Pesquisar

domingo, 29 de maio de 2011

Igreja Cristã e a Perseguição


Começando pela nossa Pátria, observamos que estamos “assistindo” fortes tendências para minar nossa liberdade de crenças, expressão de pensamentos e de idéias, sejam de cunho filosófico ou religioso; proteção aos locais de culto e etc.Tudo protegido pela Lei Maior, a Constituição Federativa Brasileira. Uma das mais avançadas do mundo, embora pouca praticada.  Segundo o Aurélio perseguir significa: Ir no encalço de.2.Incomodar; importunar.3.Constranger, atormentar. E como a Igreja Evangélica Brasileira-IEB está a cada ano, tomando espaço na mídia, “empurrada,” de certa forma, pela “Ideologia da Prosperidade”, o que vemos é um crescimento quantitativo sem qualidade e desordenado. Tanto tem pastores sérios, como mercenários mercadejando religião na base de cifrão(R$).  Essa verdade não pode passar despercebida, nós passamos a incomodar o inferno, a sociedade secular e o denominacionalismo excludente, cuja hegemonia nacional foi perdida.  Nesse ínterim, vários projetos de leis surgiram:
1.Projeto lei 1.151/95 – versa sobre o casamento gay. Se transformado lei, as igrejas que não realizarem casamento de homem com homem, mulher com mulher, estarão fazendo discriminação e, portanto, podem ser multados e os pastores processados. Este projeto prevê também, que o dia do orgulho gay seja oficializado em todo o território brasileiro.
2.Lei 257/01 – Já está aprovada, em nível nacional. Agora, quando os municípios adotarem em seus Planos Diretores, apenas serão construídos templos que tiverem a aprovação dos vizinhos num raio de 500 metros.
3.Projeto de Lei 1024/03 – Trata sobre poluição sonora, mas busca fechar as igrejas  consideradas abusivas no uso do som nos templos.
4.Projeto de lei 1.154/03 – proíbe a veiculação de programas cujo teor seja considerado “preconceito religioso”. Se aprovado, será crime pregar sobre idolatria, feitiçarias, e rituais satânicos. As verdades sobre esses atos contrários à Palavra de Deus não poderão mais ser ensinadas e mostradas.
5.Projeto de Lei 6.3998/05 – Apenas poderão fazer programas de rádio e televisão pessoas com formação superior em jornalismo. A maioria dos pastores não poderão atuar no rádio e na televisão.
6.Projeto de Lei 122/06 – Denominada indevidamente da Lei contra a Homofobia. Considera crime inafiançável qualquer manifestação contrária aos homossexuais e suas práticas em qualquer lugar público, inclusive nas igrejas, com penas de 2 a 5 anos de cadeia para quem infringi-la. Ou seja, o cidadão brasileiro poderá criticar o comportamento, a conduta de qualquer pessoa ou autoridade, menos os homossexuais. Eles ficarão acima até do Presidente da República.
7.Há proposta de emenda constitucional para alteração da Constituição – Visa proibir o culto fora dos templos, ou seja, evangelização em massa nas ruas.
Há uma indagação crucial a fazer: Se a lei é feita para os maus, porque tantos projetos de leis para impedir e restringir a atuação do povo evangélico no Brasil? Certamente temos segmentos da sociedade querendo impor o seu comportamento, a sua “ética” em detrimento da maioria, bem como segmentos religiosos perturbados com o crescimento dos evangélicos no país.
Perseguição à Igreja de Cristo não é novidade.  Segundo Jesus escreveu em Mateus 5.10-12 é motivo de Bem-Aventuranças, desde que sejam mentiras, injúrias, por causa da justiça e de sua causa.  O apóstolo Paulo escreveu: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”. ( II Tm 3.12-13). Agora, não podemos esconder: Houve, tem havido, escândalos nacionais na Igreja que provocaram uma reação estatal. Mau uso da liberdade de culto.  Determinados segmentos religiosos  viraram meio de enriquecimento ilícito.  
Exponho abaixo, pelo menos, quatro tipos de perseguição à Igreja:
Física – Principalmente, em países de regime totalitários. Temos de 90 a 120 milhões de cristãos sob perseguição serrada e muitos de nós ocidentais fazemos ouvido de mercadores as lágrimas e sangue derramados na Causa Cristo, além fronteiras. Na atualidade, a Igreja está sofrendo a maior perseguição de sua História, tanto em nível de repressão, como em números. Mas, é como diz um ditado: “O que os olhos não vêem o coração não sente”. Veja o site WWW.missaoportaabertas.org.br
Cultural – Via culturas populares, movimentos sociais, mídia escrita, falada e imagens, filosofias humanas, relativismo moral, liberalismo com uma ética lasciva, frágil e permissiva.
Institucional – Como os interesses do Reino de Deus não comungam com o Reino deste mundo e este está no maligno, necessitamos está muito atentos às investidas contra a Igreja Instituição e na atualidade vem ocorrendo pela via legal diante das nossas omissões, ingênuo exercício da cidadania e falta de unidade estadual e nacional. Alerta: da mesma forma que temos direitos legais instituídos, podemos perdê-los, pois há lideranças que querem agir um tanto “espirituosos”, não como seres sociais, de carne e ossos. Que sejam anjos da Igreja dentro e fora dela. Em um país com o nível de civilização tal qual temos, andem direito, sejam exemplo e exijam direitos da coletividade que representam, legitimamente. Não dá para se esconder por trás do determinismo. E que ninguém espere por vozes isoladas protestando no deserto da omissão eclesiástica. Escolhamos: atores da história ou platéia apática.
“Há um limite em que a tolerância deixa de ser uma virtude."
                                                                       (Edmund Burke)
Espiritual – Neste âmbito, diante das investidas no mundo espiritual, forças contrárias à Igreja, utilizemo-nos sim, das armas de cunho espirituais: oração, jejum, autoridade Palavra e pelo nome de Jesus. É caco de demônio para todo lado. Discernimos a Igreja organismo vivo e invisível, tal qual como Deus a ver.  E as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.  O arquiinimigo é um só.  Está se debatendo ferido, mas sua derrota final é certa.
Classificação por país de acordo com o nível de perseguição na Igreja Perseguida, além fronteiras.
1.Perseguição Severa, 2.Opressão, 3.Limitações Severas, 4.Algumas limitações,
5.Alguns Problemas

A Igreja Evangélica Brasileira necessita hoje de um órgão de Representação Nacional. Se é sonhar demais, que comecemos pelos estados, além das representações políticas que já temos. Com a ausência de um órgão que nos represente, a fim de termos posição oficial, firme e definida sobre grandes temas (divórcio, homossexualismo, aborto, pena de morte, eutanásia, ensino religioso escolar...),perante o Executivo, Legislativo e do Judiciário, estamos fragilizados e podemos pagar caro pela desunião. Esperar apenas por atuação de parlamentares evangélicos é muito arriscado. A politicagem é uma areia movediça.  Há segmentos sociais defendendo absurdos e estão ganhando terreno pela pressão, ação e astúcia. A Igreja que não influencia, sofre a influência do seu meio. Setores da sociedade querem mudanças sociais na direção da desconstrução do casamento e da família.  Usemos os meios civilizados sem extremos, abençoando aos que nos perseguem (Rm 12.14).Como? Audiências públicas nas Assembléias Legislativas e com autoridades, Congresso Nacional, passeatas pacíficas, Ações Judiciais contra  Projeto de Lei e  leis aprovadas, contrariando o texto da Carta Magna, etc. Todas as ações com COESÃO, a partir dos estados da Federação.
Eu oro por um amadurecimento espiritual na IEB. Não proponho aqui um órgão para discutir doutrinas eclesiásticas, isso é inconcebível, mas em torno de grandes temas já citados. Tenho certo siso. Pertenço a uma denominação, mas como o Reino de Deus não se restringe a uma igreja organização, tenho visão interdenominacional. E se pelo que oro e outros cristãos juntem-se a mim, é uma realidade distante, deve-se ao fato de que estamos muito longe do nível espiritual da Igreja Primitiva. Que Deus tenha misericórdia de nós. E ante a desarmonia reinante no contexto nacional, não temos nem o direito de ler o salmo 133, até que nos corrijamos.
Então, quando vemos a perseguição batendo à porta da Igreja de Jesus, precisamos de estratégias. ESTRATÉGIA REQUER:
Sabedoria, Inteligência, Discernimento, Percepção e Sensibilidade.

Finalmente, atitudes diante da perseguição:

1.Não temê-la. O medo nos paralisa;
2.Não incitá-la ou invocá-la sobre si;
3. Enfrentá-la com unidade no corpo de Cristo;
4. Distinguir o campo de ação: o humano, institucional e o espiritual;
5. Manter a identidade de povo de Deus e prosseguir na sua missão evangelizadora;
6. Discernimento para estabelecer estratégias e agir;
7. Não pagar mal por mal. Deus fará justiça;
8. Amar o(s) inimigo(s) sem ingenuidades;
9. Cumprir deveres, defender os direitos, fazendo apologia da fé;
10.Se possível não confrontar, mas também não se omitir;
11. Aprendendo impor respeito, civilizadamente, sem desrespeitar;
12. Possuir a consciência de que nem o inferno barra a marcha da
    Igreja Cristã.

"O que mais preocupa não é  o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos  sem-caráter e dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."   

                                                           (Martin Luther King)

Samuel P M Borges - maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...