Pesquisar

domingo, 8 de maio de 2011

Dons Espirituais

Tema: Dons em três classes.
Texto:  Ef 4.8;
Introdução:  Dons são ferramentas para a igreja cumprir a sua missão sobrenatural na terra. Dentre outras, uma pergunta: “De que maneira devemos fazer o serviço que nos incumbiu o Senhor?” Conforme a medida da fé que é concedida por Deus.  O  membro maduro no corpo  é  aquele que tem a visão do todo.  Infelizmente a nossa visão é muito limitada. Daí as divisões, a falta de união...

DOM – dádiva; carisma, recursos extraordinários concedidos  à igreja  pelo Espírito Santo.  É  ele o executor dos dons em nós.
TALENTOS – Representam habilidades naturais ou espirituais, tempo, recursos e oportunidades que cada pessoa recebe de Deus para utilizá-los em seu serviço

I - TRÊS CLASSES DE DONS.
1.  Dons espirituais Clássicos( I Co 12.27-31). Palavra de sabedoria; Palavra de ciência; discernimento;fé; curas; maravilhas; Profecia;  variedades de línguas; interpretação.
2. Dons assistenciais(Rm 12.6-8). Contribuição;serviço; Ensino; exortação; liderança; misericórdia; ajuda; administração.
3.  Dons ministeriais(Ef 4.11-12).  Apóstolos; profetas; evangelistas; pastores e mestres.

II - DIFERENCIANDO OS DONS.

-          Profecia – É um dos dons verbais.  É imediata e direta. Deve ser julgada e provada(  I Co 14.29; I Ts 5-19-21).  Seus fins. Exortação, edificar e consolo.
-          Serviço –   É a disposição, ou a capacidade, concedida por Deus, para o crente servir e prestar assistência aos membros e aos líderes da igreja.
-          Ensino – É resultado da preparação do mestre.  Daí, quem ensina deve se dedicar ao ensino. Rm 12. 7. Tem o objetivo de lidar com intelecto,  a mente, transmitir conhecimento.
-          Exortação – A exortação toca o coração no coração e atinge a consciência e a vontade de quem está sendo exortado.  
-          Governo – É o ato de presidir. É a tarefa de cuidar do povo e dos bens do Reino.  Hb 13.7;  I Ts 5.12-13; I Tm 5.17 e I Pd 5.2-4..
-          Repartir – tratá-se de pessoas capacitadas por Deus especialmente para  repartir com os que não têm.  Mt 6.1-4
-          Misericórdia – É o de ministrar e prestar ajudas aos necessitados e aflitos.
 III - NOSSO SERVIÇO A DEUS E SUA MOTIVAÇÃO.

I – O local do nosso serviço: o mundo inteiro. Mt 28.19
II – O exemplo para o nosso serviço: O Senhor. Mt 20.28
III – A motivação para este serviço: O amor. II Co 5.14
IV – O poder para este serviço: O Espírito Santo. At 1.8
V – A finalidade deste serviço:  Testemunhar do Senhor. At 23.11
VI – A condição para este serviço: Humildade. Lc 9.48
VII – A recompensa deste serviço: Uma coroa. I Co 9.25

IV - PONTOS FUNDAMENTAIS

     1. Cada um veja como edifica.  I Co 3. 10; I Ts 5.11;  I Co 10.23
     2.Todos os membros são úteis ao corpo. I Co 12.22-23
.    3.O que seria de nós, a Igreja,  sem os dons? João 15.5
     4.A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. I Co 12. 7
     5.Quem quer ser usado por Deus?  Só com uma entrega e adoração  total, incondicional,        
        em sacrifício vivo, cultuando com entendimento, tornará um cristão capaz de ser usado 
       plenamente por Deus.
    6. Servir com humildade(“Humlidade é uma análise diária honesta de  nós  mesmos “).   
        Saber  lidar com o conhecimento.
Ilustração: Os comunistas disseram para Jan Pti, em pleno campo missionário, pela Rússia e Sibéria: "Vocês cristãos são espectadores e nós comunistas,  participantes. Todos temos uma séria escolha a fazer: Ser espectador ou participante da batalha, no Reino de Deus.
Ilustração: “Há mais de 100 anos dois jovens estavam  conversando, na Irlanda. Um deles disse:” O mundo ainda há de ver o que Deus pode fazer com alguém totalmente consagrado a Ele”. O outro meditou sobre estas palavras durante semanas. Elas não o soltaram mais, até que um dia ele disse: “pelo Espírito Santo eu serei este homem”. Hoje os historiadores dizem que ele tocou dois continentes por Cristo. Seu nome: Dwight L. Moody(1837-1899).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...