Pesquisar

domingo, 7 de abril de 2024

Lição 1: O Início da Caminhada

 Introdução

1.Início de um novo trimestre na EBD – sob o título “A Carreira que nos está proposta, o Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar ao Céu”. Comentários do Pr Osiel Gomes AD Tirirical (MA).

2.Alguém disse: Ser eleito é um detalhe; o outro é tomar posse da vida eterna.

3.A caminhada da fé cristã tem: Começo, meio e final. É no meio que os desafios, altos e baixos se apresentam.

4.Veremos que o Novo Nascimento marca o início da jornada do cristão com Deus. Senão, não haverá recomeço.

Texto Áureo – João 3.3 – “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.

I – A Caminhada com Cristo

Primeiro, faz-se necessário um retorno a Deus. É quando saímos da condição de mortos espirituais para uma nova vida e tornamos filhos de Deus.

É mudar da posição de perdidos para salvos por Cristo Jesus.

Ef 2.1 – “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”.

A preparação humana - Estritamente falando, o homem não pode cooperar no ato de regeneração, que é um ato soberano de Deus; mas o homem pode tomar parte na preparação para o novo nascimento. Qual é essa preparação? Resposta: Pelo arrependimento e a fé.

Tema geral: “A carreira que nos está proposta”, o Caminho da Salvação... – Começa onde estamos: Na terra e havendo êxito termina no céu.

Discussão 1: Será que nós, pelas Escrituras, temos bases para falar tanto do inferno como do céu, dois destinos, dois lugares na dimensão espiritual, após a prestação de contas perante Deus? Há vozes ditas cristãs negando essas verdades bíblicas.

II – O Novo Nascimento ou regeneração – É o ato divino – O crente é "nascido" de Deus (I Jo 5.1), "nascido do Espírito" (Jo 3.8), "nascido do alto" (tradução literal de João 3.3,7). Em Cristo, o Pai, deu-nos o poder de tornarmos seus filhos.

A Necessidade - A queda espiritual no Éden, justifica e requer a necessidade do Novo Nascimento. “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.20). “...aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5).

Ef 2.4-6 – “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”.

É purificação - Deus nos salvou pela "lavagem" (literalmente, lavatório ou banho) da regeneração (Tito 3.5). A alma foi lavada completamente das imundícias da vida de outrora. Torna-se nova criatura em Cristo (II Co 5.17). A palavra como água, também nos limpa (Jo 15.3). “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

É vivificaçãoÉ a "renovação pelo Espírito Santo" (Tito 3.5b).

No Sl 51.10 – É a petição do salmista: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”.

Em Rm 12.2 – É a transformação pela renovação do entendimento.

Em Ef 4.23 – É a renovação, ressignificação dos sentidos na alma.

Em Cl 3.10 – É o vestir-se do novo homem, com conhecimento renovado segundo Deus.

Efeitos da regeneração:

Posicional (adoção) – é concedida, dada a posição de filhos;

Espiritual (união com Deus) - A transformação espiritual o torna filho de Deus e participante da natureza divina;

Prático (retidão pela fé) - A pessoa nascida de Deus não vive no pecado deliberadamente, opõe-se ao pecado (I Jo 3.9; 5.18), aplica-se ao que é justo (I Jo 2.29), vive o amor fraternal (I Jo 4.7) e pela fé vence o mundo (I Jo 5.4).

A essência da regeneração – “É uma nova vida concedida por Deus Pai, mediante Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo” (Myer Pearlman).

Evitando os extremos (o status de santo versus santarrão)

1.Biblicamente é inconcebível que a pessoa nascida de Deus, portadora da natureza divina, continue a viver habitualmente no pecado (I Jo 3.9);

2.Também não se transforma num santarrão: "Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (I Jo 2.1).

O resultado prático – “É uma transformação radical da pessoa em sua natureza, seu caráter, desejos e propósitos” (Myer Pearlman).

Só o evangelho de Jesus Cristo declara tomar a natureza decaída do homem para regenerá-la, colocando-a em contato de volta com a Fonte da vida: Deus, o Criador.

Discussão 2: A Educação Secular como redentora social funciona?

1.Ela ajuda em parte. Mas, o homem caído, sem o novo nascimento não vai muito longe na sua espiritualidade.

2.Existem humanos letrados, cultos, bem vestidos, com status de homens públicos e são uma maldição no tecido social.

3.A religião em si mais aprisiona do que liberta, não faz o homem velho, no pecado, nascer de novo.

4.Fazer o homem caído espiritualmente mudar de rota e se voltar para Deus com temor e tremor, só é possível pela ação poderosa do Espírito santo, a partir do convencimento do estado espiritual em os homens se encontram. É um milagre de Deus no homem (Jo 3.6; 1.3; I Co 15.50).

Discussão 3: O Novo Nascimento e conversão é o mesmo instituto teológico ou são experiências distintas na vida cristã?

Novo nascimento é instantâneo. A conversão é um processo que depende do nível de entrega a Cristo de cada crente.

III – O Novo Testamento e a caminhada de fé do Cristão

Encontramos no AT uma revelação progressiva, monoteísta da Divindade. Deus se revelou a um homem e dele constituiu o seu povo, com promessas gloriosas em prol de toda a Humanidade.

Em cada livro da Bíblia desde o AT, encontramos uma figura, sombras da revelação divina que apontavam para Jesus.

Já no NT Testamento os símbolos foram cumpridos em Jesus. Ele é o tema central do antigo e NT. E o Plano da Redenção está revelado.

Discussão 4: As Escrituras do AT são: A Lei, Profetas e Salmos - É possível sermos preservadores da boa doutrina bíblica, sem nos tornamos fundamentalistas com interpretações anacrônicas, presos às figuras de *Dispensações passadas?

*Dispensação - É um período de tempo em que o homem é provado com respeito à sua obediência e alguma revelação específica da vontade divina.

Na dispensação da Inocência, por exemplo, o homem foi colocado em um ambiente perfeito, sujeito a uma prova simples e advertido das consequências da desobediência.

Alerta contra o anacronismo – É ficar no passado, interpretando realidades, costumes, culturas, tentando fazê-las valer na contemporaneidade; é narrar fatos num determinado contexto passado, aplicando à realidade presente, ignorando momentos históricos e os avanços civilizatórios em sociedade.  

Exemplos: Vamos manter a escravidão? Guardar o sábado? Hoje é certo considerar a mulher impura, afastá-la do convívio social no período menstrual? Roupas é uma questão cultural com a devida ética ao corpo...filho desobediente contumaz, pode apedrejar ele. A mulher calada no Templo...o uso do véu...defender santidade de fora para dentro...

Conclusão

1.A ruptura da comunhão do homem com Deus no Éden, levou à morte espiritual, requer nascer de novo.

Rm 5.12 – “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.

2.A caminhada cristã tem começo, meio e destino final, porém inicia o Novo Nascimento.

3.No milagre da regeneração há participação ativa do Pai, o Criador, a Fonte da vida, o Filho o bom pastor que a vida pelas ovelhas, o Espírito Santo opera em nós o Novo Nascimento.

4.Podemos afirmar com o AT é o evangelho oculto e o NT o evangelho relevado? Sim! e ambos são a inspirada e inerrante Palavra de Deus.

Fontes da pesquisa:

Lição CPAD/EBD – 2º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada

Conhecendo as Doutrina da Bíblia – Myer Pearlman.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges 

Natal/RN, 06/04/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...