Texto base: Mt 28.19 - “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
1. Introdução1.A Lição 9 – EBD/CPAD - Traz uma exposição da doutrina bíblica do Batismo em águas, uma ordenança para todo
cristão.
2.O Batismo em águas é uma
prática cristã que diz respeito a nossa identificação com Cristo, mediante o
arrependimento e a fé.
3.A forma como se batizar e o
seu propósito tem sofrido desvios na História da Igreja. Veremos na lição em
estudo.
Objetivos da Lição
I) Pontuar os pressupostos
bíblico-doutrinários do Batismo;
II) Explicar o símbolo e o
propósito do Batismo;
III) Esclarecer a fórmula e o
método do Batismo.
I. Pressupostos Bíblicos-doutrinários
do Batismo
1. O Batismo visto como
sacramento é um erro doutrinário - A tradição católica e
alguns segmentos do protestantismo histórico veem a prática do batismo como um
sacramento.
A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum,
significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele
participa. Nesse sentido, Agostinho (354-430 d.C.), bispo de Hipona,
introduziu esse desvio na Igreja. Entendia o Batismo como sacramento, um rito
que transmite graça espiritual independentemente da fé de quem o pratica. Um
sinal visível de uma graça invisível, afirmava Agostinho. Sem base bíblica.
Sacramento versus Ordenança
A palavra “sacramento” traz
uma ideia de um ritual ou sinal que tem como resultado uma graça de Deus sendo
transmitida ao indivíduo. Já a palavra ordenança traz a ideia de uma prática ou
cerimônia prescrita no NT dentro de uma perspectiva memorial. Por exemplo, a
Ceia do Senhor é um memorial do sacrifício do Senhor, instituído por Jesus e,
por isso, deve ser celebrada por seus seguidores. Aliás, são duas as ordenanças para a Igreja: O Batismo em águas e a Santa Ceia.
E assim, em algumas tradições
cristãs, o Batismo torna-se necessário para a salvação. Biblicamente, o batismo
não é requisito fundamental para salvação. Mas, ordenado para todo o salvo em
Cristo Jesus.
2.O Batismo - Uma ordenança
dada por Jesus à sua Igreja
Mc 16.15-16 – “E disse-lhes:
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for
batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.
Em Mt 28.19 ensinou a forma de praticá-lo - “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Os apóstolos ensinavam o Batismo como uma ordenança.
Atos 2.38 – “E disse-lhes
Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Não há, portanto, no Batismo,
um poder mágico capaz de transmitir graça para a salvação. É uma ordenança dada
por Cristo a quem já foi alcançado pela graça, e não a quem quer obter alguma
graça através dele.
Dizia Lutero: “Pensei que o
velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz
sabia nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias”.
3.O Batismo deve ser
administrado aos adultos. O teólogo Agostinho que entendia o
Batismo como um sacramento, defendeu também que os bebês, por haverem nascidos
com o pecado original, precisavam ser batizados para serem salvos. Nesse caso,
o Batismo serviria para anular o pecado original. Sem base bíblica.
João Batista e o Batismo de Arrependimento –
João, o Batista, como precursor do messias, surge no deserto da Judeia,
pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados, estava
preparando o caminho para pregação do evangelho da graça, como diz o texto “endireitando
as veredas do Senhor” (Mc 1.2-5).
João também anunciava que
viria um mais forte do que ele, do qual não era digno de desatar as correias
das sandálias (Mc 1.7-8).
Aquele de quem falava
batizaria não só em águas, mas com o Espírito Santo e com fogo (Lc 3.16). João
nem o conhecia, porém lhe foi revelado ao vir ao seu encontro às margens do Rio
Jordão (Jo 1.31-33).
O próprio Cristo foi batizado
por João, no início de seu ministério público (Mt 3.13-17), para cumprir toda a
justiça e o Pai deu dele testemunho do alto: “Tu és o meu Filho amado, em quem
me comprazo” (Mc 1.11).
II. O Símbolo e o Propósito do
Batismo
1.Símbolo do Batismo:
Identificação com Cristo - O Batismo por imersão simboliza a união do
crente com Cristo, por meio de sua a morte, sepultamento e ressurreição.
Rm 6.4 – “De sorte que fomos
sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos
mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.
Essa mesma verdade é afirmada
na Carta aos Colossenses: “Sepultados com ele no batismo, nele também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” (Cl
2.12).
Então, o Batismo em água simboliza
que o cristão morreu para a velha vida e agora tem nova vida em Cristo (II Co
5.17).
2. O Propósito do Batismo:
Testemunho público da fé cristã – O Batismo é uma confissão pública
da sua fé em Jesus. Isso significa que o crente, quando desce às águas
batismais, está testemunhando de forma pública perante o mundo da sua nova vida
de seguidor de Cristo.
Atos 2.41-42 - “De sorte que
foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.
Quem se candidata ao Batismo
deve estar convicto e consciente da fé que abraçou. Aqui, não há território
neutro (Cl 2.6). Enfim, o batismo é para salvos e convertidos que estão
dispostos a seguir Jesus (At 8.12; 16.14,15).
3. No ato do batismo não há
espaço para indecisão
a) Somente cristãos indecisos
rejeitam ser batizados ou por não conhecer o significado do Batismo em águas.
b) Outrens por falta de
convicção de fé não se batizam. Há crentes que entendem, após ser batizado não
pode mais cometer qualquer tipo de falha. A Bíblia mostra que o crente deve
evitar o pecado (I Jo 2.1).
c) O Batismo não pode ser
visto como uma vacina que imuniza o cristão contra o pecado. Este é vencido
quando se anda no Espírito (Gl 5.16).
d) Por outro lado, há muitos
que rejeitam o Batismo justamente por falta de conversão. Estão conscientes das
implicações que esse rito traz e não estão dispostos a cortar o cordão
umbilical com o mundo.
At 2.38 – Podem e devem ser batizados aqueles que experimentaram o Novo Nascimento (Jo 3.5-7).
A pergunta fundamental na
profissão de fé do batizando: “Quem você era antes de conhecer a Cristo e agora
quem você é com Jesus?”.
Portanto, o Batismo é mais que
ser obediente ao mandamento de Cristo. Relaciona-se com o ato de se tornar seu
discípulo.
III. A Fórmula e o Método do
Batismo
1.Fórmula trinitária do
Batismo - Durante a Grande Comissão, Jesus orientou seus discípulos:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Essa é a fórmula trinitária
do batismo cristão.
2. Fórmula herética do Batismo
- Há
grupos que seguem um tipo de *doutrina modalista. Um exemplo é o unicismo. Esse
grupo batiza seus membros somente em nome de Jesus, citando Atos 2.38 e 19.5.
Todavia, esses textos não negam a Trindade bíblica. E não desautoriza o que
Jesus ensinou em Mt 28.19.
O que ensina o Russelismo ou os
Testemunhas de Jeová:
UNICISMO: Essa crença diz que existe apenas UMA PESSOA, um
Deus Todo Poderoso, mas que se manifesta de 3 formas diferentes. Ora essa
pessoa se manifesta como Pai, ora como Filho, ora como Espírito Santo. Não é
doutrina bíblica (para o russelismo).
UNITARISMO: É a crença oficial das Testemunhas de Jeová,
conforme ensinada na bíblia (para o russelismo). Nesta crença temos apenas um
Deus Todo Poderoso, que é o Pai Jeová. Jesus Cristo é uma pessoa distinta de
Jeová e Filho Dele, sua primeira criação. O espírito santo não é pessoa, mas em
termos simples, o poder de Deus (https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com).
*Modalismo – Doutrina herética
que nega a existência das três pessoas da Santíssima Trindade na Fé Cristã.
3. Imersão: o método bíblico
do Batismo
a) Não encontramos nem
vestígios da prática do Batismo por aspersão no Novo Testamento. Aspersão é
ato de borrifar, respingar, molhar com pouca água.
b) O Batismo por aspersão é
respingar água sobre o candidato ao batismo.
c) A palavra
grega baptizo possui o sentido de “mergulhar” e “submergir” tanto na
Bíblia como fora dela. Vários textos bíblicos mostram a prática bíblica do
Batismo por imersão:
Muitas pessoas foram ter com
João Batista para serem batizados por ele no Rio Jordão (Mc 1.5).
João batizava onde havia muita
água (Jo 3.23).
Jesus foi batizado no Rio
Jordão. E logo saiu da água (Mc 1.9-10).
Conclusão
1.O Batismo em águas não é um
sacramento, como algo que transmita graça de Deus independente da fé do
batizando. E como envolve arrependimento de pecados pessoais, não é bíblico batizar
crianças.
2.O Batismo é uma ordenança
ensinada por Jesus, mediante arrependimento e fé para os seus seguidores e
discípulos (Mc 16.16; Mt 28.19).
3.O Batismo em águas é para o
convertido que deu crédito a pregação do evangelho, testemunhando da sua fé
pública em Jesus.
4. Os batizandos devem ser
batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pelo método da imersão,
simbolizando um sepultamento e ressuscitado em Cristo. Não há nenhuma
referência no NT para se batizar pessoas por aspersão.
Fontes da pesquisa:
Lição EBD/CPAD – 1º trimestre
de 2024.
Bíblia Sagrada.
Por Samuel Pereira de Macedo
Borges
Natal/RN, 03/03/2024.
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