Pesquisar

sábado, 16 de março de 2024

O Culto na Igreja Cristã

Texto base: I Co 14.26 - “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”.

Introdução

1.O culto ao Senhor tem natureza solene e tanto o conteúdo como a forma são importantes na sua prática.

2.Tem os propósitos básicos: Adoração exclusiva a Deus, ministração da Palavra para salvação de vidas e edificação da Igreja.

3.Na liturgia pentecostal tem como marca a adoração com fervor e a exposição da Palavra de Deus como primazia.

4.Todos precisamos, antes e depois do culto racional ofertado ao Senhor, estarmos vigilantes quanto à vida de adorador e servo que somos diante de Deus e dos homens.

5.O culto pode ser avaliado pelo crente? Pode, por exemplo, se houve direção do Espírito, adoração genuína, reverência, santidade e serviço a Deus. É errada, se visar saciar o seu ego.

6. É possível a liturgia desviar os propósitos do culto bíblico. Requer vigilância e correções pela liderança da Igreja a esse respeito.

I. A Natureza do Culto

1. O culto como serviço a Deus - Na Bíblia, o culto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e consagrada a Deus (Dt 6.13). O culto, em um primeiro plano tem a ver com a atitude com a qual se cultua o Altíssimo e, em um segundo plano, com a forma como se cultua. 

2. O culto deve ser solene – O termo solene traz a ideia de respeito e de caráter majestoso. Isso significa que tanto o conteúdo como a maneira de se cultuar são relevantes (Ec 5.1; I Co 11.27).

Ec 5.1 – “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”.  

Saul e sua intenção falsa na adoração, sem valor solene. 

Saul preferiu a sua vontade, com aparência de adorador, não cumpriu o Deus falou pelo profeta e perdeu o reinado.

I Sm 15.22 – “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. 

Sl 51.17 – “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. 

De acordo com a Bíblia, o culto precisa ter decoro, decência, ordem e temor.

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (I Co 14.40). 

3. O culto é santo - A santidade de Deus é afirmada por toda a Bíblia (Lv 11.44; Is 43.3; I Pd 1.15,16). Visto que Deus é santo (Lv 20.26). Então, nada que fosse profano deveria fazer parte do culto e da vida de quem o praticava no Antigo Testamento (Ez 44.9; Am 5.21-27; Is 1.13). Então, o limite entre o santo e o profano deveria ser mantido (Ez 22.26; 44.23).

O Novo Testamento também põe em destaque o viver cristão pautado numa  vida a serviço de Deus (I Co 15.58; Rm 15.5).

A Igreja é o espaço sacro onde o culto do serviço acontece (At 13.1-3).

Um ponto a discutir no culto bíblico - Quando misturamos o social com o espiritual, comemoração de aniversário durante o culto. Há casos que praticamente todo o percurso do culto são homenagens humanas ao aniversariante, e independente de quem o seja, não fere o princípio exclusivo da adoração no culto ao Senhor? Veremos mais adiante.

II. O Propósito do Culto

1. Glorificar a Deus - O culto é uma celebração que se faz a Deus. Celebramos a grandeza de Deus e seus poderosos feitos.

“Grande é o Senhor e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo” (Sl 48.1). 

Celebramos a Deus é e pelo que Ele faz (Sl 103.1-5).

Infelizmente, há músicas evangélicas que estão voltadas para satisfazer ao ego humano. Atende um mercado consumidor. Nelas, Deus é um prestador de serviços da fé e doador de bênçãos.

2. Quando não se cultua a Deus ou desvirtua a adoração – Homenagens humanas no culto, concorre com a adoração a Deus? E sendo para liderança, tem o direito de fazer? Como fica essa situação? Como a maioria aceita, quem discerne com senso crítico e discorda passa por chato e antissocial. Entretanto, há fortes evidências para se combater o antropocentrismo na Igreja hodierna. 

Existem aspectos mais graves: Igrejas sendo geridas como uma empresa familiar. O pastoreio tem peso de sacerdócio araônico na sucessão, como se ainda estivéssemos no culto mosaico.

Para evitar suposições, afirmo: a Igreja Organização no RN, no contexto assembleiano, é um dos mais sadios do país.

As Testemunhas de Jeová estão no extremo: Não se canta parabéns em família, entre amigos e irmãos. Entendem ser glorificação, louvor aos homens.

O culto deve ser Teocêntrico - “... preste culto somente a Ele” (Mt 4.10; Dt 6.13; Êx 20.4; Lv 26.1; Sl 97.7; Lc 4.8). Deus é zeloso da adoração e do culto oferecido a Ele. “Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, ... sou Deus zeloso...” (Dt 5.9 – NAA; Sl 78.58; 1Co 10.20-22). Deus quer ser adorado pelos seus filhos: “...Assim diz o Senhor: Israel é meu filho... deixe meu filho ir para que me adore...” (Êx 3.12 - NAA). Percebamos que a adoração precede ao culto: “Adore ... e preste culto somente a Ele” (Mt 4.10 - NAA); “Temam ... e sirvam a Ele...” (Dt 6.13 – NAA).

Jesus é adorado uma vez que também é Deus, compõe a Trindade. Um só Deus em três pessoas, em essência, substância e natureza.

Isaías 42.8 – Uma alusão ao Messias – “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura”.  E acrescento: Muito menos aos homens.

Devemos considerar, honrar, reconhecer valores e virtudes dos nossos irmãos e líderes. Porém, que se faça no momento e ambiente apropriados.

3. Edificar a igreja - Um dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja (I Co 14.26). O verbo grego oikodoméo, traduzido como “edificar”, ocorre 40 vezes no Novo Testamento enquanto o substantivo oikodomé, traduzido como “edificação”, ocorre 18 vezes.

Quando Paulo disciplina os usos dos dons na igreja, tinha o objetivo de colocar ordem no culto e trazer edificação à igreja.

Da mesma forma, os dons ministeriais (Ef 4.11) devem contribuir para “edificação do corpo de Cristo”.

Efésios 4.11-13 – “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.   

III. A Liturgia do Culto

Liturgia – Etimologicamente é uma ação para o povo, um agir para o povo, ou seja, uma ação pública. No grego ‘leiturgia’ – serviço divino ou serviço prestado a Deus. E, após séculos, evoluiu para linguagem, gestos, cânticos e paramentos usados no culto cristão.

1. A exposição da Bíblia - O Movimento Pentecostal tem firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia para governar toda crença, experiência e prática. Assim, o mérito de todo ensino, manifestações espirituais e conduta devem passar pelo crivo das Escrituras.  

2. A adoração entusiástica – O que ensinava o Apóstolo Paulo em I Co 14.26? Ordem no culto: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. 

Em Ef 5.18-20, Paulo se refere a cristãos cheios do Espírito que se reuniam para adorar.  

Faz parte no meio pentecostal a adoração expansiva, entusiasmo no poder do Espírito e manifestações dos dons espirituais durante o culto. E somos conhecidos por barulhentos. Ocorrem exageros? Sim.

Som alto hoje é fator de stress e ser classificado poluição ambiental.

O autista no meio pentecostal – Pessoas autistas aguentam barulho, luzes fortes, tem audição muito aguçada. E nesses ambientes podem entram em crise e podem precisar serem contidas. É sugestivo cultuar a Deus em outra denominação. Deus na sua sabedoria proveu opções.

É certa a legalização de limites dos decibéis nos templos evangélicos? Sim! Como também em bares, carros de som e outros eventos públicos.

Também é fato de que está resguardado o livre exercício de culto e suas liturgias na Constituição do país (Art. 5º, inciso VI).

Faz sentido essa crítica: “Ninguém é obrigado a participar do culto e das crenças dos outros”.

Da mesma forma não se pode impor ao cristão aceitar, praticar princípios e ideologias contrárias às suas crenças, notadamente no campo da fé, direitos humanos e de família. A recíproca deve ser verdadeira, o respeito às diferenças em sociedade é o ideal.

Conclusão

1.A adoração e serviço no culto cristão consiste: Em oração, louvor, leitura bíblica, exposição das Escrituras Sagradas ou testemunho e contribuição financeira, ou sejam ofertas e dízimos (SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.145).

2. Na prática, vimos que há pontos a se discutir, visando nos aperfeiçoar, corrigir possíveis abusos no culto e na adoração genuinamente bíblica.

3. A aplicação de uma liturgia equilibrada evita fugirmos dos objetivos do culto, para o seu desenvolvimento sem o profanar, com ordem e decência.

4. Que o culto cristão seja uma celebração viva, com entusiasmo na dinâmica do Espírito Santo onde se evidencia o sobrenatural, pautado na Palavra de Deus.

Fontes da pesquisa:

Lição EBD/CPAD – 1º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada.

ADPE – RBC1 – Lições.

Dicionário Teológico – Claudionor C. Andrade. CPAD – 4ª Ed.1997.

Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Natal/RN, 16/03/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...