Pesquisar

terça-feira, 16 de abril de 2024

O Juízo Final faz parte da Escatologia Cristã

 

É verdade que o mundo inteiro vai dobrar os joelhos diante de Jesus e toda língua vai confessar que Jesus Cristo é o Senhor (Rm 14.11-12). Porém esse gesto e essa palavra não indicam que todos serão salvos. As mesmas Escrituras que anunciam a apoteose que está para vir anunciam também o advento do chamado “dia do juízo”, ao qual Jesus se refere várias vezes (Mt 10.15; 11.22, 24; 12.36), antes mesmo de proferir o sermão profético (ou escatológico), que aparece no final do Evangelho Segundo Mateus (25.31-46). 

Aos filósofos epicureus e estoicos de Atenas, Paulo teve a coragem de declarar que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça [uma referência ao dia do juízo], por meio do homem que designou [uma referência a Jesus Cristo]”. O apóstolo ainda acrescentou: “E [Deus] deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.31).

Depois de recordar uma série de juízos menores, em relação ao juízo final, como o dos anjos que pecaram, o do mundo antigo na época do dilúvio e o de Sodoma e Gomorra, o apóstolo Pedro afirma que Deus sabe separar os piedosos dos demais e “manter em castigo os ímpios para o dia do juízo” (II Pd 2.9).

O “juízo do grande dia” não absolverá todo mundo. Antes, esse soleníssimo dia fará justiça; separará o trigo do joio (Mt 13.40-43), os peixes bons dos peixes ruins (Mt 13.49-50), as virgens prudentes das virgens insensatas (Mt 25.1-13), o servo bom e fiel do servo mau e negligente (Mt 25.28-30), as ovelhas dos bodes (Mt 25.31-46), os justos dos ímpios (II Pd 2.9), os crentes dos incrédulos, os eleitos dos não eleitos, os salvos dos perdidos.

Então, é razoável que se questione por que as Escrituras declaram que todo joelho se dobrará diante do Senhor, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

A resposta é muito simples – o mundo inteiro fará isso porque não há outro caminho. Por causa da autoridade inegável e irresistível de Jesus Cristo, porque todos os esforços conjuntos para despedaçar as correntes que os prendem a Deus foram ridículos e inúteis o tempo todo, conforme conta o famoso Salmo 2. As nações beijarão o Filho não por amor, mas por causa de sua ira, de seu governo, de sua majestade, de seu poder, de sua autoridade (Sl 2.12).

Fonte: revista Ultimato Maio junho 2013 – Edição 342.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...