Pesquisar

sábado, 9 de março de 2024

Arrependimento e a ação do Espírito Santo

No arrependimento do homem caído, ao ouvir/atentar para a mensagem do evangelho, o Espírito Santo tem um papel preponderante para o convencimento do pecado, da justiça e do juízo. É ação da graça preveniente na visão arminiana.

O que Jesus queria transmitir em João 16.8-11 a respeito do ato de convencimento pelo Espírito Santo?

Do pecado – “Porque não creem em mim” - É o pecado da incredulidade o pior dos pecados. Os demais são consequentes. Para salvação em Cristo há um grande abismo entre o crente e o incrédulo. O mundo incrédulo é cego, pobre, miserável e nu, distante de Deus até que se arrependa (Mc 1.14-15; At 17.30-31).

Da Justiça – “Porque vou para o meu Pai e não me vereis mais” - A redenção do mundo estava para ser consumada no calvário (Jo 19.30), e atenderia plenamente a justiça divina, pagando por seus pecados (Jo 1.29; Rm 6.23; II Co 5.19-21). E após a sua morte vicária e ressurreição, brevemente ascenderia aos céus (At 1.9-11).

Do juízo – “Porque o já o príncipe deste mundo está julgado” - O trunfo do “capeta” era a cédula contrária a nós (Cl 2.14), a pecaminosidade humana que nos condenava (Rm 3.23). O diabo até então podia lançar em rosto contra a humanidade caída. O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei (I Co 15.56; Rm 3.19-20). Entretanto, Jesus pela sua morte na cruz, substitutiva e insubstituível, aniquilou, destruiu aquele que tinha o império da morte (Hb 2.14-15). E pela sua ressurreição justifica todo aquele que nele crê.

Rm 4.24-25 - “...cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor, o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação”.

Para se aplicar mais ao tema arrependimento veja a postagem: samuca-borges.blogspot.com/2020/04/deus-da-arrependimento-para-o-homem-se.html


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 09/03/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...