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sábado, 6 de dezembro de 2025

O espírito Humano (anotações).

Lição 10 - Textos bases: 

- Gn 2.7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

- Jó 33.4 – “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida”.

- Zc 12.1 - “Peso da Palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”.

Introdução

1.Neste trimestre, depois de estudarmos o corpo, a alma e suas faculdades, na lição dez examinaremos o espírito humano, o âmago da vida – A parte mais íntima ou fundamental; o cerne, a essência do ser.

2.Nas Escrituras podemos identificar classes de espíritos:

a) Deus é Espírito por excelência (Jo 4.24); o Pai dos espíritos (Hb 12.9). No sentido de Criador, a origem da vida, dos seres espirituais, sejam humanos ou anjos, criados capazes para com Ele se relacionar.

b) O espírito humano (Gn 2.7; Zc 12.1).

c) Anjos a serviço de Deus – espíritos ministradores (Hb 1.6,14).

d) O diabo e demônios – seres espirituais caídos, que deixaram suas posições diante de Deus, no mundo angelical (Jd 1.6-7; Ap 12.1-9).

3.Da temática do 4º trimestre EBD – AD Brasil – “Espírito, Alma e Corpo — A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo - Comentarista: Silas Queiroz”, espera-se com o auxílio do Espírito, que alcancemos o objetivo de distinguir as três partes do homem criado tricotômico, conforme as Escrituras.

Sedimentando Definições do Corpo, espírito e Alma

Corpo - “No hebraico, a palavra para corpo é “basar”, e no grego, “soma”. O corpo é a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). É a porção que se separa na morte física. O corpo é o invólucro do espírito e da alma (Gn 35.18; Dn 7.15), o “homem exterior”, que se corrompe, envelhece e é mortal - “porque toda a carne é como a erva” (I Pd 1.24). O Corpo não é a prisão da alma e do espírito. Não é inerentemente mau e insignificante (pensamentos gnósticos e maniqueístas). Do nascido de novo, o corpo torna-se templo de Deus, pelo Espírito (I Co 3.16,17; 6.19). O corpo é de grande valor, pois Deus o ressuscitará”.

Aliás, a esperança da ressurreição é do corpo. A alma e o espírito humanos são imortais, não eternos.

Então, o corpo foi feito de matéria pré-existente, o pó da terra, o corpo humano estava inerte até receber o sopro divino (o fôlego da vida), ato pelo qual Deus deu ao homem o espírito e o tornou alma vivente (Gn 2.7)”. A matéria recebeu vida espiritual consciente, constituída de espírito e alma.

Alma - “A palavra hebraica para alma é “néfesh”, que ocorre 754 vezes no AT. Conforme Gênesis 2.7, seu significado primário é “possuidora da vida”. Biblicamente, a alma é: sede do apetite físico (Nm 21.5), das emoções (Sl 86.4), dos desejos bons ou maus (Ec 6.2; Pv 21.10), das paixões (Jó 30.25), do intelecto (Sl 139.4), do afeto (Ct 1.7), da vontade (Jó 7.15) e da moralidade (Gn 49.6) (Silva, 2017, p. 80). “Alma” é um termo polissêmico — uma mesma palavra com vários significados dependendo do contexto...”

“No NT o termo equivalente é “psiqué”, com o mesmo significado (Ef 6.6; Fp 1.27; Cl 3.23; Rm 11.3; 16.4; 1Co 15.45; 2Co 1.23; Fp 2.30; 1Ts 2.8). A alma é a parte imaterial do ser humano, tanto cognitiva quanto emotiva, podendo relacionar-se com o sagrado (Rm 7.25) ou com as impurezas do pecado (Rm 8.7 – ARA) (Brunelli, 2016, p. 52).

O espírito humano – No AT a palavra hebraica “ruah”, derivada de um verbo que significa “respirar” ou “soprar”, é usada cerca de 400 vezes. Pode ser traduzida como “sopro” (Sl 18.15), “vento” (Gn 8.1) ou “espírito”. No Novo Testamento, o termo grego “pneuma”, ligado ao verbo “soprar” ou “respirar”, pode significar “sopro” (2Ts 2.8) ou “vento” (Jo 3.8), mas mais frequentemente refere-se a “espírito”, seja de Deus, do homem ou de outros seres espirituais (Tenney, 2008, p. 534).”

Assim sendo, a vida que o espírito recebe de Deus é por Ele transmitida à alma. Esta, por sua vez, a expressa por meio do corpo.

Aprendemos didática e teologicamente, que a alma tem suas faculdades. Tem o espírito humano as suas? Veja a postagem: https://samuca-borges.blogspot.com/2025/11/a-consciencia-uma-faculdade-do-espirito.html

Entre a Linha Dicotômica e a Tricotômica

Segundo um teólogo reformado contemporâneo, a Bíblia dá margem para defendermos uma ou outra linha, sem dogmatismo, e por essa razão não podemos tachar a nenhuma delas de herética.

A Origem da Alma Humana

O sopro divino deu vida ao primeiro homem, fazendo-o alma vivente (Gn 2.7). Do primeiro casal, Deus fez vir a existência a geração dos homens (Gn 1.27-28;2.21-25; At 17.24-26). A partir da procriação dos descendentes, de Adão e Eva, discute-se como ocorre a origem da alma no “crescei e multiplicai-vos” da prole.  Veja postagem - https://samuca-borges.blogspot.com/2011/10/origem-da-alma-tres-linhas-de.html

Na Soteriologia

Na dádiva da salvação, o homem uma vez morto espiritual, o salvo é vivificado no espírito, pelo Espírito (Tito 3.5), justificado/redimido pelo sangue de Jesus (Rm 5.8-9; I Pd 1.18-19), por graça, mediante a fé (Ef 2.1,5,8). Na fé salvífica está implícito o ato pessoal, individual do arrependimento (Mc 1.15; At 3.19), via convencimento, suscetível a todos os homens, pelo Espírito (Jo 16.8-11). 

O espírito Humano no Exercício da Adoração

O espírito humano é parte imaterial mais profunda do ser e distinta da alma. É o elemento, quando nascido de novo (não basta confessar uma religião) juntamente com a fé nos permite ter comunhão com Deus e capacita-nos à adoração genuína, em espírito e em verdade (Jo 4.23). Ou seja, não fazendo da Divindade, do Deus Verdadeiro, um simulacro aos deuses fabricados pelo artifício e imaginação dos homens (At 17.29), como no paganismo (Sl 115-1-8).

Deus (Espírito) versus o espírito Humano

Em termos teológicos, o espírito humano não é eterno. Uma vez o homem feito alma vivente, não será eliminada na condenação eterna, a qual terá vários níveis de juízos e sentenças (não aniquilacionismo - extinção do espírito/alma). Somente Deus é o Eterno, sem começo nem fim de dias, o princípio e o fim de tudo que veio a existência, seja no mundo espiritual como no material. Daí a expressão do salmista: “De eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2; Rm 11.33-36; Ap 1.8).

Do pó da terra à Alma Vivente

Portanto, o sopro do seu Criador, elevou o homem criado, não evoluído, à alma vivente, com atributos do intelecto, emoções, sentimentos, volição moral e racional. O conjunto da obra imaterial, o espírito e alma, na morte física (separação da parte material da imaterial), voltará ao Deus que o criou (Ec 12.7). E haverá uma prestação de contas (Ec 12.13-14; Rm 14.11-12), de tudo que vivermos e praticarmos por meio do corpo (II Co 4.10).

Deus seja louvado e engrandecido. E que consideremos a oração do salmista.

Salmos 51.10 – “Cria em mim, ó Deus um coração (alma) puro e renova em mim um espírito reto”. Amém!

Fontes da pesquisa:

Lição EBD/CPAD – 4º trimestre de 2024.

Bíblia Sagrada.

Lições EBD - ADPE

Anotações de Estudos Pessoais.


Por Samuel Pereira de Macedo Borges

Bacharel em Direito e Teologia

Natal/RN, 06/12/2025.

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