista (Mt 3.1-10), para entrar no Reino de Deus, o arrependimento era a palavra de ordem divina. 

2.O arrependimento bíblico não é uma questão meramente emocional – É uma disposição para mudar de ideia, de direção e um exercício que envolve o aspecto mental e moral do homem.

Jonathan Adwards (1703-1758), teólogo puritana congregacional – “Eu preciso me arrepender do meu arrependimento que, às vezes, é tão superficial”.

3.A confissão pessoal dos pecados - Em Israel, a confissão era nacional e se dava em dia especial, no Dia da Expiação (Nm 5.7). No NT é uma perspectiva nova que aparece a partir do ministério de João Batista, o precursor do Messias.

4.Perdão é uma dádiva de Deus – Como assim? Quando o homem reconhece a sua condição espiritual, confessa e deixa para trás a vida de pecados.

Pv 28.13 – “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

I Jo 1.8-9 – “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

5.Frutos dignos de arrependimento – É marca da verdadeira conversão. Pode até fazer milagres, expulsar demônios pelo nome de Jesus (Mt 7.21-23). Porém, seremos reconhecidos pelos frutos – No pensar, agir, nova vida em amor fecundo (Mt 7.20; Jo 15.16; I Jo 3.10).

Conclusão

1. O que a “porta larga” e o “caminho espaçoso” simbolizam?

Simbolizam uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo.

2. O que o Senhor Jesus ensinou a respeito de seguir o caminho da “porta estreita”?

Ele ensinou que para tomar o caminho do céu é preciso negar a si mesmo, para vivermos sob o seu senhorio, a fim de que resulte na eternidade com Deus.

3. Que tipo de disposição deve haver no arrependimento bíblico?

Trata-se de uma disposição para mudar de ideia, de direção e valores, um exercício que envolve aspectos mentais e morais no ato e processo de arrepender-se do homem para com Deus.

4.Entramos pela porta estreita e estamos, de fato, trilhando pelo caminho apertado? Resposta pessoal.

Fontes da pesquisa:

Lição CPAD/EBD – 2º trimestre de 2024

Bíblia Sagrada

 

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 13/04/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...