Pesquisar

sexta-feira, 29 de março de 2024

O poder de Deus na Missão da Igreja

 

Texto Áureo - “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8).

Introdução

1.Na lição 5, estudamos a missão da Igreja – Pregação, ensino, adoração e edificação, predicados da Grande Comissão.

2. É impossível a Igreja cumprir a sua missão aqui na terra, sem o poder do Espírito Santo. É o foco da lição 13.

3. Se o povo de Deus descuidar do poder pentecostal colocará em risco o sucesso da missão da Igreja na Terra.

I. A Visão do Ev. Lucas Acerca do Papel do Espírito Santo no NT

1.Lucas registrou que o Senhor Jesus só começou o seu ministério depois de descer sobre Ele o Espírito Santo (Lc 3.21,22). Foi o momento inaugural...

a) Ele realizou o seu ministério no poder do Espírito Santo - Foi capacitado pelo Espírito Santo (Lc 4.18-19).

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar, curar quebrantados do coração, apregoar liberdade aos presos, dar vista aos cegos, colocar em liberdade os oprimidos...”

b) Dependeu dEle para exercer o ministério – Lc 5.17 - “...e a virtude do Senhor estava com Ele para curar”.

c) Mt 12.28 – “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é consequentemente chegado a vós o Reino de Deus”.

2.Foi Lucas quem registrou o que disse Jesus, pouco antes da sua ascensão e foi a última instrução aos discípulos.

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49).

II. O Espírito Santo Capacitando as Testemunhas

1.O Livro de Atos retrata a experiência pentecostal como um acontecimento objetivo, não subjetivo - Ela podia ser “vista” e “ouvida” (At 5.32).

At 2.41 – Conversão em massa - Quase três mil almas receberam a Palavra pela pregação de Pedro. Em At 4.4, eram cerca de 5 mil.

At 3.9-10 - A cura do coxo à porta do templo – “E todo o povo o viu andar e louvor a Deus”. Os que viram ficaram pasmos, assombrados com a cura do coxo.

E assim foi, a começar do sinal sobrenatural, visível o falar em línguas desconhecidas (At 2.4; 10.44-46; 19.1-6).

A doutrina pentecostal clássica - Afirma que “o falar em línguas desconhecidas” é a evidência física inicial do batismo no Espírito Santo. Experiências na Igreja comprovadas no tempo e local.

2.A promessa do derramamento do Espírito veio sobre “toda carne” (At 2.17).

Primeiramente, o Espírito capacitando líderes para o desempenho da Causa do Evangelho (At 4.33).

Vemos o apóstolo Pedro sendo “cheio do Espírito Santo” quando foi confrontado pelos do Sinédrio (At 4.6-8);

O apóstolo Paulo quando é cheio do Espírito Santo para resistir a Elimas, o mágico (At 13.9).

Pessoas “comuns” também eram revestidas do poder do alto.

Estevão e Filipe, que haviam sido escolhidos para “servirem as mesas”- Em nome de Jesus realizavam sinais e prodígios (At 6.8; 8.6). Filipe, um pregador e ganhador de almas (At 8.26-40).

Ananias, até então, um ilustre desconhecido - É convocado por Deus para impor as mãos naquele que seria o maior apóstolo de todos os tempos, Paulo (At 9.10-18;19.10-11).

Lição: Vaso limpo que buscar e se deixar ser cheio do Espírito será cheio de Deus. Agora, cada um na vocação em que foi chamado será útil.

Que nos diz Atos 2.46-47 – “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

Hoje alguns estão tementes à perseguição – Perseguição nunca parou a marcha da Igreja que anda sob o poder de Deus. Cristianismo não é para acomodados que esperam só bênçãos, só benefícios. Aqui tudo é passageiro. “Sê fiel até à morte, dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10b.

O crescimento das igrejas em Atos estava associado ao testemunho dado pelos crentes capacitados pelo Espírito Santo (At 9.31).

III. O Espírito Santo – A Força Motriz da Evangelização

1.Mc 16.15-20 – No ide por todo mundo de Jesus – “E pregai o evangelho a toda criatura”, inclui sinais comuns, naturais e seguiriam à pregação do evangelho? Não, são sinais sobrenaturais na autoridade do seu nome e confirmaria a palavra pregada.

2.At 13.1-3 - O comissionamento de Paulo e Barnabé para a primeira viagem missionária foi ação direta do Espírito Santo. A Deidade atuando pelo seu Espírito.

3.Quando falamos força, impulso do Espírito, não é mera força, um fluído. Atentemos para não despersonalizar o Espírito Santo. Tudo de fenômeno espiritual na Igreja é Deus agindo pelo seu Espírito.

4.Jesus é um ser humano e divino, uma pessoa divina com personalidade. O Espírito Santo, o Espírito da verdade, veio para o substituir e nos guiar em toda a verdade (Jo 15.13). Ele tem todos os atributos da personalidade da Divindade.

5.Cuidado com o Modalismo – Doutrina herética do 2º século que negava a existência das três pessoas da Trindade na Fé Cristã. Diziam que eram apenas três modos ou aspectos de Deus se apresentar aos humanos.

No Unitarismo: É a crença oficial das Testemunhas de Jeová – Para o russelismo “existe apenas um Deus Todo Poderoso, que é o Pai Jeová. Jesus Cristo é uma pessoa distinta de Jeová e Filho Dele, sua primeira criação. O espírito santo não é pessoa, mas em termos simples, o poder de Deus”.

6.Por toda Bíblia, vamos encontrar o sincronismo, a unidade das três pessoas da Trindade, trabalhando em conjunto, desde a Criação, no projeto da redenção, nos juízos e na consumação dos séculos.

Conclusão

1.Vimos que não é opcional contar com o Espírito Santo na missão da Igreja. Ele é indispensável. Aprenda a depender dele.

2.É tão importante ter consciência da dependência do Espírito Santo, quanto saber quem é o Espírito Santo – Uma das pessoas da Trindade.

3.Busquemos o Batismo no Espírito Santo e os dons. É para os nossos dias. Recente, ouvir um presbiteriano dizer e quase apanhava: “Nós estamos debaixo do pentecostes”. E nós irmãos?

4.Enche-se do Espírito quem desejar e buscar; segundo se esvaziar para poder ser cheio; terceiro, mudanças de atitudes para santificação. Não conte com o Espírito sendo uma casa suja, em desordem, baldia, inútil. Consagremo-nos!

5. Não nos enganemos. Seremos conhecidos pelos frutos, não pelos dons (Mt 7.15-20). Porém, para frutificar, só andando no Espírito (Gl 5.22). Amém! 

Fontes da pesquisa:

Lição CPAD/EBD – 1º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 28/03/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...