Texto base: I Co 14.26 - “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”.
Introdução1.O culto ao Senhor tem
natureza solene e tanto o conteúdo como a forma são importantes na sua prática.
2.Tem os propósitos básicos:
Adoração exclusiva a Deus, ministração da Palavra para salvação de vidas e
edificação da Igreja.
3.Na liturgia pentecostal tem
como marca a adoração com fervor e a exposição da Palavra de Deus como
primazia.
4.Todos precisamos, antes e
depois do culto racional ofertado ao Senhor, estarmos vigilantes quanto à vida
de adorador e servo que somos diante de Deus e dos homens.
5.O culto pode ser avaliado
pelo crente? Pode, por exemplo, se houve direção do Espírito, adoração genuína,
reverência, santidade e serviço a Deus. É errada, se visar saciar o seu ego.
6. É possível a liturgia
desviar os propósitos do culto bíblico. Requer vigilância e correções pela liderança
da Igreja a esse respeito.
I. A Natureza do Culto
1. O culto como serviço a Deus - Na
Bíblia, o culto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e
consagrada a Deus (Dt 6.13). O culto, em um primeiro plano tem a ver com a
atitude com a qual se cultua o Altíssimo e, em um segundo plano, com a forma
como se cultua.
2. O culto deve ser solene – O
termo solene traz a ideia de respeito e de caráter majestoso. Isso
significa que tanto o conteúdo como a maneira de se cultuar são relevantes (Ec
5.1; I Co 11.27).
Ec 5.1 – “Guarda o teu pé,
quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer
sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”.
Saul e sua intenção falsa na
adoração, sem valor solene.
Saul preferiu a sua vontade,
com aparência de adorador, não cumpriu o Deus falou pelo profeta e perdeu o
reinado.
I Sm 15.22 – “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.
Sl 51.17 – “Os sacrifícios
para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não
desprezarás, ó Deus”.
De acordo com a Bíblia, o
culto precisa ter decoro, decência, ordem e temor.
“Mas faça-se tudo decentemente
e com ordem” (I Co 14.40).
3. O culto é santo - A santidade de Deus é afirmada por toda a Bíblia (Lv 11.44; Is 43.3; I Pd 1.15,16). Visto que Deus é santo (Lv 20.26). Então, nada que fosse profano deveria fazer parte do culto e da vida de quem o praticava no Antigo Testamento (Ez 44.9; Am 5.21-27; Is 1.13). Então, o limite entre o santo e o profano deveria ser mantido (Ez 22.26; 44.23).
O Novo Testamento também põe
em destaque o viver cristão pautado numa vida a serviço
de Deus (I Co 15.58; Rm 15.5).
A Igreja é o espaço sacro onde
o culto do serviço acontece (At 13.1-3).
Um ponto a discutir no culto bíblico - Quando
misturamos o social com o espiritual, comemoração de aniversário durante o
culto. Há casos que praticamente todo o percurso do culto são homenagens
humanas ao aniversariante, e independente de quem o seja, não fere o princípio exclusivo
da adoração no culto ao Senhor? Veremos mais adiante.
II. O Propósito do Culto
1. Glorificar a Deus - O
culto é uma celebração que se faz a Deus. Celebramos a grandeza de Deus e seus
poderosos feitos.
“Grande é o Senhor e mui digno
de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo” (Sl 48.1).
Celebramos a Deus é e pelo que
Ele faz (Sl 103.1-5).
Infelizmente, há músicas evangélicas que estão voltadas para satisfazer ao ego humano. Atende um mercado consumidor. Nelas, Deus é um prestador de serviços da fé e doador de bênçãos.
2. Quando não se cultua a Deus
ou desvirtua a adoração – Homenagens humanas no culto,
concorre com a adoração a Deus? E sendo para liderança, tem o direito de fazer?
Como fica essa situação? Como a maioria aceita, quem discerne com senso crítico e discorda passa
por chato e antissocial. Entretanto, há fortes evidências para se combater o
antropocentrismo na Igreja hodierna.
Existem aspectos mais graves: Igrejas sendo geridas como uma empresa familiar. O pastoreio tem peso de sacerdócio araônico na sucessão, como se ainda estivéssemos no culto mosaico.
Para evitar suposições, afirmo: a Igreja Organização no RN, no contexto assembleiano, é um dos mais sadios do país.
As Testemunhas de Jeová estão no
extremo: Não se canta parabéns em família, entre amigos e irmãos. Entendem ser glorificação,
louvor aos homens.
O culto deve ser Teocêntrico - “...
preste culto somente a Ele” (Mt 4.10; Dt 6.13; Êx 20.4; Lv 26.1; Sl 97.7; Lc
4.8). Deus é zeloso da adoração e do culto oferecido a Ele. “Não adore essas
coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, ... sou Deus zeloso...”
(Dt 5.9 – NAA; Sl 78.58; 1Co 10.20-22). Deus quer ser adorado pelos seus
filhos: “...Assim diz o Senhor: Israel é meu filho... deixe meu filho ir para
que me adore...” (Êx 3.12 - NAA). Percebamos que a adoração precede ao culto:
“Adore ... e preste culto somente a Ele” (Mt 4.10 - NAA); “Temam ... e sirvam a
Ele...” (Dt 6.13 – NAA).
Jesus é adorado uma vez que
também é Deus, compõe a Trindade. Um só Deus em três pessoas, em essência,
substância e natureza.
Isaías 42.8 – Uma alusão ao
Messias – “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem
não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura”. E acrescento: Muito menos aos homens.
Devemos considerar, honrar,
reconhecer valores e virtudes dos nossos irmãos e líderes. Porém, que se faça
no momento e ambiente apropriados.
3. Edificar a igreja - Um
dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja (I Co 14.26). O
verbo grego oikodoméo, traduzido como “edificar”, ocorre 40 vezes no Novo
Testamento enquanto o substantivo oikodomé, traduzido como “edificação”,
ocorre 18 vezes.
Quando Paulo disciplina os
usos dos dons na igreja, tinha o objetivo de colocar ordem no culto e trazer edificação à igreja.
Da mesma forma, os dons
ministeriais (Ef 4.11) devem contribuir para “edificação do corpo de Cristo”.
Efésios 4.11-13 – “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a
obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos
à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida
da estatura completa de Cristo”.
III. A Liturgia do Culto
Liturgia –
Etimologicamente é uma ação para o povo, um agir para o povo, ou seja, uma ação
pública. No grego ‘leiturgia’ – serviço divino ou serviço prestado a Deus. E,
após séculos, evoluiu para linguagem, gestos, cânticos e paramentos usados no
culto cristão.
1. A exposição
da Bíblia - O Movimento Pentecostal tem
firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia para governar toda crença,
experiência e prática. Assim, o mérito de todo ensino, manifestações
espirituais e conduta devem passar pelo crivo das Escrituras.
2. A adoração
entusiástica – O que ensinava o Apóstolo Paulo em I Co 14.26? Ordem no culto: “Que
fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem
doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para
edificação”.
Em Ef
5.18-20, Paulo se refere a cristãos cheios do Espírito que se reuniam para
adorar.
Faz parte
no meio pentecostal a adoração expansiva, entusiasmo no poder do Espírito e
manifestações dos dons espirituais durante o culto. E somos conhecidos por
barulhentos. Ocorrem exageros? Sim.
Som alto
hoje é fator de stress e ser classificado poluição ambiental.
O autista
no meio pentecostal – Pessoas autistas aguentam
barulho, luzes fortes, tem audição muito aguçada. E nesses ambientes podem entram
em crise e podem precisar serem contidas. É sugestivo cultuar a Deus em outra
denominação. Deus na sua sabedoria proveu opções.
É certa a
legalização de limites dos decibéis nos templos evangélicos? Sim! Como também
em bares, carros de som e outros eventos públicos.
Também é
fato de que está resguardado o livre exercício de culto e suas liturgias na
Constituição do país (Art. 5º, inciso VI).
Faz sentido
essa crítica: “Ninguém é obrigado a participar do culto e das crenças dos
outros”.
Da mesma
forma não se pode impor ao cristão aceitar, praticar princípios e ideologias
contrárias às suas crenças, notadamente no campo da fé, direitos humanos e de
família. A recíproca deve ser verdadeira, o respeito às diferenças em sociedade
é o ideal.
Conclusão
1.A adoração e serviço no
culto cristão consiste: Em oração, louvor, leitura bíblica, exposição das Escrituras
Sagradas ou testemunho e contribuição financeira, ou sejam ofertas e dízimos (SOARES,
Esequias. Declaração
de Fé das Assembleias de Deus. Rio
de Janeiro: CPAD, 2017, p.145).
2. Na prática, vimos que há pontos a se discutir, visando nos
aperfeiçoar, corrigir possíveis abusos no culto e na adoração genuinamente
bíblica.
3. A aplicação de uma liturgia equilibrada evita fugirmos dos
objetivos do culto, para o seu desenvolvimento sem o profanar, com ordem e
decência.
4. Que o culto cristão seja uma celebração viva, com
entusiasmo na dinâmica do Espírito Santo onde se evidencia o sobrenatural,
pautado na Palavra de Deus.
Fontes da pesquisa:
Lição EBD/CPAD – 1º trimestre de 2024.
Bíblia Sagrada.
ADPE – RBC1 – Lições.
Dicionário Teológico – Claudionor C. Andrade. CPAD – 4ª Ed.1997.
Por Samuel Pereira de Macedo Borges
Natal/RN, 16/03/2024.
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