Pesquisar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ


Como pode um casamento ser feliz ? Não existe uma resposta fácil a esta pergunta ou uma receita simples e que sirva para todo mundo em qualquer contexto. Há uma série de fatores que nos ajudam a ter um casamento extremamente feliz. Sem qualquer pretensão de sermos exaustivos, até mesmo sendo um pouco simplista, queremos comentar aqui algumas dicas que podem tornar o nosso casamento feliz:
1. DESPRENDIMENTO: Para que o casamento seja feliz é necessário que ambos tenham a capacidade de abrir mão de muitos dos seus desejos e de focalizar a atenção nas coisas que realmente importam na vida a dois, seis, oito... É ser capaz de pensar no bem estar do outro, e não apenas de si mesmo. A propósito, esta é a atitude mais fundamental para qualquer existência e convivência  civilizada. (Fl 1.21; 2.4;)

2. RESPEITO: Respeitar é considerar o valor do outro – é tratar o cônjuge com dignidade. Quem respeita, ouve com atenção e participa dos sonhos do outro. A  esposa para o marido deve ser a pessoa mais respeitada no mundo, como pessoa, como mulher, como cristã, como mãe, e como companheira. Um casamento só pode ser bom se houver respeito mútuo. Para que isto aconteça é necessário abandonar atitudes, como o autoritarismo, a arrogância, o orgulho e uma série de outras doenças do Ego. Respeito também não está distante da autenticidade na vida. ( Cl 3:18,19; I Pe 3:1,7 ).

3. VALORIZE OS PEQUENOS DETALHES: Casamento é como uma planta – precisa de manutenção diária, senão morre. Volte á prática das coisas simples, porém significantes. O divórcio não acontece só porque o marido esqueceu de dar "um boa-noite" ou da data do casamento. Porém, a soma de todos os pequenos detalhes que vão faltando podem atrapalhar e sufocar o casamento. Dessa percepção surge a admiração que  é a disposição de focalizar a atenção nas virtudes da outra pessoa, incentivando e elogiando o outro por isso. (Um bilhete...)
4. COMPROMISSO E DETERMINAÇÃO: É preciso que você diga a si mesmo que vai fazer todo o possível para que o casamento dê certo. Assuma o compromisso de restaurar seu casamento. Não desista facilmente – não aceite o caos como natural. Não se assente na cadeira da comodidade achando que "o mundo é assim mesmo e nada vai mudar" Decida agora envidar esforços para dar mais brilho à relação marido / mulher. Assuma hoje mesmo o compromisso de colocar a restauração do seu casamento como o seu mais alto ideal nesta vida. ( Pv 24.10)

5. CARINHO: Diferentemente de todas as atitudes anteriores, o carinho é o único que não depende da maturidade para existir, mas se nutre dele para se desenvolver por toda uma vida. Quando eu digo "carinho", não estou me referindo à paixão ardente dos namorados. Isso é desejo. O carinho realizador no casamento engloba muito mais do que o sexo. É o conjunto das formas de tratamento mútuo. Carinho é o amor em ação.
Eis alguns exemplos de carinho implícito: (Pv 5.18-19; Ec 9.9; Ct 1.13-16)
a) O modo de falar, mesmo quando estão tratando das finanças da casa. O seu tom de voz transpira os seus sentimentos.
b) A ocupação do espaço na casa, pode implicar em carinho - por exemplo, a distância física do casal nos momentos de lazer. O carinho me leva a priorizar um ao outro e faz transpirar prazer quando estamos perto um do outro.
c) As agendas do casal podem refletir carinho ou distância. Eles podem abrir espaço um para o outro, ou podem estar ocupados demais para investir no casamento.
d) O carinho sempre desemboca no beijo, no abraço gostoso, na troca de elogios.

6. DECIDA VIVER A VIDA CRISTÃ NO LAR: O envolvimento sério com Jesus ilumina o lar e o casamento. Quanto mais perto de Deus nós andamos, mais próximos um do outro estaremos. Tome a decisão de realizar o culto doméstico – ore com seu cônjuge, leiam a Bíblia juntos. "Se o senhor não edificar o lar, em vão trabalham os que o edificam"   Sl 127:1
                                        Rev. Gildásio e Jamili

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...