Pesquisar

sábado, 14 de maio de 2011

REDES SOCIÁVEIS – ORKUT, TWITTER, FACEBOOK...

Todos os grandes portais e redes sociais têm regras de conduta, que devem ser lidas atentamente no momento em que o internauta se associa. Desrespeitá-las pode levar a suspensões, banimentos definitivos ou mesmo processos legais. Os principais portais(Globo.com, Uol, Terra) e redes(ORKUT, TWITTER, FACEBOOK) têm links para essas normas em suas homepages.
Confira as dicas de comportamento mais utilizadas nos endereços na Internet:
SIM
Pensar duas vezes antes de postar – Seja sucinto e escreva de forma a evitar interpretações dúbias. Use o português corretamente.
Usar de cortesia e bom senso – as boas regras de conduta no mundo real também valem para a Internet. Fuja das polêmicas, não caia em provocações e não ofenda seus amigos virtuais. Respeito cabe em todo lugar.
Argumentar – Defenda seus pontos de vista sem desqualificar ou desrespeitar os outros. Não ataque as pessoas, a sua opinião não é a única que conta.
Respeitar as regras do jogo – Blogs, salas de bate-papo, grupos de discussão e fóruns, todos possuem regras. Se você quer participar, siga-as.
Desligue-se periodicamente – Cuidado com o vício: não deixe que o hábito atrapalhe seu trabalho, estudo,  ou o impeça de aproveitar a “vida real”.
NÃO
Adicionar qualquer pessoa à sua rede – Você não precisa adicionar todo mundo como amigo. Tome cuidado ao aceitar pessoas com quem você não travou contatos anteriores.
Expor sua intimidade – Evite comentar detalhes sobre sua vida pessoal e expor você, parentes e amigos em fotos ou atualizações de status. No Orkut e no Facebook, limite o acesso  a seu álbum de fotos apenas aos amigos, e não a todos os usuários da rede.
Palavras, grosserias e agressões - Olhe o nível: nada de xingamentos. Evite ofensas e pense em como você gostaria de ser tratado antes de ofender ou desmerecer alguém. Nenhum espaço que valha a pena permite divulgar conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso, discriminatório, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
Conecte-se sem estresse, sem complicar, ou botar sua vida em situação vexatória. Divulgue uma boa semente.
Fonte: Revista BB.com.você – Abril 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...