Pesquisar

sábado, 23 de março de 2024

O papel da pregação no culto


Texto Áureo – II Tm 4.2 – “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”.

Verdade PráticaPregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do Ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

Introdução

1.Veremos que a pregação, o discipulado, o ensino da Palavra de Deus é o que traz formação ao povo de Deus. 

2.É pelo Ministério da Palavra que a Igreja é edificada e moldada pelos valores do Reino.

3.Uma Igreja onde a Palavra de Deus não tem a primazia (At 6.1-4), tanto na ação evangelística quanto na discipuladora, é uma Igreja fraca.

4.Para ter êxito o Ministério da Palavra na Igreja precisa ser bíblico e cristocêntrico, sendo o Cristo, o tema central nas Escrituras.

Objetivos da Lição

I) Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito;

II) Enfatizar a importância do Ministério da Palavra;

III) Explicitar a fundamentação do Ministério da Palavra.

I. Ministério da palavra e seu Propósito

1.A pregação como proclamação – O verbo grego kerysssô, traduzido como “proclamar”, é usado no sentido de que a pregação tem o propósito de revelar Deus às pessoas, trazer o conhecimento de Deus (Mt 3.1; 4.23; Lc 4.18; At 8.5; Rm 10.8). 

Então, o propósito mais sublime do Ministério da Palavra está no fato de ele revelar Deus às pessoas.  

Em At 16.14, narra que enquanto Lídia ouvia a pregação feita por Paulo, o Senhor abriu-lhe o coração.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17).

A pregação do Evangelho é mais do que uma simples exposição de ideias, mais do que um discurso inflamado, é o canal pelo qual Deus se revela aos homens.

2. A pregação como instrução - As pessoas que foram alcançadas pela Palavra pregada precisam crescer e amadurecer no Evangelho, ou seja, necessitam ser discipuladas, instruídas.

Mt 4.23 - “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas”.  

Mt 5.2 – No sermão do Monte, Jesus também “ensinava aos seus discípulos”.

Em At 18.11, registra que o apóstolo Paulo gastou grande parte de seu tempo ensinando os crentes.

Paulo exortava que se alguém que tivesse pretensão ministerial que fosse “apto para ensinar” (I Tm 3.2).

II. O Ministério da Palavra e sua Importância

1. Na edificação da Igreja - O Espírito Santo atua pelo Ministério da Palavra, conforme I Ts 2.12, com exortação, consolo e admoestação. E segundo Pr Hernandes D. Lopes:

Exortar (I Ts 2.12ª) – Não é dar carão nas pessoas - Traz a ideia de estar do lado para encorajar. O bom líder é aquele que equilibra disciplina com encorajamento. Ele ministra a vara e também ministra o amor. Tem firmeza e doçura. Ele produz, faz discípulos, dentro e fora do templo.

Consolar (I Ts 2.12b) – Não é se condoer, ter pena de alguém passivamente. O ato de consolar está ligado à ação, a atitudes. Não é apenas fazer o consolado se sentir melhor, mas encorajá-lo a fazer algo, de modo a mudar a situação, a realidade do consolado.

Admoestar (I Ts 2.12c) - Vem do grego nouthesia, que significa confronto. O papel do líder seja pai, ou um pastor não é todo o tempo estar agradando as ovelhas, os liderados. O seu dever é preparar as pessoas para o agora e para a vida eterna. E sendo assim, um pai responsável confronta os filhos, um pastor as suas ovelhas, ainda que os leve, às vezes, às lágrimas, incomodando-os para se corrigir e mudar de comportamento, quando necessário.

Paulo solicitando a Timóteo que persistisse em ler, ensinar a Palavra e “exortar” (I Tm 4.13).

Lucas, em At 9.31 – Destacava que a Igreja andava na “consolação do Espírito Santo”.  

2. Formação de valores - A pregação da Palavra é determinante para formação da consciência do cristão e no enfrentamento de uma cultura ideológica sem Deus, contra a Fé Cristã.

Em linha apologética, com fundamentos bíblicos, a Igreja precisa mostrar, com boa didática, sua forma de pensar, crer e agir, formando e difundindo a sua cosmovisão, isto é, sua visão de mundo.

Paulo, aos crentes da Igreja em Roma exortou-os a não se conformarem com aquela presente era (Rm 12.2). E foi a cerca de 2 mil anos. Que dirá hoje...

3.Para realçar a relevância da Palavra na vida Igreja, reflitamos:

Hoje na Igreja, em razão das muitas atividades eclesiásticas, é frequente o tempo para Palavra ficar espremido, apertado no culto.

Uma pergunta sensível: Está a agenda da Igreja, batendo ou concorrendo com a do Reino de Deus?

O Reino de Deus é mais amplo do que a Igreja, enquanto a Igreja é a maior expressão do Reino na Terra.

III. O Ministério da Palavra e sua Fundamentação

1. Deve ser cristocêntrica - Jesus mostrou aos discípulos no caminho de Emaús, Ele era o centro da Lei e dos Profetas, e o que dele foi escrito estava se cumprindo em Jerusalém (Lc 24.27).

A Bíblia diz que “descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo pelas Escrituras” (At 8.5).

Qual foi a finalidade do Evangelho de João? Mostrar que Jesus era o Verbo Divino e Filho de Deus.

João 20.30-31 – “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

Apolo era conhecido por sua eloquência e capacidade de mostrar que o Cristo prometido nas Escrituras era Jesus de Nazaré:

Atos 18.28 - “Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo”.  

2. Deve ser bíblica – Vivemos um tempo em que a pregação em muitos lugares virou um modismo. Parece que temos “pregadores” em demasia, mas há pregações sem consistência bíblica.  

Em geral, a pregação hodierna na IEB tem mensagens de:

a) autoajuda com um verniz de pregação - Mensagens atraentes que só visa transmitir bênçãos ao ego do ouvinte. Palatável ao indivíduo consumidor da fé gospel.

b) São gurus com marketing religioso muito afinado. Mas, não há na ministração exposta conteúdo bíblico consistente.

c) Fala e faz da piedade, um objetivo financeiro e material. O deus deles é o consumismo de coisas (Fp 3.19; I Tm 6.5-6).

d) A ausência do combate ao pecado – O chamado a uma vida separada do mundo e dedicada a Deus são esquecidos.

Todavia, “...O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (II Tm 2.19b).

e) É uma mensagem sem cruz (Gl 6.14) - Sem conversão, sem frutos dignos de arrependimento (Jo 15.2,16; Mt 3.8).

As Escrituras confronta as oposições do passado e as presentes. E permanece sendo o que escreveu o escritor aos hebreus:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas (Hb 4.12-13 - NAA).

Conclusão

1.Da exposição desta lição 12, constatamos que a Igreja precisa e deve da primazia ao Ministério da Palavra onde se reunir.

2.A Igreja Cristã não pode prescindir, renunciar à pregação genuinamente bíblica que reflita os valores do Reino de Deus.

3.Como não há atalhos para santificação, também não tem como seguir a Cristo, a verdade que liberta e salva, distante das Escrituras.

4.Numa cultura cada vez mais hostil à fé cristã, a Igreja persistirá em proclamar com firmeza e fidelidade a mensagem do Reino sob a autoridade da Palavra de Deus.

Fontes da pesquisa:

Lição EBD/CPAD – 1º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 21/03/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...