Pesquisar

domingo, 11 de setembro de 2011

LINHAS ESCATOLÓGICAS


AS TRÊS PRINCIPAIS LINHAS ESCATOLÓGICAS NO SEGMENTO EVANGÉLICO

AMILENISTA – Como  L. Berkhof, O.T.Allis, G.C. Berkhouwer e outros crêem que as Escrituras Sagradas não fazem nenhuma distinção cronológica entre a segunda vinda de Cristo, o arrebamento da igreja, e a participação do crente no novo céu e na nova terra. Para os amilenistas haverá apenas uma ressurreição geral dos crentes e dos incrédulos, a qual ocorrerá durante a segunda vinda de Cristo. O julgamento final será para todos os povos. A tribulação é algo que experimentamos na presente era. O milênio referido nas Escrituras(Ap 20) não significa um milênio literal,  pois o reino de Deus, inaugurado visivelmente com a primeira vinda do Senhor  Jesus, continua espiritualmente presente, embora invisível. Os expositores desta corrente teológica, também não fazem diferença entre a igreja do Velho  Testamento(Israel) e a igreja do Novo testamento(O novo Israel, composta por circuncisos e incircuncisos).

PÓS-MILENISTAS – Como Charles Hodge, B.B. Warfield, W.G.T. Shedd  A.H.Strong, crêem que a segunda vinda de Cristo ocorrerá após o milênio(não literal). A era presente se misturará com o milênio de acordo com o progresso do evangelho no mundo. Em geral, os pós-milenistas assumem a mesma postura amilenista com relação ao ensino da ressurreição, do julgamento final, da tribulação e da posição sobre Israel e a igreja.

Os pré-milenistas se dividem em dois grupos principais: os pré-milenistas históricos(como G.E.Ladd, A Reese e M.J.Erickson) e os pré-milenistas dispensacionalistas(como L.S.Chafer, J.D.Pentescost, C.C.Ryrie, J.F.Walvoord e Scofield).

OS PRÉ-MILENISTAS HISTÓRICOS  -  Crêem que a segunda vinda de Cristo para reinar nesta terra e o arrebatamento da igreja acontecerão simultaneamente; haverá a ressurreição dos salvos no início do milênio(1.a ressurreição) e a ressurreição dos incrédulos no final do milênio. O milênio, entretanto, na posição pré-milenista histórica, é tanto presente como futuro. No presente, Cristo reina nos céus. No futuro, Cristo reinará na terra, embora os pré-milenistas históricos em geral não considerem o período da tribulação e façam uma certa distinção entre Israel e Igreja(o Israel espiritual).

OS PRÉ-MILENISTAS DISPENSACIONALISTAS – Ensinam que a segunda vinda de Cristo acontecerá em duas fases: na primeira, o Senhor Jesus se encontrará com a igreja nos ares, levará os salvos para participar das Bodas do Cordeiro nas regiões celestiais; e após sete anos de tribulação na terra sem a presença da igreja, regressará com ela para reinar neste mundo por mil anos. Eles fazem uma distinção entre a ressurreição para igreja, na ocasião do arrebatamento, a ressurreição para aqueles que virão a crer durante a tribulação de sete anos(ressurreição que acontecerá na segunda vinda do Senhor, no final da  tribulação) e a ressurreição dos incrédulos no final do milênio.  
Os pré-milenistas dispensacionais fazem, também, uma distinção entre o julgamento dos crentes após o arrebatamento, o julgamento de judeus e gentios convertidos no final da tribulação de sete anos e o julgamento dos incrédulos no final do milênio. Sem  dúvida, para os membros desta escola de interpretação, os sete anos de tribulação será literal, mas a Igreja neo-testamentária será arrebatada antes dessa tribulação. O milênio será inaugurado e estabelecido com a segunda vinda de Cristo, após a tribulação e durará, literalmente, 1000 anos. Com certeza,  esta linha de pensamento  distingue completamente Israel e Igreja.

Extraído parcialmente da revista Ultimato  março/98.

Um comentário:

  1. Muito bom. Deu uma clareada acerca disso. Estou aprendendo agora.

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...